Resumo
Este projeto promove nos estudantes a consciência ambiental e hábitos de gestão de resíduos sólidos nas escolas e nas suas casas. Com os alunos e professores, aprendemos a importância de reduzir, reciclar e reutilizar resíduos sólidos nas escolas. O R para reduzir significa que devemos reduzir o uso de recipientes de plástico, como tampas, copos, etc. O R de reutilização ensina os alunos a usar o mesmo objeto várias vezes, como o papel, pastas e livros. O R de reciclagem consiste em classificar, separar e armazenar em limpar ambientes, resíduos sólidos para depois transformá-los em novos produtos.
Problema Solucionado
Todos os dias, 6.000 Centros Educacionais geram mais de 5.000.000 caixas de néctares e leite que estão concentrados nos lixões das comunidades educativas e seus arredores, gerando focos de contaminação, atraindo pragas e vetores de doenças. A raiz de isto, o INABIE incorpora o componente Escolas Ambientalmente Sustentáveis e Cultura 3 R, para combater este problema. Uma das principais limitações é a disponibilidade dos recursos econômicos necessários equipamento, fornecimento e pessoal técnico que assegure uma separação adequada coleta e entrega de resíduos em centros educacionais.
Descrição
O Projeto EAS / 3R se concentra em 3 áreas de trabalho:
1. REDUZIR: Formação de atores-chave.
Concentrando-se na consciência e formação de estudantes como verdadeiros "Soldados Ambientais", ou jovens para o que foram despertados uma consciência ambiental e uma responsabilidade para o meio ambiente. Uma vez treinados, esses jovens são designados "Delegados" ou "Líderes Ambientais", dependendo do grau de comprometimento ambiental internalizado pelo aluno. Os educadores são treinados como "Professores 3R", capacitando-os como entidades capazes de replicar em sala de aula a consciência ambiental. Com oficinas, seminários, conferências, palestras e painéis, promove-se a diminuição do uso de materiais que não podem ser usados localmente, diminuindo a quantidade de resíduos gerados pelas comunidades educativas.
2. REUTILIZAÇÃO: Criatividade ao serviço de um ambiente saudável.
Centra-se na promoção da inovação e do empoderamento dos atores-chave treinados para a geração de soluções e alternativas para os problemas ambientais do seu ambiente, especialmente os relacionados ao gerenciamento de resíduos sólidos. As feiras e atividades escolares quadrimestrais são coordenadas para que os alunos possam expressar sua criatividade e expor aos visitantes soluções encontradas para a gestão adequada e eliminação de resíduos.
3. RECICLAR: Alianças estratégicas sustentáveis.
Esta parte corresponde a recuperar os resíduos que vêm do programa de alimentação escolar e gerenciá-los para que eles possam ser recuperados através de reciclagem. Para conseguir isso:
i. Delegados, líderes e professores são ensinados a separar e coletar corretamente os resíduos para que possam ser reciclados;
ii. Os centros educacionais fornecem as ferramentas e utensílios necessários para que possam separar e os espaços para armazenar corretamente os resíduos (Clean Points);
iii. Parcerias são estabelecidas com os fornecedores de alimentação escolar para retirar o material coletado pelos centros educacionais e levá-lo às indústrias de reciclagem mais próximas;
iv. Coordenação com as indústrias locais de reciclagem para que recebam o material coletado pelo centros educacionais, liderados pelos provedores do PAE;
Com este esquema, uma logística de recuperação circular, sustentável e permanente os resíduos gerados pelos centros educacionais como resultado do Programa de Alimentação Escolar.
Recursos Necessários
Os materiais necessários são:
- 195 guias de ensino para professores
- 6 Diretrizes para fornecedores
- 1300 guias de ensino para os Delegados Ambientais
- 828 drenadores
- 828 Poncheras (recipientes de armazenamento de água)
- 7000 capas (sacos de lixo)
- 65 balanças de pesagem
- Tabelas
- Recipientes
Para a implementação do projeto Escolas e Cultura Ambientalmente Sustentáveis 3R, estima-se US$ 2.500 por centro educacional, por ano letivo, isto é, US$ 162.500 anual.
Resultados Alcançados
Os resultados obtidos são:
- 65 Centros Educacionais Ambientalmente Sustentáveis.
- Desde o início do projeto, em agosto de 2016, foram recolhidas 2 toneladas em 15 centros instituições de ensino, escolhidas como centros-piloto. Na segunda fase de expansão do projeto, os centros foram aumentados para 45 centros educacionais, reunindo um total de 11,5 toneladas, atualmente o projeto está em sua terceira fase de expansão e até hoje 10,6 toneladas de resíduos sólidos foram coletadas.
- 440 professores treinados.
- 3750 alunos treinados como Delegados Ambientais.
- 2062 alunos treinados como Líderes Ambientais.
- 65 membros de Comitês de Alimentação e Nutrição (CANE) treinados.
- 65 Comitês de Gerentes 3R formados.
- 50.147 pessoas impactadas durante todo o curso do projeto.
- Estabelecimento de uma logística sustentável de recuperação de recicláveis, em que fornecedores de alimentação escolar remover os resíduos separados e recolhidos pelo centros educacionais e transportá-los para a indústria de reciclagem para serem reciclados.
- Concepção e implementação de guias de recuperação de resíduos para professores, líderes ambientais (estudantes) e fornecedores, com o objetivo de educar e garantir que realizar as atividades da maneira proposta.
- Foram firmados acordos específicos com os fornecedores: Grupo Rica e Recopak, AGAMPTA e Empresa de reciclagem CILPEN GLOBAL.
- Criação de um vídeo / documentário institucional do Projeto, para a massificação de conquistas e promoção de conceitos.
Para supervisionar esses resultados, a posição do coordenador 3R foi institucionalizada, dar seguimento permanente às ações do projeto.
Comentários