Objetivo
Garantir o acesso às fontes de cultura e literatura a 1200 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, de famílias
de baixa renda de Fortaleza, Granja e Várzea Alegre / Ceará, incentivando a formação para a vida e o hábito
da leitura para melhor desempenho escolar.
Problema Solucionado
O Brasil apresenta um quadro de desigualdades e injustiças sociais, sobretudo para crianças e adolescentes das classes menos favorecidas.
Na década de 90, cinco milhões de crianças do ensino fundamental eram reprovadas a cada ano. Quando somadas a esse número as crianças que abandonavam a escola, uma em cada três crianças não concluía a série em que se matriculava. Segundo o Ministério da Educação (MEC), 20% das 13.767 escolas públicas de Ensino Fundamental possuíam biblioteca e 4% tinham dicionário em condições de uso.
No Nordeste, o número médio de anos de estudo por pessoa era o mais baixo do país - 4,3 anos; a região detinha o maior índice de analfabetismo funcional (47,8%). No Ceará, um terço das pessoas não sabia ler nem escrever; em Fortaleza, o índice de analfabetismo atingia 27,7% (IBGE/PNAD 2009).
Diante disso, a Associação Grupo de Apoio a Comunidades Carentes (AGACC) implementou a Tenda da Leitura para favorecer a redução do analfabetismo funcional em comunidades carentes do Ceará e desenvolver o hábito da leitura e escrita.
A situação do Ceará foi melhorando a cada ano, passando o Estado a ser uma referência em alfabetização inicial (devido a programas como o PAIC). Mas ainda há um grande desafio de letramento e funcionalidade da leitura e escrita. No Ceará o analfabetismo absoluto (15 anos ou mais) alcança 13,5% (IBGE/PNAD Contínua 2022); e o analfabetismo funcional (estimado) é de 28% a 30% (INAF/Instituto Paulo Montenegro). Ou seja: 3 em cada 10 adultos cearenses têm dificuldade para compreender plenamente um texto ou usar a leitura e a escrita em situações do cotidiano.
Por isso, ainda é pertinente e de grande relevância que projetos como o da Tenda da Leitura, para que crianças e adolescentes tenham sucesso escolar, a partir do hábito da leitura, e consequentemente sejam capazes de compreender textos, resolver problemas simples, ampliando sua compreensão de mundo e sua participação cidadã.
Descrição
A Tenda da Leitura é uma tecnologia adotada pela AGACC desde o ano 2000 como uma atividade integrante da linha Educação para a Vida, desenvolvida pela instituição em comunidades com baixos indicadores socioeconômicos. Atualmente, funciona em comunidades de Fortaleza - bairros Antônio Bezerra, conj. Jardim União/Passaré e conj. João Paulo II/ Barroso; e no interior do Ceará, municípios de Granja e Várzea Alegre. Cada Tenda é instalada no núcleo comunitário mantido pela AGACC em cada uma das localidades citadas.
As atividades da Tenda da Leitura são orientadas pelos princípios metodológicos do diálogo, respeito, justiça e solidariedade. A metodologia aplicada consiste em técnicas de relaxamento, contação de história, exploração dos livros, leitura livre, jogos pedagógicos, empréstimo de livros, atividades de ciranda, arte, vídeo, musicalidade. Para a realização das atividades, as associações parceiras participam na mobilização da equipe comunitária, organização do espaço físico, articulação com escolas locais e outros parceiros na comunidade. Os educadores sociais elaboram, em conjunto com o responsável pedagógico e com a coordenação técnica, um plano de trabalho, contendo atividades especificas para alcance dos objetivos propostos, que subsidiará o planejamento mensal. A equipe participa de formações com temáticas relacionadas à educação e áreas afins.
A Tenda da Leitura funciona semanalmente, nos dois turnos. Os beneficiados são recebidos em grupos de no máximo 10 participantes. Cada grupo participa de um momento de relaxamento, que favorece um clima adequado para a contação de histórias. São utilizadas técnicas de musicalidade, dramatização, teatro de fantoches ou de sombras, além de gravuras, para envolver os ouvintes remetendo-os ao mundo de fantasia dos livros. Em seguida, o grupo participa da leitura livre – individual ou em dupla – e de jogos pedagógicos, conduzidos pelo educador que orienta a exploração dos livros. Após as atividades, os participantes podem solicitar o empréstimo das obras. Para estimular e valorizar a leitura, são realizadas atividades sobre autores dos livros, outras histórias semelhantes, ciranda da leitura (em que os beneficiados contam suas experiências), desenho, pintura, dramatização, rodas de conversa, exibição de filmes e trilhas literárias. São diversos gêneros textuais trabalhados na Tenda da Leitura: poesia, conto, cordel, quadrinhos e muitos outros.
Há ainda a produção de um livro com histórias criadas por cada turma, objetivando o desenvolvimento da criatividade, através da escrita. Ao final do ano, é organizada uma Mostra Literária com as produções das crianças, adolescentes e jovens que participaram da Tenda. Para conferir a Mostra, são convidados familiares e representantes das instituições locais, de maneira a valorizar os trabalhos elaborados, bem como divulgar o projeto. Na ocasião, os pequenos autores autografam os livros produzidos por eles.
O acervo da Tenda da Leitura fica à disposição do público atendido para empréstimo, possibilitando a escolha da leitura conforme interesse individual, ampliando a troca do conhecimento adquirido pelo participante com a família.
Encontros com as famílias são realizados mensalmente para reflexão de temas relacionados à educação e cidadania, favorecendo a ampliação dos conhecimentos e a participação dessas no desenvolvimento dos filhos e do projeto. Para as mulheres, ocorre um momento especial, uma vez por bimestre, Tardes Literárias - para incentivo à leitura, com rodas cantadas, saraus poéticos e temáticas relacionadas a gênero, violência, empoderamento feminino, auto estima, memórias afetivas.
Também são realizadas visitas domiciliares para acompanhamento dos participantes; e às escolas bimestralmente para verificar a evolução e o desempenho escolar dos participantes da Tenda da Leitura.
A cada semestre é efetivada uma pesquisa escolar que verifica a situação dos participantes da Tenda. A Tenda da Leitura também vai às escolas públicas parceiras em cada comunidade. São oficinas denominadas “Essa mala tem história”, que ocorrem bimestralmente, para 400 alunos do 1º ao 3º ano ensino fundamental. Duração de 40 minutos, trabalham temas transversais, ODS, valores, diversidade. Há contação de história e incentivo à leitura, produção de pequenos textos.
O acompanhamento e monitoramento das atividades ocorrem mensalmente durante visitas e encontros da equipe técnica com beneficiados, educadores e associações parceiras.
Recursos Necessários
- Materiais: livros, jogos pedagógicos, CDs, DVDs, lápis de cor, lápis de cera, cola colorida, papel madeira, cartolina, cola, tesoura, cartuchos, papel ofício, fotocópias etc.;
- Equipamentos: estantes, expositores, almofadas, encostos para leitura, computador, impressora, esteiras, cestos, aparelho de televisão, som, DVD, fantoches família, fantoches de dedo, fichários, porta-CDs, armários, lonas, mesa, cadeira; mala de viagem, Miniprojetor portátil; Pen drive.
- Humanos: educadores (no mínimo 01 por comunidade).
Resultados Alcançados
Nesses 14 anos, após a certificação como tecnologia social, a Tenda conta com os seguintes resultados:
- Funciona em três municípios do Ceará (abrangendo cinco comunidades);
- Tem Educadores e equipe técnica melhor preparados pedagógica e metodologicamente para o atendimento ao público na Tenda da Leitura;
- Atendeu durante todos esses anos, a 21.153 crianças e adolescentes. São cerca de 1000 crianças, adolescentes e jovens que participam das atividades a cada ano, nos núcleos comunitários e outros 700 participam nas oficinas “Essa mala tem História” realizadas nas escolas públicas parceiras; em média são 30 escolas parceiras.
- A Tenda da Leitura já realizou 7.830 oficinas nos núcleos comunitários e 2.129 oficinas nas escolas públicas.
- 90% de crianças e adolescentes participando ativamente das atividades do projeto (relaxamento, contação de histórias, leitura livre e dirigida, jogos); 78% deles adquirindo o hábito da leitura.
- 7.200 livros, em média, são emprestados a cada ano; totalizando 101.942 empréstimos já efetivados.
- Mostras literárias das produções textuais de crianças e adolescentes realizadas anualmente (livretos de receitas, poemas, contos e histórias diversas).
- Sensibilização das famílias atendidas sobre a importância da leitura para o desenvolvimento do ser humano cidadão;
- Desenvolvimento da linguagem oral e escrita, ampliação do vocabulário e maior facilidade de expressão dos participantes;
- Evolução na capacidade de produção textual, habilidades para elaboração de histórias e interpretação de textos;
- Evolução média de 90% no rendimento de aprendizagem das crianças e adolescentes e no desenvolvimento da linguagem oral e escrita.
Nos últimos três anos, iniciou-se com as famílias, em especial as mulheres, as Tardes Literárias, com 1.456 participações em 35 encontros. É um momento lúdico de incentivo à leitura, com rodas cantadas, saraus poéticos e temáticas relacionadas a gênero, violência, empoderamento feminino, auto estima, memórias afetivas. Um dos momentos mais emocionantes foi o lançamento do livro escrito pelas adolescentes da comunidade do Antônio Bezerra. O livro representou não apenas um exercício de escrita, mas também uma expressão de suas vozes, sonhos e experiências.
Público atendido
Crianças
Adolescentes
Jovens
Mulheres
Alunos do Ensino Fundamental
Famílias de Baixa Renda
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