Problema Solucionado
O Brasil apresenta um quadro de desigualdades e injustiças sociais, sobretudo para crianças e adolescentes das classes menos favorecidas. Na educação, mesmo com redução do índice de analfabetismo e aumento das taxas de matrículas, a situação é precária. Na década de 90, os problemas da educação não eram diferentes: cinco milhões de crianças do ensino fundamental eram reprovadas a cada ano. Quando somadas a esse número as crianças que abandonavam a escola, uma em cada três crianças não concluía a série em que se matriculava.Segundo o Ministério da Educação (MEC), 20% das 13.767 escolas públicas de Ensino Fundamental possuíam biblioteca e 4% tinham dicionário em condições de uso.No Nordeste, o número médio de anos de estudo por pessoa era o mais baixo do país - 4,3 anos; a região detinha o maior índice de analfabetismo funcional (47,8%). No Ceará, um terço das pessoas não sabia ler nem escrever; em Fortaleza, o índice de analfabetismo atingia 27,7% (IBGE/PNAD 2009). Diante disso, a Associação Grupo de Apoio a Comunidades Carentes (AGACC) implementou a Tenda da Leitura para favorecer a redução do analfabetismo funcional em comunidades carentes do Ceará e desenvolver o hábito da leitura e escrita.
Descrição
A Tenda da Leitura é uma tecnologia adotada pela AGACC desde o ano 2000 como uma atividade integrante dos programas de Educação e Formação Profissional desenvolvidos pela instituição em comunidades com baixos indicadores socioeconômicos. A Tenda da Leitura é desenvolvida em comunidades: Fortaleza - bairros Antônio Bezerra e Jardim União - e no interior do Ceará, municípios de Granja, Parambú e Várzea Alegre. Cada Tenda é instalada no centro comunitário mantido pela associação em cada uma das comunidades citadas.
As atividades da Tenda da Leitura são orientadas pelos princípios metodológicos do diálogo, respeito, justiça e solidariedade. A metodologia aplicada consiste em técnicas de relaxamento, contação de história, exploração dos livros, leitura livre, jogos pedagógicos, empréstimo de livros, atividades de ciranda, arte, vídeo, musicalidade e Baú do Saber - extensão da Tenda da Leitura em sala de aula.
Para a realização das atividades, as associações parceiras participam na mobilização da equipe comunitária, organização do espaço físico, articulação com escolas locais e outros parceiros na comunidade. Os educadores sociais elaboram, em conjunto com o responsável pedagógico e com a coordenação técnica, um plano de trabalho, contendo atividades especificas para alcance dos objetivos propostos, que subsidiará o planejamento mensal. A equipe participa de formações com temáticas relacionadas à educação e áreas afins.
A Tenda da Leitura funciona mensalmente, oito horas diárias, alternando o atendimento direto com as atividades de extensão em sala de aula e Baú do Saber. Os beneficiados são recebidos em grupos de no máximo 10 participantes. Cada grupo participa de um momento de relaxamento, que favorece um clima adequado para a contação de histórias. São utilizadas técnicas de musicalidade, dramatização, teatro de fantoches ou de sombras, além de gravuras, para envolver os ouvintes remetendo-os ao mundo de fantasia dos livros. Em seguida, o grupo participa da leitura livre – individual ou em dupla – e de jogos pedagógicos, conduzidos pelo educador que orienta a exploração dos livros. Após as atividades, os participantes podem solicitar o empréstimo das obras.
Para estimular e valorizar a leitura, são realizadas atividades de extensão da Tenda em sala de aula: o Baú do Saber – conhecimento dos autores dos livros, outras histórias semelhantes, ciranda da leitura (em que os beneficiados contam suas experiências), desenho, pintura e dramatização. Há ainda a produção de um livro com histórias criadas por cada turma, objetivando o desenvolvimento da criatividade, através da escrita. Ao final do ano, as comunidades organizam uma mostra literária com as produções das crianças, adolescentes e jovens que participaram da Tenda. Para conferir a mostra, são convidados familiares e representantes das instituições locais, de maneira a valorizar os trabalhos elaborados bem como divulgar o projeto.
Os livros do acervo da Tenda da Leitura ficam à disposição do público atendido para empréstimo, possibilitando a escolha da leitura conforme interesse individual, ampliando a troca do conhecimento adquirido pelo participante com a família.
Encontros com as famílias são realizados mensalmente para reflexão de temas relacionados à educação e cidadania, favorecendo a ampliação dos conhecimentos e a participação dessas no desenvolvimento dos filhos e do projeto. Também são realizadas visitas domiciliares para acompanhamento dos participantes.
Visitas às escolas são realizadas bimestralmente para verificar a evolução e o desempenho escolar dos participantes da Tenda da Leitura. A cada semestre é efetivada uma pesquisa escolar que verifica a situação dos participantes da Tenda.
O acompanhamento e monitoramento das atividades ocorrem mensalmente durante visitas e encontros da equipe técnica com beneficiados, educadores e associações parceiras.
Recursos Necessários
- Materiais: livros, jogos pedagógicos, CDs, DVDs, lápis de cor, lápis de cera, cola colorida, papel madeira, cartolina, cola, tesoura, cartuchos, papel ofício, fotocópias etc.;
- Equipamentos: estantes, expositores, almofadas, encostos para leitura, computador, impressora, esteiras, cestos, baús, aparelho de televisão, som, DVD, tendas em lona, fantoches família, fantoches de dedo, fichários, porta-CDs, armários, lonas, mesa, cadeira etc.
- Humanos: educadores (no mínimo 01).
Resultados Alcançados
Com a execução do projeto, observam-se como principais resultados alcançados:
-Implantação da Tenda da Leitura em quatro municípios (sete comunidades) do Ceará;
-Ampliação do acervo literário e dos equipamentos da Tenda da Leitura com o Prêmio Criança Esperança, em 2007;
-Educadores e equipe técnica melhor preparados pedagógica e metodologicamente para o atendimento ao público na Tenda da Leitura;
-Cerca de 1000 crianças, adolescentes e jovens participando das atividades a cada ano;
-90% de crianças e adolescentes participando ativamente das atividades do projeto (relaxamento, contação de histórias, leitura livre e dirigida, jogos e Baú do Saber);
-Socialização das experiências de leituras em grupo e individual;
-2.600 livros, em média, são emprestados a cada ano;
-Mostras literárias das produções textuais de crianças e adolescentes realizadas anualmente (livretos de receitas, poemas, contos e histórias diversas);
-Sensibilização das famílias atendidas sobre a importância da leitura para o desenvolvimento do ser humano cidadão;
-Ampliação das atividades da Tenda da Leitura para outras crianças da comunidade/escolas públicas locais;
-Desenvolvimento da linguagem oral e escrita, ampliação do vocabulário e maior facilidade de expressão dos participantes;
-Evolução na capacidade de produção textual, habilidades para elaboração de histórias e interpretação de textos;
-Evolução média de 85% no rendimento de aprendizagem das crianças e adolescentes e no desenvolvimento da linguagem oral e escrita.
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