Problema Solucionado
As condições dos municípios atendidos são similares, possuem Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) baixo e com maioria da sua população vivendo na área rural. Dentre seus graves problemas, destacam-se: atividade rural de subsistência, sem acesso às novas tecnologias; degradação do meio ambiente; ausência de perspectivas profissionais, em especial, para os adolescentes do meio rural; a exploração do trabalho infantil; crescimento do êxodo rural e a inexistência de condições materiais adequadas para os pequenos agricultores familiares. Nesse cenário, a juventude sofre profundamente as consequências desse modelo perverso, contam com possibilidades mínimas na área da educação e da ocupação produtiva, carecendo também de alternativas em lazer, cultura e saúde. Diante dessa realidade, buscou-se um modelo de educação que viesse suprir uma necessidade da região, que assegurasse uma formação plena, com base no princípio da “Educação pelo trabalho, para a vida, para valores e superação de limites” abrangendo aspectos educacionais, humanitários, sociais, éticos e ambientais. Assim, a partir de 2003, a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves implantou e desenvolve o processo formativo intitulado Formação de Jovens Empresários Rurais da Agricultura Familiar, desenvolvido tendo como base a Pedagogia da Alternância.
Descrição
O processo formativo intitulado Formação de Jovens Empresários Rurais da Agricultura Familiar, desenvolvido pela CFR-PTN, consiste na oferta gratuita do Curso de Educação Profissional Técnica em Agropecuária integrada ao Ensino Médio através da Pedagogia da Alternância. Períodos alternados de vivencias e estudos na Escola e na Unidade-família, acompanhados pelos monitores/educadores, permitindo uma formação integral entre teoria e prática. Alia metodologias diferenciadas buscando o completo desenvolvimento do jovem, sua unidade-família e sua comunidade. Dessa forma, a metodologia base compreende o ensino técnico e formal, visitas mensal à unidade-família, implantação de projetos educativos-produtivos/socioprodutivos (um módulo de 1 a 3 hectares de culturas comercializadas pela cooperativa local, aipim, banana tipo terra, mandioca e abacaxi), assim como de outras culturas da região como a graviola, mamão, olericultura, criação de aves, abelhas, entre outras, seminários rurais, dias de campo, ações multiplicadoras, visita constantes de centros de pesquisa agropecuárias e participação em demais espaços. O curso acontece em três anos de formação, acontece em sintonia com a Educação do Campo e veio suprir uma necessidade da região, pois a matriz curricular tem como base a Educação pelo Trabalho e o Trabalho como princípio educativo. Busca-se promover a Educação de qualidade a adolescentes em estado acentuado de exclusão e vulnerabilidade social, estimulando a fixação no campo. O projeto constitui uma estratégia de desenvolvimento para a região, uma vez que, oferece um curso técnico integrado ao Ensino Médio, voltado para as necessidades locais, aliando teoria à pratica em todas as suas atividades. Com 16 anos a escola tem contribuído para a transformação de muitas realidades, estando apoiada em um tripé que a diferencia das demais escolas existentes: Ensino técnico; Empresariamento e correlação entre teoria e prática. Esse sistema de alternância permite que o jovem passe duas semanas na sua propriedade rural e uma semana de forma integral na escola, durante as duas semanas o jovem e sua unidade-família recebem uma visita de um profissional da CFR-PTN, geralmente um monitor-educador (Engenheiro Agrônomo). O diferencial dessa visita está no fato da unidade-família poder acompanhar mais de perto o desempenho do jovem proporcionando o envolvimento de todos no processo educativo do mesmo, a escola acredita e valoriza a importância da família como suporte e fortalecimento no processo socioeducativo. O foco da CFR-PTN é a profissionalização dos Jovens, agentes do seu próprio destino, despertando o empreendedorismo rural necessário para geração de trabalho e renda. Assim a Instituição nasce como alternativa para oferecer uma qualidade de vida melhor aos jovens do campo. A CFR-PTN está ligada ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), que busca contribuir para a construção de uma classe média rural estruturada em unidades-família, protagonistas do próprio desenvolvimento sustentável. Tem como desafio tornar próspera e dinâmica uma área rural com grande patrimônio ambiental, fixando os jovens talentos no campo.
Recursos Necessários
O processo formativo intitulado Formação de Jovens Empresários Rurais da Agricultura Familiar, desenvolvido pela CFR-PTN está sediado na Fazenda Novo Horizonte, uma propriedade de 128 hectares. A Unidade de ensino compõe-se de complexo escolar e administrativo. No complexo escolar temos o auditório com capacidade para 200 pessoas sentadas, que nos dias normais é utilizado como sala de aula e sala multiuso, 01 biblioteca, um laboratório de informatica, 02 alojamentos (masculino e feminino), 01 refeitório e uma sala dos monitores/educadores, utilizada para planejamento, reuniões, entre outros. O complexo administrativo é composto por sala de compras, financeiro, prestações de contas e sala do diretor executivo e de ensino. Demanda-se ainda, veículos para a realização das visitas às Unidades-famílias, transporte escolar, combustível, material didático e de escritório.
Resultados Alcançados
JOVENS FORMADOS: o resultado desses últimos 16 anos é a formação de 361 no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, qualificados para a permanência no campo e a Agricultura Familiar, empreendedores rurais inseridos em 11 Municípios atendidos;
JOVENS EM CURSO: buscando a excelência no ensino, 112 jovens estão em formação, aprofundando os conhecimentos para socialização com a comunidade e região;
Em 2018, foram alcançados os seguintes resultados: no âmbito do processo formativo consolidados a média 7,0 nas disciplinas da Base Nacional Comum, ainda assim, muito superiores as estabelecidas nas escolas regulares do município, estabelecidas em 5,0 em algumas e 6,0 nas demais. Já no âmbito da Base Técnica, alcançou-se a implantação de 235 projetos educativos-produtivos, ou seja aproximadamente 216,15 hectares foram cultivadas com as culturas de Banana tipo terra, mandioca, aipim, abacaxi e maracujá, além de Avicultura e Suinocultura. Dessa forma, houve um incremento de renda médio para as unidades-famílias no patamar aproximado de R$ 1853,10 mensais. Foram realizados ainda, 211 ações multiplicadoras, mobilizando 5.643 agricultores familiares de 69 comunidades rurais de 06 municípios do Baixo Sul da Bahia.
PARCERIAS: Reconhecimento do trabalho desenvolvido, firmando parcerias com Órgãos e entidades municipais, estaduais e nacionais e até Internacional, a exemplo da Prefeitura Municipal de Presidente Tancredo Neves - através do Conselho/Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Programa Criança Esperança/ TV Globo e UNESCO e a parceria com a Mitsubishi Corporation.
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