A energia que vem do sol | Blog | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

A energia que vem do sol

08 de julho de 2021
por Assessoria de Comunicação

Instalando as placas solares na balsa flutuante

Obtida pela luz do sol, a energia solar é uma energia limpa, renovável e de baixo custo, utilizada para o aquecimento de água (energia térmica) ou como fonte de energia elétrica. É obtida por meio de placas solares, que têm como função captar a energia luminosa. Conheça seis iniciativas cadastradas na rede Transforma! e certificadas pela Fundação BB que levam energia, aquecimento, luz e novas oportunidades em diversas regiões do país.

Poste De Luz Solar - Litro De Luz Brasil

Tem a função de iluminar áreas públicas de comunidades que não possuem acesso à rede elétrica ou em casos em que ocorre queda de energia elétrica com frequência. A estrutura do poste é toda montada com canos PCV para facilitar a colocação de cimento para fixação no solo, e possibilitar a passagem de fiação elétrica. Dentro de uma caixa hermética acoplada ao corpo do poste, coloca-se a bateria e o circuito responsável pelo acionamento da lâmpada e pela transferência da energia elétrica que é captada pela placa solar para recarga da bateria. Finalmente, no topo é acoplada a placa solar e para a proteção do LED é utilizada uma garrafa pet.

Desinfecção solar de água

Equipamento portátil que utiliza a energia solar para desinfecção de água contaminada de lagos, rios e igarapés, tornando-a apta ao consumo humano para populações sem acesso à água potável e eletrificação. Possui capacidade de descontaminação de até 400 litros de água por hora, pesando apenas 15kg.

Aquecedor solar de baixo custo

O Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC) oferece a possibilidades de pessoas criarem o seu próprio aquecedor. Inteiramente construído em material plástico, prescinde (não faz uso) do efeito estufa, dispensando a caixa envoltória em alumínio e vidro. De fácil montagem, os usuários são encorajados a fazê-lo no modo "faça você mesmo".

Sistema de bombeamento e abastecimento de água com energia solar

Abastecimento d´água alimentado por energia solar em comunidades rurais do Amazonas é uma iniciativa inovadora para o ambiente de várzea. O sistema utiliza a energia solar renovável no bombeamento, evitando o consumo de óleo diesel em termelétricas, que têm alto custo e geram poluição. Os painéis fotovoltaicos são colocados sobre o rio, em uma plataforma de madeira flutuante construída pela comunidade. A bomba é colocada sob as placas solares, que fornecem a energia elétrica necessária para seu funcionamento.

Fogão Solar

A tecnologia consiste no uso de energia solar para cocção de alimentos. Dentro desse contexto, o fogão solar de papelão surge como um equipamento de baixo custo, que pode ser confeccionado e reproduzido com facilidade. É composto de materiais de fácil acesso e sua construção é simples, não exigindo experiência técnica do usuário ou utilização de ferramentas específicas.

Uso de energia solar para beneficiamento de cera na apicultura

Utilização de equipamentos que usam como combustível a energia solar para o derretimento da cera de abelha de forma econômica e ambientalmente correta, pois elimina o uso de lenha, normalmente tirada da mata nativa, e o uso do gás de cozinha.

Para conhecer outras iniciativas apoiadas pela Fundação BB, acompanhe nossas redes sociais:

FB @fundacaobb

 insta@fundacaobb

twitter@fundacaobb
 linkedincompany/fundacaobb

Youtube fundacaobb

Comentários

Fale Conosco