Problema Solucionado
O Plano Municipal Para a Primeira Infância é de fundamental importância para o desenvolvimento social e econômico do município de Chopinzinho, pois garante que as metas descritas na Lei do Marco Legal para a Primeira Infância - Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016 - sejam efetivadas. Essa lei busca mecanismos que proporcionam o desenvolvimento integral das crianças até os 6 anos, tendo como base em sua elaboração, a qual ratifica a importância de colocarmos essas crianças, no centro das prioridades de cada município, de cada Estado.
Antes de sua implantação, percebíamos muitos problemas relacionados a participação dos pais na vida de seus filhos, fato esse que trazia sérios problemas tanto comportamentais, quanto ao desenvolvimento cognitivo dessas crianças. Percebia-se que, em muitos casos, eles não participavam da vida escolar pela falta de conhecimento ou por não sentirem-se integrados. Não visualizavam o quanto suas ações seriam capazes de transformar a realidade. Diante dessa problemática criamos o Grupo Gestor do Projeto Universidade da Criança, com a participação de todos os segmentos da sociedade, desenvolvendo ações capazes de solucionar os problemas.
Descrição
O Período que vai da gestação até os primeiros 03 (três) anos de vida de uma criança é conhecido como Primeiríssima Infância. Quando priorizamos essa fase, nossas crianças e adolescentes crescem se tornando pessoas mais justas, vivendo em uma sociedade mais saudável. É papel do Município oferecer a atenção necessária à criança pequena, direcionando recursos humanos, capital, energia e tempo para o seu bem- estar e bom desenvolvimento, como diz a Constituição Federal em seu Art. 227 e a Lei Federal n.º 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Como é sabido, o Plano Municipal para Primeira Infância busca mecanismos que proporcionem o desenvolvimento integral das crianças até os 6 anos, tendo como base em sua elaboração, repositório científico que ratifica a importância de colocarmos essas crianças, no centro das prioridades de cada Município, de cada Estado. Dessa forma, o Município tem papel fundamental quanto a implantação de políticas públicas, por ser o local onde ocorrem as interações mais diretas entre gestores públicos e a população, portanto sempre que algum cidadão necessita que alguma política pública seja efetivada para cumprimento da lei, e para efetivar seus direitos, é ao Município que o mesmo irá recorrer. O “Universidade Da Criança” tem seu projeto piloto na cidade de Chopinzinho, no sudoeste do Estado do Paraná. Num abraçar coletivo de pessoas de bem, que entenderam a mensagem essencial desse projeto, que é de entregar à sociedade, crianças com plenos desenvolvimentos corporal e intelectual, capazes de escreverem uma nova história para elas e para as próximas gerações. Acreditamos que só é possível construirmos um futuro, com uma sociedade desenvolvida, onde as pessoas tenham paz e qualidade de vida, se investirmos hoje, em nossas crianças.
Desenhamos a metodologia deste projeto e sua aplicabilidade, com base em vivências de grupos e observações comportamentais, os quesitos do capital humano e social, corroboraram grandemente, para a construção e desenvolvimento do PMPI – Plano Municipal para a Primeira Infância, assim como análises de estudos realizados em diversas áreas de conhecimento os quais apontam o fortalecimento do vínculo entre o bebê e o cuidador, como fundamentais para o desenvolvimento infantil. Uma vez que essa relação se torna uma fonte de segurança, autoestima e apego que o bebê necessita para se desenvolver. Quando pensamos na importância das experiências vividas por uma criança ao longo dos primeiros anos de vida, percebemos a importância e a influência que possuem sobre o desenvolvimento, uma vez que tudo o que a criança experimenta, acrescenta em algo para a sua constituição como indivíduo.
Segundo evidência científicas, investir na primeira infância é a melhor estratégia para a promoção da experiência plena de ser criança e do desenvolvimento humano saudável, fator essencial para o progresso sustentável da nação.
Sabendo da importância que tem a família nos primeiros anos de vida para a efetivação da aprendizagem e que este é um elemento indispensável para ser pensado como favorecedor de estímulos. Buscando uma perspectiva de sucesso no contexto do desenvolvimento infantil, salientamos a importância de um novo olhar com relação aos laços e vínculos familiares. Observa-se que é nos primeiros 6 anos de vida, mais precisamente nos 3 primeiros que se constitui a estabilidade emocional das crianças, quanto mais cuidado, proteção, educação, participação e segurança a criança receber, melhor será o seu desenvolvimento. O lar deve ser um ambiente seguro, acolhedor, prazeroso, onde a criança possa brincar, criar e recriar, sentindo-se estimulada e amparada. Atividades que envolvam a família transforma-se em pano de fundo, no qual as emoções se estabelecem, num cenário de criação e desenvolvimento saudável. Por ser necessária a conscientização familiar na construção desse desenvolvimento, planejou-se ações da escola com intenção de intensificar as relações familiares para atender as necessidades aqui salientadas. Resgatar o vínculo da criança com a família no momento e que o cérebro está em formação das sinapses cerebrais, aproximar os pais para que a criança tenha uma base sólida e cresça segura e amparada. A criança desde o nascimento precisa de estímulos que possibilitem sua socialização com o mundo e com as pessoas que a rodeiam. O ser humano carrega desde sua concepção, uma bagagem através da interação com o meio. Pensando em envolver as famílias, os CMEI's e escolas, desenvolveram várias atividades para que este entrosamento aconteça. A comunidade também participou e continua participando ativamente. Neste mês iniciamos as atividades com um novo grupo gestor, onde 90 inscritos tornar-se-ão multiplicadores do projeto. A Associação Comercial também realiza ações junto às empresas, para que não vejam a mulher grávida como um empecilho para a realização das atividades, mas vejam seu valor e reconheçam seus direitos.
Recursos Necessários
A implantação/aplicação da Lei do Marco Legal da Primeira Infância requer formação pedagógica para os professores e outros profissionais da área de saúde e assistência social, investimento em materiais didático-pedagógicos e brinquedos para estimular o desenvolvimento infantil,aquisição de kits para Futuras mamães e material para confecção de objetos que favoreçam o desenvolvimento infantil.
Palestras: RS 6.000,00
Transporte: R$ 2.500,00
Material de Consumo: R$ 3.000,00
Alimentação:R$ 1.500,00
Livros: R$ 4.500,00
Material Didático: R$ 40.000,00
Brinquedos: R$ 45.000,00
Resultados Alcançados
Diante dos avanços do Marco Legal Da Primeira Infância, Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016, houve a necessidade de desenvolver um projeto que pudesse externar em práticas, seu conteúdo grandemente relevante e alicerçado da comunidade científica, com o intuito de oportunizarmos aos menos favorecidos, um desenvolvimento mental e corporal que lhes assegure, melhores condições de crescimento e por consequência, melhores oportunidades diante dos desafios da vida.
O Projeto “Universidade da Criança”, foi capaz de mostrar à sociedade civil organizada, terceiro setor e poder público, a necessidade de mudarmos nossa visão e atentarmos às carências de cada criança, cidadãs do futuro.
Por meio de dinâmicas de grupo, estudos e debates, líderes são levantados, tornando-se multiplicadores da visão, protagonistas de uma nova história para todas as crianças contempladas pelo projeto.
De maneira geral, acreditamos que estamos colhendo os frutos que começamos a plantar no início do ano de 2017. Todas as nossas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil desenvolvem ações voltadas à maior participação dos familiares na vida da criança, para garantir seu pleno desenvolvimento.
Antes da implantação, enfrentávamos um grave problema em relação à participação da família na vida de seus filhos. Muitos estavam distantes, delegando a responsabilidade pela educação dos filhos somente à escola/CMEI. Também enfrentávamos um problema essencialmente cultural, no qual as maiores atribuições em relação às crianças eram delegadas à mãe. Após a mobilização e implantação nas escolas e sociedade como um todo, percebemos grande participação da família. Isso foi percebido no Dia do Brincar e Domingo do Lazer, onde contamos com grande participação. Esse acompanhamento familiar também fez com que melhorássemos o IDEM (Índice de Desenvolvimento da Educação Municipal). Esses dados foram constatados em novembro de 2018, comparado ao índice de 2017.
Também tivemos resultados positivos na comunidade chopinzinhense, tendo em vista o exemplo de uma grande empresa que aderiu ao Programa Empresa Cidadã e ampliou de 4 para 6 meses o período da licença maternidade, por entender a importância do acompanhamento da mãe nesses primeiros meses de vida das crianças. As Secretarias de Saúde e Assistência Social também realizaram atividades muito importantes de acompanhamento, inclusive dos pais, em atividades de pré-natal. Ainda continuamos desenvolvendo o Projeto, pois acreditamos em sua eficácia.
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