Problema Solucionado
A destinação dos resíduos sólidos é uma questão de vital importância para a qualidade de vida das populações e sobrevivência do planeta, considerando que ocorrendo de forma desordenada, contribui para a degradação do meio ambiente.
Em 2008, os resíduos sólidos encaminhados à reciclagem no estado da Bahia correspondiam a apenas 1% do lixo produzido. A ausência de coleta seletiva municipal em Salvador e Região Metropolitana, aliada ao desconhecimento das comunidades sobre os impactos ambientais do descarte inadequado, indicava a necessidade de orientação educativa nesse âmbito e fortalecia o entendimento de que havia uma possibilidade de buscar alternativas para o descarte de resíduos sólidos envolvendo a comunidade de forma a torná-la agente de mudança e, ao mesmo tempo, beneficiada de maneira direta e imediata com o resultado dessas ações.
A Camapet, cooperativa que já realizava coleta de material reciclável na Península Itapagipe, buscando viabilizar uma metodologia que beneficiasse tanto a comunidade quanto o meio ambiente, encontrou na COELBA interesse em firmar uma parceria através do desenvolvimento de projeto de caráter socioambiental.
Descrição
Considerando o processo de reciclagem que, além de preservar o meio ambiente, também gera emprego, oportunizando às comunidades contempladas com a tecnologia uma renda; aliado à parceria com a Coelba através do projeto Vale Luz, que visa à promoção de ações de desenvolvimento local com o objetivo de propiciar condições para uma melhor qualidade de vida para a sociedade, a solução adotada foi a seguinte:
O cliente Coelba deposita materiais recicláveis nos postos de coleta do Vale Luz e ganha créditos para desconto na sua conta de energia elétrica. Nos postos são coletados latas de alumínio e aço, papéis, papelões, garrafas pet e plástico. A Coelba pesa e armazena todo material coletado nos postos do Vale Luz e repassa à Camapet, que será responsável pelo transporte, seleção, prensagem e repasse de todo material coletado ao destinatário final.
A estrutura de funcionamento da tecnologia requer quatro etapas: compra de materiais, venda de materiais, transporte e pagamento.
1ª Etapa – Compra de Materiais
-1º Passo: Cadastrar
O Agente Coelba cadastra as famílias e entrega o cartão Vale Luz na residência das famílias cadastradas.
-2º Passo: Separar
O cliente Coelba separa os materiais recicláveis por tipo (lata de alumínio ou aço, PET, papel, papelão e outros) na sua casa.
-3º Passo: Trocar
O cliente Coelba vai ao posto de coleta com seu cartão Vale Luz e todo material que conseguiu separar em seu domicilio. O Agente Coelba pesa o material e emite um recibo com o valor total da coleta, que será creditado automaticamente na próxima conta de energia.
-4º Passo: Desconto
O cliente Coelba recebe a conta de energia e verifica se foi descontado o valor da venda dos resíduos sólidos.
2ª Etapa: Venda de Materiais
-1º Passo: Fiscalizar pesagem
A Camapet disponibiliza um cooperado para, juntamente com o Agente Coelba, realizar a pesagem do material coletado.
3ª Etapa – Transporte
O transporte dos resíduos sólidos coletados é feito através da Camapet. A partir desse momento, todo resíduo sólido é direcionado para um galpão de beneficiamento da Camapet no qual o material é selecionado, limpo e compactado para venda aos destinatários finais.
4ª Etapa – Pagamento
A Coelba emite para a Camapet boleto no valor correspondente à pesagem do material, para pagamento.
Recursos Necessários
- Balança de precisão, no mínimo de 50 kg
- Gaiolas em aço para armazenar os resíduos
- Máquina POS
- Mesa
- Cadeiras (para o atendente)
Resultados Alcançados
-Foram recolhidas aproximadamente 22 toneladas de resíduos sólidos que seriam destinados aos aterros sanitários;
-Atendimento e distribuição de folhetos informativos sobre preservação ambiental a 273 famílias visitadas pelo Agente Coelba e beneficiadas com a tecnologia;
-Aumento de 72% no índice de adimplência dos clientes contemplados, no 1º trimestre de 2009.
Comentários