Problema Solucionado
A tecnologia social do IEP resgata o jovem da vulnerabilidade social ao trabalhar a qualificação, arte educação, bem como inserção no mercado de trabalho, haja vista ter como público alvo jovens de baixa renda e de escola pública.
Descrição
Formatamos a tecnologia social Espaços Mundos pois verificamos no processo de ensino aprendizagem a necessidade do educando ir além da competência técnica em sua formação, transformando-se em um agente de mudança e não um reprodutor de conhecimentos. O Espaços Mundos é uma metodologia de ensino do IEP, que utiliza a arte e a cultura para estimular jovens a serem líderes, atuarem como Profissionais Multiplicadores de Transformações no âmbito Social, Ambiental, Educacional e Cultural. Isto é realizado através do desenvolvimento das habilidades do jovem e suas competências numa perspectiva crítica, ética, lúdica, criativa, artística e profissional. A interface com a comunidade é vital ao processo de aprendizagem do educando, haja vista que desenvolvemos a visão de trabalho em rede, ou seja, para interferir na realidade faz- se necessário que os vários atores, comunidade, poder público, empresas privadas, dentre outros, participem da mudança, socializem e compartilhem conhecimentos.
METODOLOGIA ESPAÇOS MUNDOS
Primeira Trilha
Espaço Mundo do DESAFIO
Objetivos: proporcionar experiências práticas com foco na arte e cultura estabelecendo desafios aos jovens para desenvolverem a resiliência, superação.
Arte Utilizada: arte circense e o brincar (artes cênicas).
Produto Final: declaração de superação em forma pública falada e escrita para publicação no site.
Espaço Mundo EU
Objetivos: despertar no educando o desenvolvimento de habilidades a partir do autoconhecimento e artes.
Arte Utilizada: escultura, pintura (artes visuais).
Produto Final: plano de Vida (diário de bordo).
Espaço Mundo da ARTE E CULTURA
Objetivos: promover ao jovem o contato com as artes e suas técnicas trabalhando a expressão corporal e a noção de espaços contribuindo na sua formação pessoal e profissional.
Arte utilizada: teatro e dança.
Produto Final: mostra cultural de teatro no IEP para família e parceiros, com escolha da peça destaque, tendo como indicador temas voltados para tema gerador - trabalho, meio ambiente, família, trânsito, saúde, cidadania, espiritualidade.
Segunda Trilha
Espaço Mundo AMBIENTAL
Objetivos: formação da consciência ambiental.
Arte Utilizada: reciclagem (artes visuais).
Produto Final: gincana ambiental e oficina de reciclagem.
Espaço Mundo do TRABALHO
Objetivos: despertar no jovem a consciência ativa para as mudanças contínuas do mundo do trabalho.
Arte Utilizada: cinema.
Produto Final: ação social IEP.
Terceira Trilha
Espaço Mundo da COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS
Objetivos: conhecer e desenvolver novas tecnologias de informação e comunicação, bem como tecnologias aplicadas ao trabalho científico. Instrumentos tecnológicos.
Arte Utilizada: comunicação nas empresas (artes visuais).
Produto Final: aplicação do Programa Leitor do Ano e Academia de Letras do IEP.
Espaço Mundo ESPIRITUAL
Objetivos: conhecer e refletir sobre as diferentes manifestações religiosas, compreendendo as influências dessas e utilizando-as como suporte para enfrentar os desafios.
Arte Utilizada: canto (música), poesias.
Produto Final: ação com a família dos jovens.
Espaço Mundo da FAMÍLIA
Objetivos: proporcionar a interação da família com os trabalhos e ações do IEP, bem como sendo um parceiro na formação integrada.
Arte Utilizada: fotografia.
Produto Final: álbum de família.
OBS.: os produtos finais serão apresentados, por trilha. Nesse dia os parceiros, amigos, parentes e a comunidade como um todo serão convidados.
Recursos Necessários
Material de arte - cartolina, telas de arte, pincel, tintas, adereços, figurinos, vídeos, equipamentos multimídia/som, computador, jogos, material esportivo, canetas, lápis de cera, purpurina, maquiagem para teatro.
Recurso humanos - equipe de arte educadores, pedagogos, assistente social, monitores de arte
Material de consumo - copos descartáveis, material de limpeza e outros.
Material de escritório - papel, caneta, grampeador, perfurador, pastas, telefone, computador, birôs e outros.
Resultados Alcançados
- As empresas que contratam nossos educandos indicam através de processo de pesquisa o diferencial do educando formado através dos Espaços Mundos, sendo jovens de iniciativa, visão social e ambiental, foco na família, visualizam empresa, escola e comunidade como parceiros de sua caminhada .
- Solução de conflitos emocionais dos jovens, haja vista que com a tecnologia Espaços Mundos os educandos utilizam a arte, educação e cultura para canalizar seus medos, dúvidas e problemas psicológicos oriundos de sua realidade, o que impede que procurem as drogas ilícitas ou ações de violência.
- Formação de mais de 2000 educandos dentro da tecnologia dos Espaços Mundos e 70% de inserção no mercado de trabalho formal;
- Ao participarem dos Espaços Mundos os educandos reduzem a evasão escolar e participam de programas socias na comunidade;
- Nosso educando tem maior possibilidade de adentrar no ensino superior;
- Temos como TIR: 42% ( taxa de retorno de investimento social) com validação da Fundação Itaú;
- Ao terminar a capacitação, o educando tem aumento de 55% de sua remuneração;
- Com a tecnologia vários educandos voltarm para o seio da família e deixam de ser usuários de drogas ilícitas.
Comentários