Resumo
O projeto nasce do desejo de voluntários sociais em retirar crianças e adolescentes de situação de vulnerabilidade social e/ou que tiveram seus direitos violados, a partir da implantação da pedagogia por valores, onde através de nossa Tecnologia Social Espaços Mundos, reconhecida pela ONU, trabalhamos com crianças e adolescentes oficinas de educação integral voltada para competências: espiritualidade, ambientais, sociais, cidadania,solidariedade e cooperação. A formação integral da criança e do adolescente é compreendida como um compromisso não só da escola, mas também da família e da comunidade e para isso propõe-se um novo arranjo educativo, em conexão com o território. Assumimos o compromisso do ODS – Objetivo Desenvolvimento Sustentável para colocarmos em prática, dessa forma, o setor de educação que exerce um papel importante no que diz respeito ao cumprimento dessa agenda 2030, já que vários dos Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) têm relação direta com nossa contribuição: Objetivo 1 Erradicação da pobreza, Objetivo 3 Boa saúde e bem estar, Objetivo 4 Educação com qualidade, Objetivo 5 igualdade de gênero, Objetivo 13 combate as alterações climáticas e Objetivo 16 paz, justiça e instituições fortes.
Problema Solucionado
Identificamos como problemática que o público atendido vivem em diversos conflitos seja eles familiares ou em vulnerabilidade social, e/ou violação de seus direitos. Nesse ínterim após conhecermos os indicadores sociais, iniciamos a implantação de nossa proposta social envolvendo os vários atores sociais. Um dado alarmante é que o Ceará , segundo a UNICEF é o terceiro estado do país a ter usuários de crack com grande concentração entre adolescentes de baixa renda, nossos adolescentes morrem sendo vítimas de assassinatos oriundos de drogas ilícitas. Levando em consideração que a educação é primordial para o desenvolvimento de uma sociedade, infelizmente os indicadores nacionais apontam uma realidade controvérsia onde 50% dos adolescentes que tem de 15 a 17 anos estão no ensino médio e não obtém bom desempenho. Só a metade deles termina.
Nossa experiência com a Tecnologia Social Espaços Mundos ajuda esse público a enfrentar essa realidade e também possibilita o acesso a vivencia em outras realidades, a serem protagonistas de suas próprias histórias, podendo assim mudar suas histórias de conflitos, depressões, ansiedades e saúde mental pois as aulas são ativas e proporcionam uma construção de aprendizagem significativa no processo dos jovens . Nota -se a significância do desenvolvimento do jovem e entusiasmo na participação diante as atividades aplicadas.
Descrição
O projeto nasce do desejo de voluntários sociais em retirar crianças e adolescentes de situação de vulnerabilidade social e/ou que tivera seus direitos violados, a partir da implantação da pedagogia por valores, onde através de nossa Tecnologia Social Espaços Mundos, reconhecida pela ONU, trabalhamos com crianças e adolescentes oficinas de educação integral voltada para competências: espiritualidade, ambientais, sociais, cidadania, solidariedade e cooperação.
Quando se aborda a questão da educação integral, não se fala somente de ampliação da jornada na escola, mas também de uma concepção de educação mais ampla, que compreende formar crianças e adolescentes de modo a atender as diversas habilidades, competências, conhecimentos, valores e ética exigidos no mundo contemporâneo. Dessa maneira, o que se pretende é oferecer novas oportunidades educativas e proporcionar aos estudantes interações em outros tempos, que não dizem respeito apenas ao tempo cronológico, mas também ao tempo subjetivo da aprendizagem, aquele que considera a individualidade, as interações grupais e os aspectos culturais dos estudantes.
A organização tem atuação no desenvolvimento de habilidades comportamentais e educacionais de crianças e adolescentes. As atividades são de caráter educacional atendendo o direito V - Profissionalização e Proteção do Trabalho e tem apoio do Conselho.
A trajetória do educando do IEP é bem organizada. Os mesmos têm atividades durante toda a semana, ou seja, tem as aulas regulares do colégio e um dia na semana os mesmos passam pelos Espaços Mundos que é uma tecnologia Social que utiliza a arte e cultura para estimular Jovens/ adolescentes a atuarem como profissionais multiplicadores de transformações no âmbito Social, Ambiental, Educacional e Cultural.
Fomentamos oficinas para cada espaço mundo visando potencializar competências comportamentais, sociais, relacionais, espirituais e ambientais nos educandos através de uma perspectiva crítica, ética, lúdica, criativa, artística e profissional. São eles: Espaço Mundo do Eu; Espaço Mundo da Família; Espaço Mundo Espiritual; Espaço Mundo Ambiental; Espaço Mundo da Arte e Cultura; Espaço Mundo da Cidadania e Comunitário; Espaço Mundo da Comunicação e Tecnologia; Espaço Mundo do Desafio, Espaço Mundo Político e Espaço Mundo do Trabalho. Criamos os Espaços Mundos como fundamentação pedagógica e conhecimento transversal aos cursos de qualificação profissional executado pelo IEP, os quais se constituem em oficinas permanentes de aprendizado visando desenvolver no corpo discente suas potencialidades e transformá-los em líderes sociais, agentes de mudança na comunidade.
Procuramos manter uma agenda intensa e ao mesmo tempo dinâmica para que os participantes possam estar ao máximo engajado e assim tirarmos da realidade de vulnerabilidade social em que vivem.
A nossa metodologia de ensino é diferencia e já foi testada em outros municípios como Pacajus, Fortaleza,Eusébio, Caucaia, Morada Nova, Itaitinga e Maracanaú. Trabalhos com a Educação Integral através dos Espaços Mundos que tem o reconhecimento como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.
A tecnologia Social Espaços Mundos é um programa que utiliza a arte e cultura para estimular crianças e adolescentes a atuarem como multiplicadores de transformações no âmbito Social, Ambiental, Educacional e Cultural.
O Instituto de Educação Portal utiliza em seu processo formativo a Tecnologia Social Espaços Mundos, enquanto diferencial de desenvolvimento das competências em seus educandos:em cada mundo desenvolvem competências como: Resiliência, Autoconfiança, Autoconhecimento, Senso Cooperativo, Equilíbrio Emocional e Liderança.
Acompanhamento: Processo de Monitoria - A monitoria é um processo de acompanhamento das atividades pedagógicas, tais como a verificação da frequência diária de cada turma, controle de evasão, andamento das aulas em sala e o levantamento de necessidades de intervenção pedagógica.
Serviço de Orientação Educacional Junto Aos Educadores, Educandos e a Família - O Serviço de Orientação Educacional- SOE visa ofertar acompanhamento individual e apoio psicossocial, afetivo e emocional aos educandos e familiares. Oferece suporte pedagógico aos educadores Ex: “Como lidar com educandos desfavorecidos e com risco de exclusão social na aprendizagem”. Organiza encontros formativos com palestras e serviços que possam melhorar a vida familiar dos educandos.
Avaliação responsiva - O IEP adota em seu modelo de gestão a Avaliação responsiva que corresponde a uma análise sistemática do desempenho educacional processual com base nos participantes em função das atividades que realiza e das metas estabelecidas
Avaliação e gestão de indicadores - No IEP adotamos a gestão de indicadores onde todos os envolvidos no projeto são avaliados. O adolescente deverá ser avaliado pelo educador num processo continuado de aprendizagem, bem como, o educador deverá ser avaliado pelo educando. A coordenação pedagógica avaliará o educador e o educador avaliará a coordenação pedagógica. Todo o ciclo avaliativo é sistematizado no sistema pedagógico e apresentado aos participantes o resultado. Para acompanhar os indicadores de resultado serão gerados.
Recursos Necessários
Figurino teatral 1
Folhas de cartolina (Várias cores) 200
Folhas de papel laminado (Várias cores) 200
Folhas de papel veludo (Várias cores) 200
Folhas de papel dupla face (Várias cores) 200
Folhas de papel madeira 600
Folhas de EVA (Várias cores) 200
Folhas de Isopor (Vários tamanhos) 160
Folhas de papel ceda para origami (Várias cores) 400
Potes de tinta Acrílica (Várias cores principalmente: vermelho, amarelo, azul, branco e preto) 100
Potes de tinta de Tecido (Várias cores principalmente: vermelho, amarelo, azul, branco e preto) 100
Caixas tinta Guache (Várias cores principalmente: vermelho, amarelo, azul, branco e preto) 70
Pincéis (Tamanhos: Pequeno (100) , Médio (100) e Grande (100)) 200
Tubos de colas de Isopor 250
Tubos de cola branca 150
Tesouras sem ponta 100
Pistolas de cola quente 70
Bastões de cola quente 300
Tubos de linha encerada 50
Resmas de papel oficio 60 kg (colorido) 150
TNT (Várias cores) 500
Fitas Durex Grande 150
Fitas Gomadas 150
Folhas de papel ceda para origami (Várias cores) 150
Tecido malha (Várias cores) 100
Pacote de Copinhos de café 6
Tubos de linhas (Várias cores) 150
Agulhas (Vários tamanhos) 100
Caixas de lápis de cor 100
Caixas de giz de cera 150
Bolas de plástico 10
Cordas (METRO) 80
Canetas hidrográficas 200
Pernas de pau pequenas (50cm) 30
Tecido algodão (Várias cores) 400
Resmas de papel oficio 60kg( Branco) 150
Pasta de papel 950
Lápis de escrever 950
Caneta esferográfica 950
Caderno brochura10 materias capa fina 950
Resultados Alcançados
Tivemos 10 (dez) projetos inscritos pelos adolescentes para beneficiar a comunidade local. O Projeto IEP Voluntários desenvolveu e despertou a consciência social e ambiental, estimulando os participantes a elaborar projetos sociais como voluntários, a prática da responsabilidade social e a promoção de ações ecologicamente corretas.
Formação do grupo de artistas composto por ex- alunos, utilizando apresentações artísticas como principal instrumento de sensibilização e mobilização de ações educativas nas escolas públicas e na comunidade.
Depoimentos de adolescentes que foram resgatados do mundo das drogas após ingresso no IEP.
Desenvolvimento de ações voluntaria que beneficiou educandos, famílias, e comunidades, em ações sociais e pedagógicas tais como: Arraia Social, Fóruns de Sustentabilidade, Ação Social e Mostras de Trabalhos Culturais - MTC.
Adolescentes atuando como líderes sociais desenvolvendo projetos sociais para a comunidade.
Mais de 7000 adolescentes certificados nos cursos de aprendizagem e inseridos no mercado de trabalho como aprendizes em vários municípios dentre eles Eusébio.
80% dos adolescentes inseridos no mercado, após término do Contrato de Aprendizagem.
100% dos atendidos formados pela tecnologia social espaços mundos, o que culmina com participação na Mostra de Trabalho Cultural e IEP Voluntários (projetos desenvolvidos pelos adolescentes na comunidade).
Mais de 50 projetos sociais desenvolvidos na comunidade com enfoque nos ODM.
Adolescentes retirados da drogadição e violência.
90% dos adolescentes inseridos em nível superior.
Resgate de valores: cooperação, cidadania, família e sustentabilidade.
Tecnologias Sociais Semelhantes
Condomínio Irmãos Pizzolatto: Exploração Associativa Da Terra
Rede De Viveiros De Mudas Nativas Do Vale Do Ribeira
Plantando Árvores - Conscientizar E Educar (Sembrando Árboles - Con Y Ed - Perú)
A Chácara Da Horta (La “Chacra Huerto” - Perú)