Problema Solucionado
Em seu percurso, o Quixote foi construindo estratégias pedagógicas, clínicas e sociais, compondo sua metodologia voltada à criação de uma estrutura de acolhimento e pertencimento para jovens em situação de risco e exclusão, sendo suficientemente atrativa para que eles chegassem e permanecessem no Projeto Quixote.
A equipe deparou com a falta de oportunidades concretas de inserção, via escola e qualificação para o mundo do trabalho dos jovens atendidos. Percebeu que apenas ser um espaço de expressão da subjetividade e de aprendizagem via arte e atividades lúdicas não era o suficiente para garantir resultados positivos de mudança na vida dos jovens e de inserção no mercado de trabalho. Assim, surgiu a necessidade de dispositivos mais concretos de inserção, e a educação para o trabalho foi uma das estratégias escolhidas.
Neste contexto a parceria do Projeto Quixote com a PricewaterhouseCoopers (doravante simplesmente “Price”) mostra-se inovadora e de fundamental importância para enfrentar a falta de oportunidades reais de inserção social dos jovens.
Descrição
Pela Price, o programa tem dois estágios:
1º Estágio: oferecimento de até 10 vagas para jovens indicados pelo Projeto Quixote e selecionados pela equipe da Price. Os jovens obtêm treinamento em funções administrativas por um ano.
2º Estágio: com o bom desenvolvimento do Estágio 1, a Price contata empresas parceiras e clientes e indica os jovens capacitados para trabalhar por até dois anos, em condição de estágio profissional.
Pelo Projeto Quixote, as ações têm três fases:
1º: os jovens são selecionados nas oficinas diárias de Acolhimento no Projeto Quixote. Por tal, sua situação de risco já é conhecida, bem como sua demanda de atendimento nas áreas de assistência social, educação e saúde. Quando detectado o interesse pelo mundo corporativo, são encaminhados para o programa de Educação para o Trabalho.
O conteúdo programático tem foco em quatro itens:
1. Graffiti: desenvolvimento de habilidades de artes visuais e da estética através da técnica do Graffiti.
2. Empreendedorismo: apresentar outras possibilidades de trabalho que não a contratação formal através da atividade empreendedora. Estimulam-se habilidades individuais que, de alguma forma, possam ser convertidas em empreendimento.
3. Mundo do Trabalho: aprendizado sobre postura no ambiente de trabalho (gírias, comportamento, modo de vestir, relacionamento interpessoal), e conhecimento geral sobre o mercado.
4. Comunicação: estimulação da expressão pessoal através dos diversos meios e formas de comunicação verbal, visual e escrita, e as diferentes maneiras de utilizá-las.
Cada atividade tem duração de duas horas, totalizando oito horas por semana. Esta fase tem duração de seis meses e participam dela até 40 jovens que recebem bolsa auxílio de R$ 100,00 mensais. Deste grupo são escolhidos 25 candidatos para o Programa de Capacitação da Price. Os demais jovens são encaminhados para outras oportunidades.
Os critérios de indicação dos jovens para a equipe de seleção da Price são:
-Condições de inserção no trabalho;
-Interesse pelo tipo de vaga disponível;
-Frequência escolar;
-Referência familiar;
-Conhecimentos em informática;
-Idade entre 16 e 17 anos e 11 meses.
2º: A segunda fase é a inserção e admissão dos jovens.
A primeira ação é o fornecimento de informações sobre a função à qual os jovens candidatos serão indicados: benefícios trabalhistas, condições de trabalho na empresa e direitos e deveres a ser observados. Recebem vestimentas e são apresentados aos departamentos da Price.
Com a intenção de manter o vínculo ao Projeto Quixote, os jovens admitidos participam de supervisão em grupo uma vez por semana, durante duas horas.
Quando passam a integrar o grupo de profissionais da Price, oferecemos aos jovens e a seus familiares apoio psicossocial, sendo uma hora semanal de atendimento psicológico por jovem, e mais uma hora de assistência social por família.
A cada três meses é realizada sondagem de satisfação de todos os envolvidos através de questionário específico, para mudanças pertinentes à melhoria do programa.
3º: Quando os jovens são indicados pela Price às empresas clientes ou parceiras, os profissionais acompanhantes passam a se reunir trimestralmente para discutir e avaliar o programa, despendendo uma hora por jovem.
O atendimento clínico aos jovens continua sem alterações, bem como às famílias. Não há mais necessidade de participar das supervisões, sendo dispensados após análise, disponibilizando maior tempo para compromissos profissionais e mudanças em sua vida.
Sondagem de satisfação é realizada junto à empresa contratante a cada quatro meses, como parte da avaliação do grau de desenvolvimento do Programa de acordo com os objetivos de parceria e dos indicadores de desempenho esperados ao final de um ano.
Recursos Necessários
- Material para consumo
- Transporte
- Bolsa dos Aprendizes
- Lanche
- Despesas Administrativas
- Tributos
Resultados Alcançados
265 jovens atendidos pelo projeto:
2003/2004 - 25 jovens
2004/2005 - 40 jovens
2005/2006 - 40 jovens
2006/2007 - 40 jovens
2007/2008 - 40 jovens
2008/2009 - 40 jovens
2009/2010 – 40 jovens
Atualmente, o projeto atende 15jovens, pois está buscando apoio finsnceiro.
Dos 265 jovens atendidos, 58 ingressaram na Price e empresas clientes e parceiras desta, com bom desempenho e familiaridade nas atividades desenvolvidas.
Todos os participantes gozam de bolsa auxílio para ajudar em suas necessidades pessoais e familiares, além de servir como primeira experiência na administração do próprio dinheiro. Também é dado auxílio transporte.
A participação dos jovens se tornou mais assídua em grupos de discussão sobre a adaptação ao novo ambiente, medos, preconceitos mobilizados pelas novas vivências e expectativas e planos para o futuro, uma vez que há identificação entre as histórias pessoais apresentadas. No que tange questões socioeconômicas, a integração foi possibilitada pela nova perspectiva dos jovens em buscar um caminho próprio através da frequência na escola e inserção no mundo de trabalho.
Pelo pleno acompanhamento dos colaboradores do Projeto Quixote, a maioria dos jovens que teve que mudar de turno na escola ou se empenhar para conseguir conciliar a rotina de trabalho e estudos não apresentou mais faltas que o permitido para o aproveitamento anual na escola. Reuniões sobre a possibilidade de grupos de estudo entre os jovens e profissionais da Price foram pauta de discussão, mas não foi necessário sua implementação.
Após o primeiro ano de parceria, com a aquisição de resultados positivos - critérios exclusivos da Price - as partes realizam um Seminário para divulgação e troca de experiências na área de inclusão social através do trabalho. São convidados para divulgar a experiência as lideranças envolvidas na parceria Projeto Quixote/Price, iniciativas governamentais e lideranças do Terceiro Setor que estabelecem alguma ligação com empresas privadas.
O Projeto Quixote já acolheu mais de 6.000 crianças e jovens e já capacitou mais de 3.000 técnicos, além de colaborar na implementação de serviços similares em Santos, Rio Branco, Itajaí, Porto Alegre e Londrina.
Livro publicado - a metodologia foi sistenatizada na publicação O Escritório é Escola, da Editora Peirópolis.
Comentários