Problema Solucionado
Baixa qualidade na aprendizagem de crianças e adolescentes nas escolas públicas e pouca formação de professores e gestores escolares nas redes de ensino para lidar com o problema.
Descrição
O Icep incetiva a formação de territórios colaborativos para concretizar a meta de uma educação de qualidade. Municípios de pequeno ou médio porte, que sozinhos não poderiam arcar com as despesas de um programa de formação continuada (tanto para os professores como para gestores escolares e equipe técnica da Secretaria de Educação), juntam-se em uma parceria colaborativa e dividem gastos com programas de formação que podem durar de dois a quatro anos. Além disso, há o trabalho de mobilização social, em que todo o programa de formação é concebido, colocado em prática, avaliado e monitorado pelos próprios educadores e pela comunidade.
Corresponsabilização Social
Nessa metodologia, é fundamental que a comunidade e os educadores legitimem todas as estratégias que se pretenda aplicar a fim de criar um ambiente educador em cada cidade. Outro ponto estrutural é o desenvolvimento de programas contínuos e participativos, já que, na educação, os contextos são dinâmicos e, por isso, demandam professores habilitados a acompanhar tanto o movimento de desenvolvimento das turmas com as quais trabalha quanto do mundo que os cerca.
Formação
A equipe ICEP atua na qualificação da Educação Básica há mais de 20 anos
Promove a formação continuada de professores, gestores escolares e equipe técnica
– Professores passam a apresentar mais qualidade na abordagem técnica e melhor domínio de conteúdos;
– Método progressivo baseado nos contextos culturais de cada região;
– Todos os entes da rede tornam-se partícipes do processo de educar.
Metodologia eficaz e de resultados rápidos
– Foco na ampliação da capacidade de aprendizagem dos alunos;
– Desenvolvimento da autonomia dos estudantes na busca do conhecimento;
– Crescimentos das notas nas avaliações nacionais;
– Caso Salvador: em 18 meses subiu 10 posições no ranking das capitais.
Mobilização
O ICEP desenvolve estratégias de Mobilização Sócio-Política pela Educação
Corresponsabilização social pelo desenvolvimento da educação
– Articula os setores público, privado e a sociedade civil;
– Participação dos estudantes na definição de metas e propostas.
Inovação Social no campo da Educação
– Amplia o aspecto político dos processos educacionais;
– Apropriação pela sociedade das políticas educacionais;
– Processo apartidário e permanente, independente da gestão.
Criação de comissão própria com participação do poder público e da sociedade civil
– Acompanhamento da execução das metas propostas pela sociedade;
– Avaliação da gestão pública da Educação.
Territórios Colaborativos
A tecnologia ICEP se estrutura a partir da formação de Territórios Colaborativos
A colaboração territorial estabelece um novo paradigma de desenvolvimento local e otimiza o processo educacional
– Agrega as gestões municipais, sociedade civil e suas comunidades educadoras;
– Consolida o processo educacional como parte de um contexto cultural;
– Favorece a troca de experiências entre redes;
– Colabora para disseminar boas práticas educacionais em outras regiões.
A colaboração amortece os custos individuais de cada parceiro
– Municípios de pequeno ou médio porte dividem gastos com os programas;
– Favorece a atração de parceiros privados para colaborarem com a região.
Recursos Necessários
01 escritório com 06 computadores, duas impressoras, mobiliário, internet, telefone.
Resultados Alcançados
Metodologia eficaz e de resultados rápidos;
Crescimento da nota IDEB em todos os municípios parceiros;
Repercussão positiva da imagem da gestão pública;
Parceria com instituição de referência nacional em tecnologia educacional;
Redução do Abandono Escolar;
Criação de um ambiente educador no município com construção de sentidos e significados para o fazer pedagógico;
Otimização dos recursos da educação;
Corresponsabilização Social e Gestão descentralizada e compartilhada;
Empoderamento dos estudantes na busca do conhecimento.
Comentários