Problema Solucionado
Pesquisas indicam que cerca de 50 milhões de brasileiros vivem na condição de pobreza. Esse número constitui 1/3 da população brasileira, mas chega a 46%, quase a metade, quando se considera a população com menos de 16 anos. Considerando que o ciclo da pobreza só é vencido com a criação de oportunidades de geração de renda, e que esta só se coloca em longo prazo através da formação profissional, o Programa Formare volta-se para a solução deste grave problema estrutural. Acresça-se a este fato a própria competitividade do trabalhador brasileiro, não só no cenário internacional, mas no cenário específico do Mercosul: os níveis de escolaridade registrados indicaram que, enquanto o trabalhador brasileiro tinha apenas 3,5 anos de escolaridade, o trabalhador chileno tinha 7,5 e o argentino, 8,7 anos.
Descrição
Educação profissional de qualidade hoje, transformação social amanhã.
O Programa Formare forma jovens em situação de vulnerabilidade social para o trabalho e para a vida. Os cursos de educação profissional são desenvolvidos em parceria com empresas de médio e grande porte, dos mais diversos segmentos econômicos.
A formação acontece dentro das próprias empresas. Aprende-se na prática, vivenciando os desafios e saberes peculiares de cada empresa. E como não há melhores professores do que os próprios colaboradores da empresa, são eles que ministram as aulas e compartilham seu conhecimento como educadores voluntários do Formare.
Assim, o Programa transforma a empresa em um ambiente de aprendizagem inovador e duplamente impactante: tanto os jovens quanto os colaboradores passam por um processo de qualificação profissional contínuo.
Além de envolver os jovens das comunidades no entorno de cada empresa parceira, os cursos são desenvolvidos pela equipe pedagógica do Formare de acordo com a realidade do mercado de trabalho local. A abordagem pedagógica pauta-se pelo desenvolvimento de competências para o exercício da cidadania e inserção no mundo profissional.
Recursos Necessários
- uma sala com cerca de 60 m2
- 20 carteiras escolares
- entre 10 e 20 computadores com acesso a internet e todos os programas básicos (Office, explorer etc.)
- uma lousa ou quadro branco
- computador e data show para projeção, caixas acústicas
- se for o caso, bancadas para aulas práticas
- bolsa auxílio de meio salário mínimo para cada aluno
- uniformes
- alimentação
- transporte
- assistência médica e seguro de vida
Resultados Alcançados
Em 30 anos de história, o Formare já formou mais de 22.500 jovens. O Programa gera um impacto de 80% de inserção no mercado de trabalho após a conclusão dos cursos e conta hoje com cerca de 50 empresas parceiras.
Para avaliar precisamente qual o tamanho do seu impacto, em 2018 a Fundação encomendou para a consultoria Plano CDE uma pesquisa sobre os caminhos percorridos pelos jovens formados entre 2012 e 2016 e os comparou com a realidade dos jovens de mesmo perfil de acordo com o PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE.
O estudo “Trajetória e impacto do Formare na vida profissional dos ex-alunos” ouviu 6,2 mil ex-alunos que participaram do Programa. O resultado da pesquisa mostra que egressos do Programa Formare têm salário 23% maior que o ganho médio da mostra comparativa com o mesmo perfil socioeconômico. Quanto a taxa de ocupação formal dos dois grupos, 60,4% dos ex-alunos do Formare têm carteira assinada, enquanto apenas 38,9% dos outros jovens estão trabalhando formalmente. Outro dado muito significativo mensurado pelo estudo: 62,5% dos ex-alunos Formare seguiram estudando e se matricularam em cursos superiores, contra um índice de 16,3% de jovens com o mesmo perfil socioeconômico.
A despeito do elevado desemprego da população brasileira jovem, bem acima da média nacional, o Formare tem efeitos sobre a taxa de ocupação formal dos jovens, que têm 2 vezes mais chances de estarem trabalhando formalizados após a conclusão do curso.
Os resultados do estudo mostram o potencial que a educação profissional pode ter para a trajetória destes jovens. Um curso como o Formare, que promove formação para a vida e para o mercado de trabalho, sempre norteada pelo ensino por competências, traz uma experiência profissional rara nessa faixa etária, algo que a escola não proporciona, ao mesmo tempo em que alavanca a continuidade dos estudos, seja no ensino superior ou técnico, e produz um aumento significativo na renda dos jovens.
Tecnologias Sociais Semelhantes
Adolescentes Protagonistas
Saneamento Básico Na Área Rural - Fossa Séptica Biodigestora
Secador Solar De Madeira
Resgatando Gerações: Medidas Socioeducativas Aos Adolescentes Infratores