Objetivo
Expandir o trabalho especializado e de referência nas questões de deficiência visual realizados na ADEVIS-NH para dentro da rede pública de Ensino (educação), englobando as escolas municipais e estaduais de Novo Hamburgo, como também, escolas das cidades de abrangência da Associação (da educação infantil até o EJA – educação de jovens e adultos), ofertando orientação para as equipes escolares, palestras sobre inclusão social, experiências e vivências realísticas (dinâmicas e experiências realistas) e atendimentos individualizados a partir das demandas apresentadas pelos usuários e/ou instituições.
Problema Solucionado
A aplicação da Tecnologia Social “CONEXÕES MULTISSENSORIAIS – A FORMAÇÃO ALÉM DO OLHAR”, se faz necessária a partir dos dados atuais elencados sobre o tema, destacando que em Novo Hamburgo e região, segundo o censo existem mais de 30.000 Pessoas Deficiência Visual entre cegos ou com baixa visão, apresentando alguma dificuldade e/ou dependência. E conforme o diagnóstico do último Censo, a realidade vivenciada por esse recorte da sociedade brasileira não anda fácil, pois conforme: na educação a cada 10 pessoas com deficiência de 15 anos ou mais de idade, duas são analfabetas, as crianças e adolescentes com deficiência encontram dificuldades para acesso e permanência nas escolas e ainda segundo o Censo Escolar 2022, um terço das escolas do país (33,9%) não possui nenhum recurso de acessibilidade, mais de 63% das pessoas com deficiência de 25 anos ou mais de idade não possuem educação formal ou têm apenas o ensino fundamental incompleto. Nas questões do mercado de trabalho em todas as faixas etárias, as pessoas com deficiência apresentam menor taxa de participação na força de trabalho e de ocupação do que as pessoas sem deficiência. Na saúde quase 28% das pessoas com deficiência avaliavam seu estado de saúde como ruim ou muito ruim, em comparação com 3,4% das pessoas sem deficiência.
Descrição
Metodologia:
A Entidade apresenta enquanto Tecnologia Social um trabalho diferenciado e especializado no atendimento as questões relacionadas a deficiência visual, bem como, com a Tecnologia Social “CONEXÕES MULTISSENSORIAIS – A FORMAÇÃO ALÉM DO OLHAR”, pretende ampliar sua área de atuação e ingressar com este trabalho especializado de atendimento e intervenções ao público alvo de atuação, junto a rede de ensino local, com esta metodologia pretende além de ampliar a área de atuação, também aumentar as metas de atendimento, com inserção de 100 novos usuários aos acolhimentos e atendimentos especializados com o serviço social, psicologia e educação social, planejando equipar e revitalizar ambientes da entidade, com aquisição de novos equipamentos com maiores tecnologias assistivas, voltados à deficiência visual, assim atendendo grupos para apoio a alfabetização, melhora na escolarização e fomento a inclusão social, por meio de oficinas interativas de tecnologia assistiva, utilizando de recursos de Internet, Aplicativos, e sistema Braille. Além destes, a articulação para a aplicação de um trabalho especializado com as equipes escolares, alunos PCD’s e não PCD’s, palestras, experiências e vivências realísticas, atingindo de forma indireta mais de 1500 pessoas. Aprazando um ciclo completo para planejamento, organização e aplicação da Tecnologia Social um período de 12 meses.
Execução: Atividade 1 - Qualificação estrutural e instrumentalização da equipe do projeto. Adequação e readequação com aquisição de novos equipamentos, com maiores tecnologias que visem atendimentos precisos, respeitando a singularidade de cada caso, como também, incrementos na qualificação técnica da equipe, como por exemplo aparelhos eletrônicos/internet e de comunicação, sistemas informatizados, mobiliário, cursos, impressoras entre outros. Atividade 2 - Acolhimentos e atendimentos individuais, familiares e coletivos. Ampliação dos atendimentos especializados de forma individual e/ou familiar, pela equipe técnica para o público de crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência visual, acontecendo mensalmente, provindos do sistema educacional e de ensino. Atividade 3 - Aprimoramento da alfabetização e escolarização das crianças, adolescentes e jovens com deficiência. Grupos de apoio a alfabetização e escolarização, por meio de oficinas interativas de tecnologia assistiva, com 15 participantes, usando recursos de: Internet, Apps (aplicativo de comunicação), e sistema Braille. E Grupos (especializado) de aprofundamento no braile, com no máximo 05 participantes. Atividade 4 - Articulação da rede de ensino – Escolas Municipais e Estaduais (públicas). Realizar levantamento das demandas relacionadas a deficiência visual em toda rede de ensino de abrangência de intervenção da entidade, objetivando a criação de uma agenda para aplicação de um trabalho direcionado para cada escola, bem como, a cada aluno deficiente visual. Atividade 5 - Palestras e Oficinas - CONEXÕES MULTISSENSORIAIS – A FORMAÇÃO ALÉM DO OLHAR. Aplicação de um trabalho especializado sobre deficiências (todas tipificadas), por meio de orientação para as equipes escolares, palestras, experiências e vivências realísticas, as quais serão desenvolvidas dentro do ambiente escolar, envolvendo equipe docente, alunos PCD e não PCD’s. (quinzenal).
Articulações:
Rede de Ensino - A entidade apresenta relações institucionais adequadas com todos serviços públicos e socioassistenciais, destacando as relações com a rede de ensino da cidade de Novo Hamburgo e cidades do entorno, as quais mantém uma comunicação constante, disponibilizando orientação e trabalhos em rede, focando na inclusão social e no referenciamento e contra referenciamento das pessoas com deficiência. A partir destas relações surgiram as demandas e necessidade para ampliação para esta área de atuação.
Usuários e familiares - A entidade realiza um trabalho com um olhar humanizado e acolhedor, estendendo o referenciamento da pessoa com deficiência, para um referenciamento familiar, com estratégias para fortalecer a família diante as expressões da questão social, mantendo com o público uma comunicação clara, constante, presente, e principalmente tornando-as associadas da entidade, assim, exercerem cidadania e autonomia na gestão das decisões e no futuro da entidade.
Comunidade local - A entidade apresenta referência Estadual na temática da deficiência visual, estando de portas abertas as todas pessoas, famílias e instituições que tenham deficiência visual e/ou interlocução com a mesma, de todas as cidades de atuação ou de referência. A comunidade local reconhece na ADEVIS um local de acolhida, de orientação e de busca por seus direitos, fato que, a cada ano a demanda e o número de associados aumentam expressivamente.
Monitoramento e avaliação:
O monitoramento e avaliação são realizados num processo sistemático e contínuo em todas as intervenções, etapas, práticas, atividades e ações, onde possibilite fazer o acompanhamento e mensurar os resultados, e deste processo de avaliação contribuir para os indicadores, por meio dos relatórios de execução, como por exemplo: fotos e material de divulgação, onde são registradas as ações desenvolvidas no período, bem como, relatórios e pesquisas de avaliação junto ao público atendido, entre outros.
Recursos Necessários
A partir do objetivo principal, dos resultados almejados e dos conceitos da Tecnologia Social CONEXÕES MULTISSENSORIAIS – A FORMAÇÃO ALÉM DO OLHAR, se fazem necessários para uma nova implementação, ou até mesmo para a manutenção e continuidade da mesma, recursos humanos habilitados e capacitados com didática clara, objetiva e com empatia para trabalhar na difusão da temática das pessoas com deficiência, neste caso especifico a deficiência visual, com profissionais das mais diversas áreas do saber, como psicologia, serviço social, educação social e optometria, compondo uma equipe multidisciplinar que trabalham na formação de novos multiplicadores e profissionais capacitados na inclusão social desta temática. Para efetivação e concretização das estratégias e ações outros recursos são importantes serem citados, como: transporte para equipe e para atividades externas com o público alvo, materiais para as dinâmicas realísticas sobre deficiências, como faixas, cadeiras de rodas, bengalas, muletas, e alguns itens de estimulação, materiais e recursos tecnológicos, como smartphones, apps, computadores/notebooks, projetores e telas de apresentação e programas específicos a compor materiais para usos educacional, alimentação e itens de usos caseiro de copa e cozinha para as atividades da vida diárias, alimentação para as palestras e atividades de capacitação das equipes educacionais, materiais de consumo e de escritório.
Resultados Alcançados
CONEXÕES MULTISSENSORIAIS – A FORMAÇÃO ALÉM DO OLHAR, apesenta enquanto conceito estratégias de: se conectar, de união e de ligação, com uma abordagem que envolve a utilização de múltiplos sentidos para facilitar o acesso a informação, aquisição de conhecimentos e a disseminação da educação inclusiva.
A partir deste conceito podemos destacar e apresentar resultados obtidos por meio de todo trabalho articulado realizado pela entidade, o qual possibilitou avanços e resultados positivos na inclusão e acompanhamento de crianças, adolescentes e jovens com deficiência visual no âmbito escolar, de ensino, de qualificação profissional e inclusão produtiva.
No decorrer dos últimos 24 meses, podemos mensurar resultados que ultrapassam o número direto de 200 usuários atendidos (crianças, adolescentes e jovens) e indiretamente mais de 600 pessoas, entre familiares, cuidadores e profissionais da área da educação, orientados e capacitados, assim destacando os resultados em duas partes a) usuários e familiares e b) profissionais e trabalhadores da rede de serviços públicos.
A - Ganhos dos usuários dos serviços e seus familiares/cuidadores:
Inclusão na Política Pública;
Conhecimento dos direitos e Garantia dos Direitos;
Acessos aos direitos sociais e socioassistenciais;
Conhecimento da rede local dos serviços socioassistenciais;
Melhoria da qualidade de vida familiar;
Fortalecimento da convivência familiar e comunitária;
Redução dos agravos decorrentes de situações violadoras de direitos, provinda pelo capacitismo e falta de conhecimento sobre as deficiências;
Redução e prevenção de situações de isolamento social;
Proteção social e cuidados individuais e familiares voltados ao desenvolvimento de autonomias;
Diminuição da sobrecarga dos cuidadores advinda da prestação continuada de cuidados a pessoas com dependência;
Autoconhecimento;
Aceitação - Novo olhar para o futuro de acordo com cada realidade;
Novas perspectivas de projetos de vida;
Melhora da escolarização e na frequência escolar.
B - Profissionais e trabalhadores da rede de serviços públicos.
Conhecimento e capacitações sobre as Políticas Públicas;
Conceitos e categorização sobre deficiências;
Recapitulação sobre direitos sociais e socioassistenciais;
Conhecimento da rede local dos serviços (públicos) socioassistenciais e benefícios socioassistenciais;
Qualificação profissional;
Conceitos e conhecimentos sobre Capacitismo;
Trabalho direcionado a Inclusão Social na Educação;
Equipes melhores orientadas quanto ao manejo das pessoas com deficiência;
Incentivos a buscar resultados garantidores de direitos, objetivando a melhora na escolarização e na frequência escolar.
Público atendido
Portadores de Deficiência
Alunos do Ensino Básico
Alunos do Ensino Fundamental
Alunos do Ensino Médio
Professores do Ensino Básico
Professores do Ensino Fundamental
Professores do Ensino Médio
Diretor de Escola
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