Problema Solucionado
A Metodologia criada pela proposta do Colorir busca contribuir com a redução dos problemas relacionados à violência e preservação do patrimônio público da escola.
Os problemas em que o Colorir busca influir estão diretamente relacionados à depredação de carteiras, janelas, portas, banheiros, paredes, lâmpadas por parte de alguns estudantes. Acrescenta-se a isso, eventuais ocorrências de moradores do entorno da escola, que quebram vidraças, telhados e muros e arrombam as dependências da escola levando materiais e equipamentos.
O Colorir também busca oferecer subsídios para que os professores lidem com a problemática da violência nas escolas em suas inúmeras manifestações: desacato, agressões físicas e verbais a professores e alunos, brigas internas, tráfico e consumo de drogas nas imediações da escola, ameaça de morte, uso de armas por alunos, dentre outras.
Descrição
Colorir é um acróstico para cooperar, organizar, limpar, orientar, reciclar, influenciar e respeitar. Busca-se a reflexão e a atuação baseada nesses valores, utilizando livros com personagens da turma do Colorido, que de forma lúdica contribuem para os valores sejam colocados em prática. O projeto Colorir é composto por dois eixos de atuação. O primeiro deles é de preparação e planejamento, com uma orientação específica a cada escola. Para tanto, aplica-se um diagnóstico nas escolas, são realizadas pesquisas com os alunos e a comunidade do entorno, realiza-se uma sensibilização e capacitação de todos que serão envolvidos no projeto, inlcuindo o corpo docente, discente e a comunidade do entorno, ocorre o planejamento das ações por parte da entidade. Os profissionais da escola participam de encontros denominados Curso de Aprimoramento (CAPRI) onde são implementadas e planejadas as atividades que serão trabalhadas, integradas ao conteúdo estudado na sala de aula. Em cada sala de aula, elege-se um líder de sala (auditores), que são também capacitados a partir de normas e procedimentos relacionados à disciplina escolar. O segundo eixo é de aplicação e manutenção. Nessa etapa são aplicados os subprojetos, de acordo com a realidade e necessidade de cada localidade. Os projetos incluem leituras, artesanatos, oficinas esportivas e a implantação da Rádio-TV-Escola. São envolvidos os professores, alunos, pais, funcionários da escola e da empresa patocinadora e comunidade do entorno. Vale notar que a avaliação ocorre durante todo o processo.
Recursos Necessários
- Livros Paradidáticos (Coleção Colorido e sua turma);
- Apostila (manual);
- Placas sinalizadoras impressas (disciplina colorida auditoria lider folder jornal);
- Camisetas;
- Material de papelaria (sulfites, lápis de cor, giz de cera, cola, etc.).
Resultados Alcançados
Os principais impactos foram ás mudanças de comportamento dos alunos, comunidade e profissionais da escola e maior envolvimento dos profissionais da empresa. Que passaram a valorizar o patrimônio público bem como as relações interpessoais que ocorrem dentro e fora das instituições.
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