A Tecnologia Social Vaga Lume Ganha 'Prêmio Nobel Verde' | Blog | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

A Tecnologia Social Vaga Lume Ganha 'Prêmio Nobel Verde'

16 de março de 2023
por Felipe Cincinato - Equipe Vaga Lume


O prêmio foi criado por Marcus Nobel e segue os mesmos critérios de seleção e avaliação do Prêmio Nobel.


A Vaga Lume venceu na categoria ESG, sigla em inglês que representa a preocupação das organizações em atuarem com respeito às questões ambientais, sociais e de governança corporativa.


Representando todos os voluntários da Vaga Lume, Lorena Nery, que atua como voluntária no estado do Amazonas, participou da cerimônia. "É uma alegria imensa saber que a Vaga Lume ganhou esse prêmio. Sabemos dos esforços individuais e coletivos para a construção de uma educação de qualidade através do acesso à leitura. E saber que o reconhecimento veio, é de extrema felicidade", contou.

Sobre a United Earth

A United Earth é uma organização internacional que reconhece e promove a liderança ambiental e a excelência humanitária em todo o mundo. É presidida por Marcus Nobel, descendente de Alfred Nobel, e concentra esforços, recursos e programas globais em um desafio sem precedentes: unir os povos e as nações da Terra na construção de um futuro coletivo e sustentável.

Educação e cultura pelo meio ambiente

Como você já deve saber, a Vaga Lume atua com projetos de educação e cultura em comunidades rurais da Amazônia Legal brasileira. O acesso à leitura e a valorização da cultura local colocam as comunidades amazônidas e os jovens como protagonistas na preservação do meio ambiente.

No município de Castanhal (PA), as comunidades Boa Vista e Cupiúba desenvolvem a agricultura sustentável. Já em Santarém (PA), a comunidade Atodi trabalha com turismo sustentável e a comunidade São Francisco conta com um grupo de jovens apicultores.



                          Foto: Acervo da Tecnologia Social disponível na Rede de Tecnologias Sociais - Transforma!

Vaga Lume é destaque na mídia

A Melhor ONG de Educação do Brasil continua sendo destaque na mídia pelas suas ações de promoção à leitura na Amazônia Legal e pelas parcerias com grandes instituições culturais. Em janeiro foi ao ar no Jornal Hoje, da TV Globo, reportagem especial sobre a nossa atuação no Pará: a matéria visitou as comunidades Céu, em Soure, e Boa Vista, em Castanhal.

O programa Estação Livre, da TV Cultura, fez uma edição especial para falar de Educação e convidou a Vaga Lume para participar. Márcia Licá, nossa coordenadora de conteúdos educacionais, falou sobre a representatividade do nosso acervo e a importância do acesso à leitura para crianças e jovens amazônidas.

Para obter mais informação sobre essa Tecnologia Social acesse do site da Vaga Lume.
E, se quiser saber detalhes dessa e, de outras Tecnologias Sociais acesse nossa Rede de Tecnologias Sociais - Transforma!

Comentários

Fale Conosco