Problema Solucionado
O Conjunto Jefferson é parte do Distrito César de Souza. Trata-se de um conjunto habitacional de 200 casas construído pela prefeitura, há 14 anos, na época área rural, para abrigar moradores transferidos de favelas de diversas áreas. Hoje, tem aproximadamente 1400 habitantes. O Conjunto é isolado, distante da área urbana do distrito a mais de 50 minutos a pé e seu acesso se faz por uma estrada pavimentada, deserta, com raras moradias, cercada pela mata e um transporte coletivo cujo intervalo de 1 hora e meia nem sempre é respeitado. Apresenta problemas de todas as ordens: falta de água (apesar da rede), coleta de lixo, limpeza urbana, comércio e serviços de saúde, equipamentos esportivos e de lazer. Há muita pobreza, desemprego, drogas, gravidez precoce, evasão escolar no ensino médio. Apesar de o Conjunto existir a 14 anos, as casas ainda não estão regularizadas.Segundo o CRAS local, nos últimos anos houve um aumento e uma concentração dos problemas sociais como drogadição, mulheres em situação de desemprego, evasão escolar, gravidez precoce, exploração sexual e casos de violência. Por esses e outros motivos o Projeto Esportes para a Vida está sendo implementado neste local.
Descrição
As práticas do Projeto ”Esportes para a Vida” são baseadas na metodologia “Bate Bola com Cacau” (BBCC), desenvolvida por uma equipe multidisciplinar coordenada pelo doutor e pesquisador Marcos Nunes, da área de Esportes para o Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco.Trata-se de uma abordagem pedagógica que utiliza das práticas esportivas para o desenvolvimento físico/motor e das capacidades sociais de crianças adolescentes e jovens. A metodologia é dividida em três módulos, sendo o primeiro a fundamentação teórica; o segundo sobre esporte e cidadania; e o terceiro focado em práticas esportivas que seguem os seguintes passos:
• FORMA JOGADA: um jogo reduzido, baseado numa brincadeira popular, associada ao conteúdo da aula de cidadania;
• JOGO ADAPTADO: jogo em campo reduzido, com quantidades adaptadas de participantes, enfatizando tarefas de ordem técnica;
• JOGOS MODIFICADOS OU FORMAIS: resgate da estrutura básica do jogo formal, com modificações que aumentem a propensão de acontecimentos de situações de um determinado conhecimento, funcionando como momento aplicativo dos conteúdos ou o próprio exercício coletivo.
Princípios teóricos e experiências:
A experiência foi sistematizada pelos próprios educadores e pela coordenação geral da 1ª edição do projeto, em Mogi das Cruzes, com o intuito de gerar conteúdo suficiente para processos de replicação e outras áreas do país.As premissas das práticas esportivas educativas da metodologia BBCC estão alinhadas aos parâmetros curriculares para o ensino de Educação Física, fundamentadas nos 4 pilares de educação cunhados pela UNESCO , com destaque para as competências pessoais, sociais, cognitivas e produtivas.
A combinação de tais elementos proporciona aos participantes o desenvolvimento de potencialidades e a expansão dos limites, a inclusão social, tendo o esporte como eixo estruturador e a legislação vigente no Brasil para práticas esportivas educacionais (Lei Pelé).
As ações são voltadas para a prática esportiva coadunado em arte-educação, que rege desde os princípios básicos da coparticipação até temas de direitos humanos, cuja premissa básica é “educar pelo esporte”.Exemplos claros de práticas esportivas desenvolvidas são: futebol, vôlei, basquete e badminton, seguindo uma lógica de estudos que inicia pelo contexto histórico, jogos adaptados da modalidade, as regras e fundamentos e a prática da modalidade. Outras práticas presentes no projeto são os jogos cooperados: brincadeiras de rodas, jogos interdisciplinares, dinâmicas em grupos, jogos de tabuleiro e musicalidade.
A abordagem avaliativa que utilizamos é feita sob uma perspectiva diagnóstica, formativa e somativa. Compreendemos que esta deve acontecer dentro dessas três perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem, por meio do esporte alcance ao desenvolvimento das competências técnicas e habilidades sociais.
Enquanto “diagnóstica”, lançamos mão de uma ficha de acompanhamento que contempla as três dimensões de manifestações de ações, compreensões e comportamentos, a partir de dez critérios relacionados às mesmas que, segundo Sanches Neto (2007), estariam organizados como se segue:
• CONHECIMENTO TÁCITO (identificar se o aluno sabe fazer, sem a intervenção do professor, o que se pretende ensinar, com isso podendo significar a condição do aluno de colocar estes conhecimentos em prática na própria comunidade em que vive);
• PROCEDIMENTOS ESPECÍFICOS (aproveitamento efetivo da dimensão procedimental do conteúdo, isto é, realização dos movimentos experimentados e requisitados nas atividades e jogos) e APROVEITAMENTO DE INFORMAÇÕES VISUAIS E/OU DEMONSTRATIVAS (observar como está a transposição das informações visuais e/ou demonstrativas em ações nos jogos e atividades);
• ASSIDUIDADE (presença do aluno na aula como um dos componentes de demonstração de interesse e aproveitamento);
• PARTICIPAÇÃO OBJETIVA (interpretar a participação do aluno para além da simples presença na aula, mas de corpo inteiramente presente);
• ENVOLVIMENTO SUBJETIVO (observar o envolvimento do aluno com o que foi proposto e suas atitudes em relação a estes aspectos);
• ATITUDES ESPECÍFICAS (aprendizado efetivo da dimensão atitudinal do conteúdo, como a cooperação e competição ética e respeitosa);
• CONHECIMENTO DECLARATIVO (identificar se o aluno declara, caracteriza, define e/ou classifica as atividades e jogos que foram explicados);
• APROVEITAMENTO DE INFORMAÇÕES VERBAIS OU GRÁFICAS (utilização de pistas e informações verbais e/ou gráficas, para transformá-las em ações);
• CONCEITOS ESPECÍFICOS (aprendizado efetivo da dimensão conceitual do conteúdo estudado, relativo aos jogos e atividades).
No que tange a avaliação formativa, valorizamos a participação e retorno imediato dos alunos no decorrer das atividades e essas informações são suficientes para mudança ou adaptação das atividades. Ao final temos uma avaliação somativa que considera os insumos dos dois momentos avaliativos anteriores.
Recursos Necessários
Material de Consumo/Esportivo
apitos esportivos
bola de basquete
bolas de futebol futsal
bola de handbol
bola de voleibol
bolsa de massagem
caneleiras esportivas
cartões de árbitro de futsal (metade vermelho/metade amarelo)
coletes esportivos (metade de cada cor)
cones de sinalização esportivos
cordas esportivas/recreativas
cotoveleiras esportivas
cronometros esportivos
joelheiras esportivas
kit primeiros socorros
luvas de goleiro futsal
redes esportivas de voleibol
redes esportivas de futebol
redes esportivas de basquete
TOTAL: R$ 16.243,50
Transporte/Locomoção TOTAL: R$ 18.134,50
Alimentação TOTAL: R$ 18.800,00
Uniformes TOTAL:14.000,00
TOTAL GERAL:
Resultados Alcançados
Foi feita medição de uma da linha de base do Projeto, na qual verificou-se como estava a comunidade e as crianças antes da atuação do Projeto. Após as intervenções por meio de jogos cooperativos permeado por diálogos, se tornou evidente uma melhora nos relacionamentos entre as crianças, os adolescentes e os professores. Outro aspecto importante tem sido o amadurecimento do relacionamento da escola como um equipamento público perante aos beneficiários.A comunidade passou a entender que a escola é um espaço público de lazer, educação e cultura. Além disso, os alunos estão construindo um sentimento de pertencimento em relação à comunidade, inclusive com a diminuição do índice de depredação do bem público (pichações, roubos e destruições).Tal processo vem se consolidando gradativamente por meio de diálogos e campanhas; tal como Campanha Nacional de Vacinação Contra os Maus Tratos, ato simbólico que aborda a prevenção contra a violência; bem como a construção do selo “100% JÉ”, que tem o objetivo de fortalecer a imagem do bairro e a autoestima dos moradores.O projeto tem mobilizado pessoas, ideias, recursos para proporcionar soluções verdadeiras transformadoras para esta comunidade. Quanto à inserção da temática cidadania, evidencia-se que foi um momento de reconhecimento dos alunos e ao longo deste período os educadores testaram diferentes estratégias de abordagem, para inserir essa discussão,utilizando de pausas nas práticas esportivas para a reflexão sobre violência, cuidado, proteção, participação e projetos de vida.Os alunos também atuam na construção e cuidado de uma horta comunitária, realizada no terreno da escola e de uma horta de parede confeccionada com garrafas PET.Os encontros de lazer e cultura do projeto gradativamente vêm atingindo os adultos da comunidade, com uma media de 70 há 100 pessoas por evento, a participação tem aumentado a cada encontro.•Esperava-se que 60% das crianças fossem avaliar positivamente as ações do projeto, mas esse número já passa de 81%•110 crianças participam das oficinas de práticas esportivas semanalmente.•Esperava-se que 72 crianças aderissem às oficinas de formação de cidadania, mas 109 já estão participando assiduamente.•Mais de mil pessoas são impactadas pelas ações realizadas nos encontros comunitários.•Já são 23 parceiros entre empresários da iniciativa privada,governamentais e ONGs. •43 inserções na mídia escrita, reportagens, TV.
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