O prêmio foi criado por Marcus Nobel e segue os mesmos critérios de seleção e avaliação do Prêmio Nobel.
A Vaga Lume venceu na categoria ESG, sigla em inglês que representa a preocupação das organizações em atuarem com respeito às questões ambientais, sociais e de governança corporativa.
Representando todos os voluntários da Vaga Lume, Lorena Nery, que atua como voluntária no estado do Amazonas, participou da cerimônia. "É uma alegria imensa saber que a Vaga Lume ganhou esse prêmio. Sabemos dos esforços individuais e coletivos para a construção de uma educação de qualidade através do acesso à leitura. E saber que o reconhecimento veio, é de extrema felicidade", contou.
Sobre a United Earth
A United Earth é uma organização internacional que reconhece e promove a liderança ambiental e a excelência humanitária em todo o mundo. É presidida por Marcus Nobel, descendente de Alfred Nobel, e concentra esforços, recursos e programas globais em um desafio sem precedentes: unir os povos e as nações da Terra na construção de um futuro coletivo e sustentável.
Educação e cultura pelo meio ambiente
Como você já deve saber, a Vaga Lume atua com projetos de educação e cultura em comunidades rurais da Amazônia Legal brasileira. O acesso à leitura e a valorização da cultura local colocam as comunidades amazônidas e os jovens como protagonistas na preservação do meio ambiente.
No município de Castanhal (PA), as comunidades Boa Vista e Cupiúba desenvolvem a agricultura sustentável. Já em Santarém (PA), a comunidade Atodi trabalha com turismo sustentável e a comunidade São Francisco conta com um grupo de jovens apicultores.