Problema Solucionado
Os níveis de diferentes tipos de agressão, como o bullying e o cyberbullying, e o consumo de substâncias são alarmantes na América Latina, mostrando um aumento nos últimos anos. Estudos anteriores mostraram que a promoção do comportamento de solidariedade entre adolescentes diminui a probabilidade de surgimento de comportamentos desadaptativos e inibe comportamentos agressivos, uso de substâncias e crime. Por outro lado, atividades de solidariedade tendem a melhorar a percepção de si mesmo e a desenvolver habilidades sociais, favorecendo a integração na comunidade e a adaptação psicossocial.
Apesar da importância de promover comportamentos de solidariedade, atualmente existem apenas 10 programas destinados a promover este tipo de comportamento. No entanto, todos estes programas são face-a-face e, dadas as suas características, são difíceis de disseminar e aplicar em diferentes contextos e países. Hero é o primeiro programa de intervenção virtual destinado para promover valores sociais. O ser virtual, e tendo sido desenvolvido tendo em conta o peculiaridades latino-americanas, permite que a flexibilidade seja aplicada em diferentes contextos e países.
Descrição
Metodologia: Estudar a eficácia do programa Herói na promoção da solidariedade, empatia (preocupação com os outros), atitudes de gratidão, atitudes de perdão e Diminuição dos níveis de agressividade em adolescentes foi um desenho de pesquisa pré-teste. Ou seja, os níveis destes foram avaliados nos participantes variáveis ??antes de iniciar o programa Hero, e uma vez que o programa foi terminado, eles voltaram para avaliar as mesmas variáveis ??com o objetivo de analisar se os níveis de solidariedade, empatia, gratidão, emoções positivas e perdão; enquanto diminui o níveis de agressão.
Participantes e procedimento: Um total de 204 adolescentes participaram do programa Hero entre 2016 e 2018 de 12 a 17 anos (M = 13,47; DP = 1,03), 44% dos participantes eram mulheres, de uma média econômica, todos residentes em Buenos Aires e Rosário, Argentina.
O procedimento utilizado para a seleção dos adolescentes foi realizado a partir de Universidade Argentina. Convites para participar do estudo de adolescentes de entre 12 e 17 anos, que devem ter autorização de seus pais ou responsáveis ??para participar dele O primeiro passo foi realizar uma entrevista pessoal com os possíveis participantes, em que o objetivo do estudo e suas características foram explicados (o número de sessões e a duração). Além disso, eles foram informados de que eles poderiam acessar o programa de uma página web habilitada para esse fim (www.herointervention.com), de suas residências ou bem de algum lugar quieto que permitisse a reflexão pessoal. Da mesma forma, eles são indicaram que para isso precisavam ter um computador com câmera e som, assim como com ligação à Internet.
Os adolescentes que concordaram em participar do programa tiveram que assinar um termo de consentimento informado aos pais que receberam o código de acesso. O participante precisa do código para poder gerar um nome de usuário e senha pessoais para entrar no programa. Todos os participantes de um grupo de intervenção recebem o mesmo código, salvaguardando confidencialidade dos dados. O código é usado com a intenção de separar os grupos de intervenção por períodos de tempo ou outras necessidades específicas para o desenho da pesquisa (por exemplo, diferentes maneiras de implementar o Herói: em casa ou de instituição de ensino, etc.). Da mesma forma, o código de acesso é usado para que o
programa não está disponível gratuitamente, mas as classificações podem ser controladas a partir do administrador Desta forma, a qualidade dos dados registrados no sistema é garantida. Depois de obter o consentimento informado dos pais e adolescentes, eles participaram 7 sessões (uma sessão em que completaram a avaliação pré-teste, 5 sessões de intervenção e, finalmente, uma sessão de avaliação pós-teste) de frequência semanal. Cada a sessão durou aproximadamente 30 minutos.
O programa consiste em cinco módulos de intervenção que estimulam empatia, gratidão, bem-estar, perdão e solidariedade A estimulação é feita através de vídeos e atividades em linhas de acordo com a variável que você tenta estimular, por exemplo, módulo de empatia, consiste em um vídeo onde é explicado o que consiste empatia, sua importância, os benefícios que ele apresenta estimulá-lo e como incentivá-lo, então há exercícios de estimulação para o reconhecimento emocional através da identificação de emoções básicas em fotos de pessoas de diferentes idades e culturas, isso ajuda a sensibilizar os adolescentes com as necessidades emocionais dos outros.
No final de cada módulo, os participantes foram convidados a indicar se as atividades realizadas os ajudaram a estimular cada um dos variáveis promovidas no programa. Adolescentes receberam semanalmente lembrete por WhatsApp anunciando que a próxima sessão estava disponível. Após a conclusão dos cinco módulos, uma segunda entrevista foi coordenada face-a-face com os participantes com a intenção de investigar suas opiniões sobre o programa. Algumas das opiniões coletadas em "Testemunho Livre". Instrumentos utilizados para avaliar as variáveis ??durante o pré-teste e pós-teste Os adolescentes completam uma avaliação inicial e final de todas as variáveis estimuladas o programa.
Os seguintes auto-relatos foram utilizados para realizar as avaliações: 1). Comportamento pró-social para diferentes alvos de Padilla-Walker et al, (2011); 2). Índice de reatividade de Davis, (1980) para avaliar a empatia; 3). Questionário de gratidão de McCullough et al. (2002); 4). Escala de Perdão de Rye et al., (2001); 5). Questionário de Emoções de Oros, (2014) e 6). Agressão física e verbal por Caprara et al, (1993).
Recursos Necessários
Os recursos tecnológicos necessários para a implementação do Herói é ter um computador, com câmera de vídeo e placa de som. Por outro lado, também é necessário ter com conexão à internet.
Resultados Alcançados
A fim de abordar os 5 objetivos específicos apresentados no projeto, 5 análise de variância multivariada (MANOVA) de medições de répteis. Esta análise estatística foi feito com o objetivo de analisar a efetividade do programa Hero na promoção de solidariedade, empatia, gratidão, perdão e emoções positivas em adolescentes. Também foi estudado se o programa de intervenção foi eficaz em desencorajar comportamentos agressivos dos adolescentes que participaram do programa. Os resultados eles indicaram que o herói foi eficaz na promoção da solidariedade [MANOVA Hotelling's (3, 149) = 29,26, p =. 001, eta = .37], empatia [MANOVA Hotelling (2, 150) = 24,81, p = 0,001, eta = 0,25], gratidão [MANOVA Hotelling (2, 151) = 244,41, p =. 001, eta = .62], atitudes desculpe [MANOVA Hotelling (2, 152) = 26,30, p =. 001, eta = .26] e emoções positivas [MANOVA Hotelling (3, 151) = 60,88, p =. 001, eta = .56]. Por outro lado, o programa foi eficaz na prevenção do surgimento de comportamentos agressivos entre adolescentes que participou do programa Herói [MANOVA Hotelling's (1, 151) = 3,91, p =. 05, eta = 0,03].
Em conclusão, podemos afirmar que o programa Hero surge como um programa alternativo para a promoção de valores sociais, bem como para prevenir comportamentos agressivos. Ele diferente dos outros programas existentes no fato de ser autoadministrado em um online e usar uma tecnologia muito familiar e atraente para as novas gerações.
Por outro lado, das entrevistas finais que fizemos aos participantes, podemos afirmam que, em geral, o programa teve um alto grau de aceitação por parte do adolescentes os pontos indicados como mais significativos foram as características do programa, destacando o formato, a criatividade das atividades, a originalidade do si mesmos, e também como foi divertido para eles seguirem os slogans propostos pelo programa. Outro dos aspectos gerais do programa destacados pelos adolescentes foi sua capacidade de guiá-los em um caminho de reflexão pessoal. Que os participantes podem identificar este ponto como um aspecto característico do herói, indica uma força importante do programa, pois favorece a observação e a reflexão pessoal é um elemento central na promoção de qualquer força de caráter.
Comentários