Resumo
Em busca de fazer a diferença na vida de suas crianças, adolescentes e jovens o Centro de Apoio à Criança foi buscar no Child Fund Brasil uma capacitação na metodologia Aflatoun (para crianças) e Aflateen (para adolescentes e Jovens) como autodisciplina financeira e ferramenta de crescimento, desenvolvimento e protagonismo infanto-juvenil e que acompanhará toda a vida, pois na aplicação desta metodologia trabalhamos temas sociais e financeiros, para que elas possam aprender sobre si mesmas, sobre os seus direitos, sobre economia, conceitos financeiros básicos e empresa, numa ação conjunta “explorar, pensar, investigar e agir”, surgindo daí o projeto Educando com valores e cidadania.
Problema Solucionado
O projeto educando com valores e cidadania tem como base a metodologia Aflatoun / Aflateen e está fundamentada na Convenção das Nações Unidas dos Direitos da Criança (1990), que identifica quatro conjuntos de direitos independentes (sobrevivência, desenvolvimento, proteção e participação). Apesar de todos os direitos da CDC convencionalmente terem igual importância, é geralmente aceito que os “direitos de participação” (Artigos 12-17) são de particular importância porque habilitam as crianças a concretizar outros direitos-chave. Crianças, adolescentes e jovens que são confiantes no expressar-se e no assegurar-se que suas opiniões sejam ouvidas, sobretudo na companhia de adultos, são elas mesmas suas melhores linhas de defesa.
O mesmo vale para crianças que são bem informadas e organizadas, que sabem como ter acesso a informação e dividí- la. Além disso, aprender sobre direitos ajuda com que as crianças entendam as amarguras daquelas cujos direitos foram negados. Participação é um direito, não uma recompensa.
é por isso que encorajamos o aprendizado centrado na criança, adolescentes e jovens no qual as eles ficam livres para dar opiniões e expressar-se.
Descrição
O projeto Educando com valores e cidadania é desenvolvido com crianças até doze anos utilizando o aflatoun e também desenvolvida com adolescentes e jovens até 18 anos, pelo aflateen e é baseada em Cinco Elementos Essenciais: 1. Exploração e Entendimento Pessoal; 2 - Direitos e Responsabilidades; 3. Poupança (ou Economia) e Gasto (ou Despesa); 4. Planejando e fazendo orçamento e 5. Empreendimento Social e Financeiro Infantil.
Esses elementos foram organizados passo a passo para ajudar as crianças, adolescentes e Jovens a tornarem-se elementos modificadores positivos dentro de suas comunidades. Cada Elemento Essencial é visto sendo igualmente importante. Justiça social, integridade pessoal e experiência financeira estão todas interligadas. Aflatoun / Aflateen almeja dar às crianças, adolescentes e jovens um contexto social sólido no qual exerceu suas recém-descobertas habilidades financeiras. Espera mostrar aos participantes que um empreendimento social pode beneficiar a comunidade bem como o indivíduo. Aflatoun / Aflateen visa promover os direitos enquanto reconhece que, para muitas pessoas, melhorar suas condições de vida é crucial. É por isso que os Elementos Essenciais combinam ensino social e financeiro.
Autoconfiança é essencial para aqueles desejam tornar-se agentes de mudança dentro de suas comunidades. Elas são encorajadas para terem maior autoconhecimento. Nós não podemos compreender ou sentir empatia pelos outros antes de nos sentirmos confiantes sobre quem somos enquanto indivíduos. Dá-se espaço às crianças, adolescentes e jovens para que possam explorar valores, tanto individualmente como através da interação com seus pares. Como parte desse processo elas são encorajadas a expressar-se criativamente. Assim, aprendem que são únicas e especiais.
A Aflatoun / Aflateen estimula o aprendizado centrado no participante. Plantar numa tenra idade as sementes da independência e autoconfiança ajuda a criança, adolescente e jovem a tornar-se um indivíduo motivado e pleno de recursos. A Aflatoun / Aflateen estimula valores como compaixão e empatia.
Ela enfatiza a posição dentro de uma comunidade ampla onde todos os membros são mutuamente dependentes. A ética financeira é investigada e todos aprendem a importância de equilibrar as habilidades financeiras com o discernimento de usar essas habilidades de forma responsável.
Recursos Necessários
Para realizar o Projeto Educando com valores e cidadania o essencial é boa vontade, criatividade, liderança e muito compromisso e hoje temos muito isso em nossos colaboradores e educando. Fazemos uso de diversos materiais, pois a cada planejamento procuramnos inovar em nossas ações para estimular nosso públicos, mas o que usamos principalemente são:
Materiais Pedagógicos e didáticos: Cadernos, canetas, lápis, borrachas, cola, tesoura, EVA, TNT, folhas diversas, etc.
Materiais impressos: cadernetas, livros, revistas, manuais, apostilhas, jornais, etc.
Equipamentos audio visuais: caixas de som, microfone, notebook, projetores
Materiais recicláveis: garrafas pet, vidros, papelões, jornais usados, caixas, etc.
Resultados Alcançados
Apresentamos como principais resultados alcançados com o Projeto Educando com valores e cidadania, a elevação d o nível de consciência dos participantes sobre a educação social e financeira e hoje vemos crianças, adolescentes e jovens a pensarem de forma crítica e cientes sobre seus direitos e deveres,e a ampliação de seus conhecimentos financeiros e capacidades que lhes permitam fazer melhor o uso dos recursos.
Outra conquista da aplicação desta metodologia é o entendimento por parte dos participantes sobre as transições por que passam e a melhor maneira de participarem no mundo. A educação social ensinou-lhes cidadania responsável – fazendo-lhes sentir a necessidade de conhecer e de estar envolvidos nas questões sociais que os afetam – enquanto a educação financeira lhes forneceu instrumentos de poupança, orçamentos e participação em empreendimentos.
Outra consquista é que muitos deles hoje se mantem com neghócios abertos após sua passagem pelo Projeto e com noções de valores, cidadania e educação financeiras são exemplos para suas famílias e comunidades.
Comentários