Problema Solucionado
Durante os últimos vinte anos, temos presenciado a necessidade crescente de aperfeiçoamento das políticas públicas, essencialmente aquelas voltadas à população infantil e adolescente, cuja demanda vem se tornando cada vez mais complexa, exigindo intervenções que abarquem não apenas soluções imediatistas, mas as causas arraigadas no tecido social, cerne de nossas problemáticas atuais. Quando uma criança ou adolescente encontra-se em situação de violação de direitos, configura-se uma grave situação de risco social, que pode estar relacionada a um contexto familiar permeado por inúmeras vulnerabilidades, ferindo o direito à Proteção Integral desses indivíduos. Por essa razão, a atenção social e a garantia de direitos caminham juntas, tanto no âmbito preventivo quanto em situações em que a família necessita de intervenções em um quadro de violação já instaurado, de modo a revertê-lo, com a maior brevidade possível.
Em Birigui a rede social de informações e serviços – envolvendo poder público e comunidade – ainda não está se movimentando como deveria se movimentar. Essa carência já está identificada há anos, sendo reconhecida pelos agentes sociais do município.
Descrição
Um dos sistemas criados especificamente para atender a área social é o REDECA. Desenvolvido de forma colaborativa com o patrocínio da Fundação Vivo para fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e Adolescente. O REDECA é uma referencia ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Esta iniciativa envolveu, durante dois anos, articulação e ações de capacitação que alcançaram mais de 400 (quatrocentas) organizações governamentais e não-governamentais nas cidades de Araçatuba, Bebedouro, Diadema, Guarujá, Itapecerica da Serra, Mogi das Cruzes, São Carlos e Várzea Paulista. O programa já está instalado nesses municípios, mas em alguns deles ainda não está operacional, seja por não possuir suporte técnico que garanta a evolução do sistema ou por problemas iniciais na articulação da rede humana. Nos dois anos de concepção e implementação do sistema foram envolvidas pessoas ligadas à área social que compartilharam os seus conhecimentos com pessoas da área técnica que, por sua vez, implementaram o REDECA.
Este software possui uma extensa base de dados de informações definidas e já permite o cadastro de informações socioeconômicas, como por exemplo, a estrutura familiar funcional e os atendimentos que foram realizados pelas organizações sociais à essas famílias. O sistema foi projetado para atender uma rede de organizações sociais, primeiramente voltada a entidades que atendem a criança e o adolescente, mas o seu modelo pode facilmente atender outros públicos.
O REDECA nasceu para ser compartilhado e crescer de acordo com a demanda social. Ele é um software livre e aberto credenciado no Portal do Software Público Brasileiro. Mais informações do REDECA podem ser obtidas por meio do site do projeto (REDECA 2015).
Em 2010 o Instituto Pró-Criança, com o auxílio de uma parceiro tecnológico local, Orion Soluções em Gestão Ltda. - EPP, implantou o software REDECA para gerenciar os atendimentos as crianças, adolescentes e jovens e para controlar os encaminhamentos feitos aos parceiros do instituto.
A Orion é responsável desde então por implantar, hospedar, capacitar, dar suporte aos usuários, manter o software e evoluir as funcionalidades do REDECA. Neste período foram criados dois novos módulos pela Orion, incorporados ao REDECA como software livre, para auxiliar no diagnóstico e planejamento da entidade e de sua rede de parceiros: Integração de Dados Sociais e Inteligência Social. No módulo de Integração de Dados Sociais, são integrados os dados de fontes públicas e/ou abertas, como por exemplo, dados do IBGE, Correios, CadÚnico do governo federal, dados do sistema de assistência social da prefeitura e outros dados relevantes disponíveis. Os dados integrados são higienizados e consolidados na base de dados de informações sociais do REDECA. No módulo de Inteligência Social, são disponibilizados painéis (dashboards) interativos gráficos com os indicadores (KPIs) de um plataforma de software livre de BI – Business Intelligence para gestão e planejamento da rede de atendimento, que permitem visualizar de forma simples e dinâmica as relações que existem entre as pessoas, as famílias, as organizações sociais e a comunidade local.
O Pró-criança participa ativamente de ações e projetos na cidade de Birigui-SP para fortalecimento da rede do SGDCA – Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente. No final de 2014 submeteu um projeto denominado “Rede Tecnológica para Inteligência Social” que foi executado pela Orion com recursos do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criação e do Adolescente de Birigui para implantação da infraestrutura tecnológica criada internamente para integrar mais 6 (seis) organizações sociais da cidade em uma base de dados única por meio do REDECA e disponibilizou os dados por meio de um portal web para consulta do diagnóstico pelas organizações, permitindo a integração de mais de 600 atendimentos mensais relacionados a criança e adolescente na cidade.
Recursos Necessários
• Um coordenador interno para ser o ponto focal nos contatos com o coordenador de projeto do REDECA e também definir as pessoas que deverão ser capacitadas e terão acesso ao sistema;
• Um colaborador responsável pelo cadastro de novas pessoas ou famílias e pelo registro dos atendimentos no REDECA. Este colaborador também poderá emitir os relatórios de acompanhamento e as estatísticas para envio à gestão da organização;
• Observação: Os cadastros podem ser feitos por várias pessoas e não por apenas uma, dependendo do processo interno de cada organização.
• Um computador conectado à internet para acesso ao site do servidor REDECA;
• Um link de internet. Recomendamos uma conexão com mínimo de 512 Kbps. Não é necessária uma conexão muito rápida, mas uma conexão que permita um acesso normal.
Resultados Alcançados
O principal resultado alcançado por esta tecnologia social foi fortalecer a rede humana melhorando a articulação e comunicação entre as organizações sociais e seus parceiros. Em paralelo foi estruturada e disponibilizada uma plataforma completa de software para realizar um diagnóstico ágil, consistente e assertivo da rede de atendimento social de uma comunidade ou um município, representados pelas organizações da sociedade civil (ONGs) e do poder publico, permitindo o registro, integração, organização, classificação e planejamento de todo o processo de atendimento social.
Os principais resultados relacionados à automação dos processos foram:
• Informatização de prontuários,
• Registro de crianças e adolescentes e seus familiares,
• Atendimentos individuais e por turma,
• Encaminhamentos a parceiros por meio do registro de atendimento,
• Relatórios mensais de acompanhamento,
• Análise e cruzamento de dados por meio de um portal web e
• Disponibilização de relatórios gerenciais e gráficos.
Dentre outros resultados alcançados desde 2010 podemos destacar a disponibilização de mais e melhores informações para os usuários, ou seja, os profissionais da área social das entidades envolvidas. A velocidade e a simplicidade de acesso às informações relevantes disponibilizadas pelas tecnologias empregadas, gerando os seguintes benefícios às entidades envolvidas:
• Diminuição do tempo e do desgaste dos profissionais da área social na busca e preparação de informações necessárias à execução de seu trabalho;
• Aumento do tempo, atenção e energia destes profissionais no uso e análise de dados relevantes à execução do seu trabalho;
• Possibilidade de atuação menos reativa e mais pró ativa dos profissionais e entidades;
• Maior eficácia na busca dos objetivos estratégicos de cada entidade.
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