Problema Solucionado
A Educação para crianças e jovens nas escolas públicas brasileiras enfrenta vários dilemas. Dentre eles ressaltamos (1) a dificuldade em garantir o direito de todos os alunos a serem ATIVOS e SAUDÁVEIS, por meio de uma educação física de qualidade, esporte e atividades físicas no contraturno para todos; (2) o desenvolvimento de currículos e práticas para a EDUCAÇÃO de Período INTEGRAL. Inúmeros estudos revelam a importância da atividade física e a da prática esportiva na educação integral e no desenvolvimento humano de crianças, adolescentes e jovens, com impactos na Educação (ODS4). Países desenvolvidos investem milhões de dólares em programas para engajar suas populações em práticas regulares de atividades poupando no custeio do tratamento de doenças advindas da inatividade física (ODS3). (http://pt.designedtomove.org/). No Brasil, segundo dados do IBGE, 62,1% dos brasileiros com 15 anos ou mais são totalmente sedentários. 65,6% dos escolares com 14 anos são sedentários e a diferença entre meninos e meninas, quase na proporção 2 para 1. O perfil dos sedentários é feminino, pobre e menos escolarizado. Falta de professores capacitados, políticas, ociosidade de espaços.
Descrição
Escola Ativa é aquela que garante que todas as crianças e adolescentes tenham assegurado o direito a uma educação que faz conectar corpo e mente.
NAS ESCOLAS ATIVAS:
- Crianças e jovens desenvolvem competências importantes para uma vida cidadã:
- Participam mais ativamente da rotina escolar e melhoram seu desempenho acadêmico;
- Melhoram seu poder de atenção.
O IEE realiza esta proposta de formação de professores e gestores e ESCOLA ATIVA em 41 municípios. Em cada local o projeto sofre adequações de acordo com o contexto.
1. SENSIBILIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DOS GESTORES MUNICIPAIS E PROFESSORES
A primeira ação é sensibilizar os gestores e professores para a importância da prática motora no desenvolvimento de crianças e jovens. E o papel destas atividades na Escola e nas comunidades. São apresentados dados de inatividade física, pesquisas e informações, como também são destacados os benefícios da prática. Importante conhecer o contexto de cada cidade e de cada rede de ensino, buscando estabelecer as pontes da atividade motora e da Escola Ativa com as demandas da escola integral, de fortalecimento da relação com as famílias, das metas para o desempenho escolar dos alunos e do desenvolvimento do corpo de professores.
Apresentamos a proposta de jornada do projeto e acertamos o cronograma de atividades. O Município se compromete a envolver seus colaboradores, como também apoiar a realização das atividades.
2 – QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE
Oferta de curso de capacitação em esporte educacional para os professores das escolas. O curso básico de formação tem carga de 100h, realizado em 5 etapas de 16h, com mais 20h de produções individuais entre as etapas.
A formação que o IEE desenvolve visa instrumentalizar o professor, seja especialista em Educação Física ou educadores, para ampliar o impacto das atividades físicas e esporte para todos os alunos, não somente para os predispostos às atividades motoras. É preciso qualidade nas práticas para incluir todos nas atividades e assim quebrar os altos índices de inatividade.
As metodologias desenvolvidas e replicadas pelo IEE trabalham com esporte a partir de 5 princípios: Inclusão de Todos; Respeito à Diversidade; Construção Coletiva; Rumo à Autonomia; Educação Integral. As práticas formativas tratam de planejamento pedagógico, estratégias de aula, práticas de jogos, avaliação e registros. Os professores se qualificam para lidar com os recursos disponíveis, realizar eventos educacionais e ampliar o relacionamento com os alunos, com a escola e comunidade.
3 – ESCOLA ATIVA
A rotina de encontros com conteúdos pedagógicos para implementar as aulas de movimento nas escolas, conteúdos e práticas relacionadas a Escola Ativa, por meio do Sistema S.I.M.:
Etapa 1 - Sensibilizar: Apresentação da proposta e articulação para início das ações, realização de módulos de formação presencial com monitoramento à distância, estudo dos conceitos e práticas que fundamentam a rede Escolas Ativa e formação dos comitês representativos das escolas.
Etapa 2 - Inspirar: Mobilização e consolidação dos comitês, realização de diagnóstico para identificar os desafios e oportunidades, sistematização e inspiração de ações nos pilares educação física de qualidade, movimento contextualizado e cultura de movimento, formação de tutores e grupos de liderança juvenil para expandir os atores e campos de intervenção e planejamento de plano de ação com vistas à sustentabilidade do projeto.
Etapa 3 - Mover: Implantação e monitoramento do plano de ação, ampliação da rede Escolas Ativas em polos regionais conectado a Secretaria de Educação do município.
4 - JOVENS LÍDERES
Tutores e Jovens Líderes - apoiam os projetos e programas com ações de monitoria e realização de eventos. A formação e manutenção dos grupos de liderança juvenil, articulam e integram a participação destes diferentes atores na Rede Escolas Ativas.
O projeto Escolas Ativas é construído a partir da demanda do município. Nosso compromisso é envolver o Prefeito (quando possível), Secretário municipal de educação, outras Secretarias, gestores e professores das escolas, alunos e comunidade.
A participação dos gestores, coordenadores e professores dão corpo e sentido à implantação do plano de ação Escolas Ativas. Garantem o funcionamento dos comitês e a participação dos professores nas formações.
Professores - planejam e realizam projetos pedagógicos de qualidade que buscam garantir o acesso de todos os estudantes às práticas de movimento, durante a rotina escolar (aulas sistematizadas e espaços espontâneos de práticas diversificadas já são vistos nas escolas).
A metodologia é sistematizada e de fácil engajamento e também impacta nas questões sensíveis que a educação enfrenta. Não gera aumento de custos para a escola, pelo contrário potencializa a utilização de todos os espaços e recursos existentes.
Pode ser implantado e desenvolvido em qualquer escola ou município brasileiro.
Recursos Necessários
Os recursos são os disponíveis nas escolas e redes municipais envolvidas nas parcerias para implantação das Escolas Ativas. Lidamos com os professores e gestores e alunos reais, assim como os espaços e recursos físicos das unidades educacionais envolvidas. Os materiais esportivos, os espaços físicos para jogar e brincar, os espaços para realização das reuniões e encontros de formação, tudo é adaptado ao contexto de cada local. De parte do IEE, utilizamos o Manual da Escola Ativa e outros recursos pedagógicos como apresentações digitais, papéis, cartazes, cartões, colas, cordas e fitas dentre outros materiais simples para realização das dinâmicas de formação, reuniões e planejamentos.
Há alguma variação pelos custos de transporte que diferem de acordo com a localidade. Porém, estimamos uma média de R$ 250 mil / ano para implementação de até 15 unidades de Escola Ativa em 01 município médio ou grande, ou até 3 municípios pequenos. Os custos se referem a Recursos Humanos - 02 profissionais de campo + coordenação técnica, operacional e administrativa; Logística e Materiais
Resultados Alcançados
QUANTITATIVO 2017/2018:
41 municípios, 3.479 profissionais que aplicaram e produziram 1.979 projetos pedagógicos, 107 eventos de esporte educacional e 92 planos de ação de ESCOLAS ATIVAS.
QUALITATIVO:
- Repercussão nas escolas: são mais "ativas, mais movimento com intencionalidade nas suas rotinas (aulas de movimento, recreios ativos, incremento de material didático.
- Investimento na infraestrutura (espaços para brincar)
- Aumento no volume de prática de movimento - em 2017, 70% dos alunos praticam 300 minutos ou mais de atividades física semanalmente.
- Publicação de Caderno de Boas Práticas realizado pelos professores com experiência de incentivo a pratica do movimento e atividade física nas escolas e em suas aulas regulares.
- Construção de cenários ativos de aprendizagem nas escolas da rede
- Intervalos ativos com Disponibilização de Materiais, envolvendo alunos na organização e monitoramento da atividade
- Intervalo ativo com atividades diversificadas (elástico, tênis de mesa, Pembolim)
- Mural – com divulgação sobre escola ativa movimento
-Valorização da Educação Física e ampliação sobre o olhar da importância e contribuição da disciplina
- Métodos ativos incorporados em outras disciplinas.
- Ampliação de práticas corporais Oferecidas durante os Eventos.
- Pausas ativas em diferentes disciplinas
- Integração entre professores, alunos e comunidade gestora;
- Fortalecimento do trabalho em rede e partilha de experiências com metodologias ativas;
- Parcerias entre diferentes funcionários para a realização das ações do Comitê;
- Pausas Ativas durantes as reuniões de HTC / Ações com a equipe de funcionário das Escolas – Aumento no Volume de Atividade Física.
- Realização do programa “GUERRA DAS CALORIAS” com funcionários e alunos.
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