Problema Solucionado
Durante o crescimento de um pequeno negócio ou grupo produtivo, quando este passa a atender um mercado mais abrangente que o de sua própria comunidade, o empreendedor se depara com o obstáculo de compreender o repertório, perfil, gostos e características de seu público-alvo e traduzir necessidades e desejos em oferta de produtos e serviços adequados.
Uma estratégia comumente escolhida para saltar essa barreira é a contratação de designers sociais que, sendo capazes de fazer a leitura de diversas realidades e apresentar soluções ótimas, entregam ao empreendedor uma solução de produto ou serviço que de imediato gera renda, mas que, no longo prazo, traz também a acomodação e a dependência criativa desse empreendedor.
Mesmo que essa estratégia pareça correta no curto prazo, a nova situação-problema instalada tem se mostrado mais danosa à autonomia e liberdade do empreendedor, pois inaugura um ciclo de dependência de soluções trazidas por ONGs e parceiros, ocasionando ainda maior resistência a ser proativo e diminuição na renda após o fim do apoio ou com o fim do ciclo de vida daquele produto ou serviço no mercado.
Descrição
Com a constatação de que prover acesso a conhecimento é essencial para proporcionar real autonomia no empreendedor e, ainda, inspirado em casos de empreendedores que com seu próprio talento, criatividade e determinação souberam apresentar soluções ótimas de design para o mercado, a Aliança Empreendedora passou a investir no desenvolvimento e disseminação da CriAtive como nova solução em geração de renda e educação para o empreendedorismo.
Apresentada como "pacote de ferramentas", com linguagem simplificada e de aplicação adaptada à realidade do empreendedor de baixa renda, a metodologia CriAtive habilita o mesmo a colocar em prática seu potencial criativo e transformá-lo em renda.
De 2007 a 2009 foram estabelecidos os primeiros procedimentos, diagnósticos e configurou-se o primeiro kit de ferramentas abrangendo técnicas de Combinação de Cores, Eco-Design, interpretação do Estilo do cliente e adaptação do produto, Fichas Técnicas para organização e padronização da produção, etc.
Em 2010 foi realizada uma revisão da metodologia, já com base nos resultados trazidos pelos assessores em design e pelos próprios empreendedores apoiados com a metodologia. Nesta ocasião foi aprimorado o Diagnóstico para direcionamento do apoio e também foram revisadas algumas atividades de sensibilização para a eficácia das ferramentas e a sequência de temas.
O programa de capacitações da CriAtive é estruturado em 3 ciclos, adaptados ao nível de autonomia e necessidades do empreendimento:
Ciclo Básico (até 20,5 horas): Neste ciclo, os empreendedores são guiados na definição de seus próprios produtos, serviços e marca por meio de pesquisa de soluções inovadoras presentes no mercado e do reconhecimento de valores culturais e de personalidade própria do negócio. Caso os empreendedores não se reconheçam como criativos e não tenham nenhuma visão de produtos/serviços possíveis a partir de sua infra-estrutura (por exemplo), recomenda-se a primeira capacitação na qual se faz a entrega de "Produtos Ideia" - propostas inovadoras semi-acabadas que, com o apoio do assessor em design, são adaptadas para a realidade do empreendedor. O restante das capacitações deste ciclo guiam o empreendimento na melhoria e definição de seu produto, serviço e identidade visual a partir de Pesquisa de soluções Similares no mercado e de um olhar interno e local para suas características de Identidade Cultural e de personalidade do negócio. Neste ciclo o beneficiário ainda aprende a elaborar um Briefing para desenvolvimento da sua identidade visual.
Ciclo Intermediário (aproximadamente 23 horas): Tendo já uma linha de produtos ou serviços desenvolvidos, neste ciclo o empreendedor experimentará seu enriquecimento criativo e, aplicando cada ferramenta aprendida, melhorará seu produto/serviço gradativamente. Os temas desse ciclo são definidos de acordo com as demandas ou oportunidades de melhoria dos produtos e serviços já definidos pelo empreendedor, podendo ser: Combinação de Cores, Eco-Design, Estilo, Tendências, Ficha Técnica, Técnicas Produtivas, etc.
Ciclo Avançado (a partir de 4 horas): Este ciclo caracteriza-se pela participação do empreendedor e seu cliente-alvo na definição de quais temas, capacitações ou ferramentas serão aplicadas ou disponibilizadas para conquista da autonomia do empreendimento beneficiado em relação a design. Com um produto aprimorado no ciclo Intermediário, o empreendedor é acompanhado em visita para coleta de feedback de um (potencial) cliente e define um plano de capacitações em conjunto com o assessor para ressaltar e aprimorar os pontos especificamente levantados. O apoio se dá encerrado quando este plano de capacitações é cumprido.
Vale destacar que, para ser replicador da CriAtive, não é necessário que a pessoa capacitada seja designer. A metodologia oferece os conhecimentos e ferramentas necessários de forma tão simples, que pessoas de qualquer formação podem aplicá-la junto a empreendedores de baixa renda.
Recursos Necessários
MOBILIZAÇÃO:
- Material de divulgação à critério da Organização replicadora.
TREINAMENTO:
- Sala confortável organizada em "U", com Projetor Multimídia, Áudio e Lanche para participantes;
- Material Didático Impresso (já incluso no recurso para Treinamento a seguir) e Eletrônico (apostilas, modelos, ferramentas para serem impressas/produzidas sob demanda);
- Materiais diversos para aplicação das capacitações de acordo com tema (lápis de cor, fotocópias, impressões, máquina fotográfica, revistas para recorte, etc).
ACOMPANHAMENTO:
- Internet para comunicação em tempo real entre Organização replicadora, Assessor em Design e Aliança Empreendedora.
APLICAÇÃO:
- Materiais diversos para aplicação das capacitações de acordo com tema (lápis de cor, fotocópias, impressões, máquina fotográfica, revistas para recorte, etc).
Resultados Alcançados
> QUANTITATIVOS:
De Abril de 2009 a Maio de 2013, foram aplicadas cerca de 500 horas da metodologia, principalmente nas cidades de Curitiba-PR, Recife-PE, São Paulo-SP, Valente-BA e Belo Horizonte-MG.
De Abril de 2009 a Março de 2011, ainda considerando que o retorno financeiro se dá no longo prazo, os empreendedores beneficiários afirmaram que esse apoio em design foi responsável por um percentual do faturamento de seus negócios, totalizando R$10.944,44.
Destaca-se ainda o potencial da metodologia ao observar-se que o primeiro resultado real em renda foi contabilizado 8 meses após a primeira aplicação da metodologia (dez/09) e que este impacto exponencial é continuado pelo empreendedor capacitado, mesmo após o término do apoio.
> QUALITATIVOS:
Para EMPREENDEDORES:
Clientes do grupo Flor do Vale, localizado na região rural do Vale do Ribeira, começaram a pedir que suas flores de palha de milho fossem coloridas, mas os artesãos nunca conseguiram padronizar os pigmentos. Foi realizada uma capacitação de Combinação de Cores e como resultado final o grupo ficou com uma ficha técnica com as “receitas” da escala de tom do laranja e da cor salmão. Após o apoio o grupo ainda foi capaz de gerar novas combinações com outros pigmentos que possui, para chegar em novas cores.
O grupo Tramando Lã, tendo recebido apoio do Sebrae e da Aliança Empreendedora, havia chegado em um bom produto mas que, até dezembro de 2009, não havia gerado grandes vendas. Foi realizada a capacitação de Estilo e como resultado da geração de alternativas, o grupo lançou a linha de jogos americanos aromáticos "Sensações". Na capacitação foram geradas alternativas com os aromas Canela, Cravo, Café e Citronela e, após a capacitação, o grupo continuou gerando novos modelos.
Para ASSESSORES EM DESIGN treinados na CriAtive:
"Sou muito fechada e tímida. Tenho dificuldade para falar em público e apresentar trabalhos, mas no curso era preciso falar e mostrar minha opinião e com o tempo eu fui me sentindo a vontade. Consegui aplicar a capacitação sem muitas dificuldades e não fiquei nervosa." P. Freitas.
"Além do grande conhecimento adquirido, o principal (...) foi melhorar o meu olhar para com o outro. (...) Isso foi absolutamente marcante no treinamento! Acredito que evoluí profissionalmente, como designer e, principalmente, como pessoa." L. Grace.
Comentários