Problema Solucionado
Em 1998, ano de início do Programa, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda era uma modalidade de ensino à margem do sistema. A nova LDB – Lei de Diretrizes e Bases de 1996 já privilegia a EJA em dois de seus artigos. E, em junho de 2007, o Presidente da República direciona também verba para a educação de jovens e adultos através do FUNDEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica, pois não havia repasse para o EJA. A alfabetização, na época, já tinha despertado atenção com a criação do Programa Alfabetização Solidária, em janeiro 1997, pelo Conselho da Comunidade Solidária, idealizado pela Profª Ruth Cardoso, na época primeira-dama do país. Apesar dos avanços do Poder Público para essa modalidade de ensino, a Educação de Jovens e Adultos, ainda hoje, não é oferecida para a maioria do povo brasileiro. Muitas são as dificuldades para a sua implementação, além de a vida dura e atribulada do educando, por muitas vezes, inviabilizar a sua permanência em sala de aula.
Descrição
A articulação para montagem dos núcleos envolve um encontro prévio com a comunidade/cidade/empresa interessada. Nesse primeiro encontro, a coordenação apresenta o Programa, esclarecendo como será efetuada a supervisão por parte da Universidade de Sorocaba e o papel que cabe à comunidade/cidade/empresa nessa parceria, além de refletir em conjunto com o responsável (Secretário de Educação Municipal, Líder Comunitário, Chefe Responsável), as características da população que será atendida. A sugestão de funcionamento do Programa é de 6 horas semanais para os cinco primeiros anos do Ensino Fundamental – 1ª fase, e 15 horas por semana, do 6º ao 9º ano – 2ª fase (sistema supletivo com avaliação em processo); porém, cada núcleo (local de funcionamento) tem a liberdade de fazer as adequações necessárias ao uso do espaço físico da comunidade, bem como a disponibilidade dos professores; entretanto, deverá ser observado o mínimo sugerido pelo Programa. As salas deverão conter, no máximo, 20 alunos por fase para não comprometer o processo. O funcionamento dos núcleos (locais de funcionamento, que podem conter uma ou mais salas de aula das duas fases), divide-se em: 1ª fase: Iniciantes ao 5º ano - submetidos a exames para continuidade de estudos, aplicados pelas professoras e Secretaria de Educação Municipal e/ou Estadual. A 2ª fase do 6º ao 9º ano - os alunos, sistema supletivo, são avaliados em processo. Em sessão solene, na Uniso, os alunos recebem ainda o certificado de participação no Programa, após aprovação nos órgãos avaliadores competentes. De acordo com a legislação pertinente, é condição para matrícula ter 16 anos completos, para a conclusão do Ensino Fundamental. Em maio de 2010, a equipe pedagógica do Programa lançou o livro: “História, Teoria e Prática na Educação de Jovens e Adultos”, objetivando socializar as pesquisas realizadas e o cotidiano vivenciado nos 12 anos de prática. Em 2013 com a intenção de trabalhar a linguagem poética e dar voz aos alunos lança o livro: "PROEJA-Uniso: percepções da vida em poesia". Em 2017 solicitando aos alunos que narrem uma história vivida, lança o seu terceiro livro: "PROEJA-Uniso: contos e emoções". Os livros foram distribuídos gratuitamente às Universidades do país e, no caso dos alunos/autores, cada um recebeu uma cópia. As cidades parceiras receberam uma cópia para compor o acervo da biblioteca municipal.
Recursos Necessários
No Proeja-Uniso: o material didático de apoio (de acordo com o número de educandos), a supervisão - formação do professor inicial e continuada, acompanhamento do processo ensino-aprendizagem, exame oftalmológico e solenidade de formatura com coquetel, são gratuitos.
Resultados Alcançados
Nos 21 anos de atendimento do Programa - início março de 1998:
Cidades atendidas (Estado de São Paulo) - Alumínio, Araçariguama, Aracoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Mairinque, Pereiras, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Quadra, Salto de Pirapora, São Roque, Sorocaba, Tatuí, Tietê, Votorantim.
Total de alunos atendidos: 29.100 (Obs.: 38% dos alunos abandonam o Programa antes de concluir os seus estudos, por ano. Alguns retornam no ano seguinte, outros desistem de seus sonhos).
Número de formandos: 5.639 alunos
Exame Oftalmológico: 4.007 (Todos os alunos matriculados fazem o exame de acuidade, sendo selecionados os que necessitam para o exame oftalmológico).
Encaminhados ao Hospital Oftalmológico de Sorocaba para exames mais precisos e cirurgias: 372 (a partir de 2013 por determinação do Ministério Público o encaminhamento ao hospital oftalmológico de Sorocaba só pode ser feito pelo Pronto Socorro das cidades. Os 16 alunos/pacientes encaminhados em 2017 e 2018, com agendamento direto pela coordenação do Programa referem-se a mutirão especial do hospital, no caso, para atendimento das patologias: glaucoma, catarata e córnea.
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