Problema Solucionado
O Instituto André Franco Vive iniciou o atendimento de crianças de 4 a 6 anos a partir de 2014 não só por acreditarmos que este período de desenvolvimento da criança é o mais importante na organização das bases para as competências e habilidades desenvolvidas ao longo da sua vida, mas também por haver uma enorme demanda de crianças e famílias na comunidade em busca de atendimento. A maior parte destas crianças ficava em casa aos cuidados de irmãos menores, sem qualquer apoio ou acolhimento educativo. Atualmente temos uma fila de espera de 120 alunos para participarem do projeto. Nosso objetivo é dar continuidade e ampliar nosso atendimento. Acreditamos que o investimento na primeira infância é um facilitador no ingresso da criança no Ensino Fundamental já que seu desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional foram anteriormente trabalhados contribuindo na formação do indivíduo e evitando a possível evasão escolar.
Descrição
Os alunos são atendidos no contra turno escolar ( EMEI) de segunda a sexta nos períodos matutino e vespertino.A fim de fortalecer a integração do Instituto com a comunidade e famílias a coordenação do projeto realiza reuniões bimestrais de pais (a fim de envolvê-los no planejamento e ações do projeto), contato mensal com Escolas e EMEIs (onde alunos, irmãos e famílias são atendidos) reuniões semestrais com educadores da rede Municipal e Estadual que atendem a comunidade (para a elaboração de um plano de ação para melhoria da educação na escola e na execução do projeto).
Também são realizadas atividades como o Dia da Família onde os pais são convidados a participar das mesmas atividades que seus filhos praticam em sua rotina escolar (leitura e escrita, jogos de raciocínio, artes, música, culinária e etc). O objetivo desta atividade é integrar as famílias e também fazer com que pais vivenciem de forma efetiva o processo educativo de seus filhos, valorizando-o. Acreditamos que o engajamento da comunidade no projeto contribui para que esta assuma, junto ao Instituto, responsabilidades pelo desenvolvimento integral de sua população, condição necessária para a construção de uma educação voltada para a cidadania, a convivência e os valores democráticos.
CONCEITOS:
Os conteúdos são trabalhados buscando estar de acordo com o interesse dos alunos, contribuindo assim para seu envolvimento e curiosidade para com os diversos temas oferecidos. Pretendemos valorizar diferentes áreas do conhecimento num movimento interdisciplinar entre elas (por exemplo, a aula de culinária poderá desenvolver o seu conteúdo através de um conto, de um desafio matemático, de uma atividade de artes e uma música):
Autonomia - Metodologia: atividades em grupo, roda de conversa, escolha de atividades, ajudante do dia (a cada dia um aluno do grupo é eleito o ajudante do dia e tem de cumprir tarefas específicas e previamente combinadas com o grupo e aluno , por exemplo : o ajudante do dia é quem manuseia o calendário de sala , serve o lanche, faz a chamada com o professor e etc)
Expressividade - Metodologia: introdução de jogos de raciocínio lógico na roda de conversa, lições planejadas de acordo com a demanda dos alunos e conteúdo trabalhado, introdução às artes através de atividades de experimentação e do fazer artístico, estimulo à expressão oral (oralidade) na roda de conversa, introdução de canções tradicionais e atuais de maneira espontânea (durante execução de uma pintura, por exemplo, ou durante uma brincadeira de roda e corda), apresentar novas músicas aliadas a movimentos (atividades de corpo e movimento), fazer um levantamento das brincadeiras de quintal já conhecidas dos alunos e a partir delas apresentar novas brincadeiras e desafios, apresentar atividades e materiais artístico a diversos para experimentação e introduzir atividades artísticas dirigidas (releitura de obras , desenho e pintura espontâneos com materiais diversos e etc).
Criatividade - Metodologia: a criatividade é pautada e estimulada em toda rotina e processo individual do aluno
Vínculo afetivo - Metodologia: oferecer um ambiente saudável e seguro, desenvolver ações de planejamento e de estruturação de condições psicossociais que favoreçam efetivamente o processo de ensino e aprendizagem, acolher o aluno de forma individual e afetiva, oferecer oportunidades diárias de exercícios ao ar livre oferecendo aos alunos materiais com diferentes desafios (segurança/confiança/autonomia), dar liberdade de ação às crianças e lhes oferecer a chance da interação com o grupo. Uma prática pedagógica fundamentada na afetividade possui maiores condições de atender aos objetivos educacionais.
ATIVIDADES:
Leitura e escrita: leitura e escrita está presente em todas as atividades; desde um ambiente letrado bem como atividades dirigidas como roda de história, grafia e reconhecimento do próprio nome e etc.
Autonomia: a criança escolhe qual atividade oferecida pretende participar. Estas atividades são espontâneas, sem interferência direta do professor.
Artes: o aluno experiência as possibilidades de criação e também é capaz de identificar e respeitar as produções do grupo.
Música: esta linguagem desenvolve a expressão, o equilíbrio e autoestima além facilitar a integração social.
Corpo Movimento: brincadeiras que desenvolvem habilidades de coordenação motora espacial, ritmo e linguagem.
Culinária: os conteúdos ( matemática , linguagem e etc) são desenvolvidos de maneira lúdica e interdisciplinar.
Biblioteca: os alunos escolhem livros e levam para casa, compartilham a leitura com a família e na devolução compartilham com o grupo sua experiência leitora.
Relaxamento: o relaxamento é uma pequena pausa na rotina cujo objetivo é repousar o corpo e a mente para seguir com foco e calma para as próximas atividades.
Meio Ambiente e reciclagem: alunos aprendem a importância do cuidado e sustentabilidade do planeta ( horta, reciclagem etc)
Recursos Necessários
ESPAÇO FÍSICO ADEQUADO :
- Biblioteca infantil,
- Brinquedoteca/videoteca,
- Área externa,
-Salas reversíveis
-Mobiliário,
-Sala de convívio familiar ,
-Banheiros e
-Sala de informática ( opcional)
-Material didático: livros, papelaria , material de escritório, equipamento de informática( opcional) equipamento áudio visual e jogos diversos
Resultados Alcançados
Resultados quantitativos: crianças alfabetizadas 92% ,crianças em nível alfabético e silábico 8%,redução do Índice de vulnerabilidade 58% (crianças que frequentam instituto e que foram retiradas das ruas ou de irmãos cuidadores),assiduidade: 98%,desistências: 2%,Continuidade: 98% (crianças que frequentam o Instituto, a mais de 3 anos e continuam frequentando o projeto sócio educativo a partir de 6 anos),participação e integração de pais e familiares: 78%%,lista de espera para 2019 para o Projeto primeira infância: 187 alunos
Resultados qualitativos:
Comunidade:
• Mobilização e participação de pais e mães, professoras e funcionárias, conselheiros tutelares e da educação, Ubs , Escolas, Meis.
• Respeito e acolhimento
• Garantia do direito das famílias de acompanhar as vivências e produções das crianças
• Participação da instituição na rede de proteção dos direitos das crianças.
Projeto:
• Proposta pedagógica consolidada e com resultados positivos
• Profissionais envolvidos com acesso à formação continuada
• Condições de trabalho adequadas, envolvimento e participação dos pais, alunos e funcionários
• Espaço e mobiliário que favorecem as experiências das crianças
• Materiais variados e acessíveis às crianças
• Respeito à dignidade, ao ritmo, identidade, interesse, ideias, produções e conquista das crianças.
Alunos:
• Desenvolvendo seu potencial e construindo sua autonomia
• Construindo e estabelecendo vínculo afetivo significativo
• Relacionam-se com o ambiente natural, tendo experiências agradáveis e saudáveis com o próprio corpo
• Expressando-se por meio de diferentes linguagens plásticas, simbólicas, musicais e corporais, tendo experiências agradáveis, variadas e estimulantes com a linguagem oral e escrita, reconhecendo suas identidades e valorizando as diferenças e a cooperação.
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