Tecnologias Sociais | Plataforma de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

embrapa
2021
Certificada

Pomares Para Produção Precoce E Diferenciada De Pinhão Em Pequenas Propriedades

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Florestas

Desenvolvemos estudos que culminaram na tecnologia para implantação de pomares para produção precoce de pinhão e diferenciada, disponibilizando alternativa de renda aos produtores rurais. A tecnologia tende a transformar a araucária de uma espécie não quista para benquista tendo em vista a geração de renda e, assim, ajudar na sua conservação. A tecnologia está disponível para os interessados por meio de livros, folders explicativos e cursos. O início da produção ocorre de 6 a 10 anos após plantio e estimativas indicam a possibilidade de obtenção de média de até 2.500 kg de pinhão por ha por ano aos 15 anos com a tecnologia, em detrimento a 110 kg/ha na colheita de florestas nativas.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Projeto Biodiverso: Integração Pesquisa Científica E Ensino Na Formação Técnica De Jovens Multiplicadores Filhos De Agricultores Familiares

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Mandioca e Fruticultura

O projeto BIODIVERSO insere na formação técnica de jovens (14-18 anos), filhos de agricultores familiares, a iniciação científica como forma de estimular e ampliar conhecimento e diálogo entre saberes científico e o popular na construção de novos conhecimentos locais. Caracteriza-se por sua ação participativa para gerar conhecimento científico e prático com soluções tecnológicas locais para o pouco diversificado SAF tradicional tipo ‘cabruca’, no Território do Baixo Sul da Bahia em ecossistema antropizado de Mata Atlântica. Capacita jovens técnicos da CFAF como multiplicadores em suas comunidades em boas práticas agrícolas locais que promovem agrobiodiversidade, fitossanidade e integridade do solo. Os jovens alunos participam da pesquisa com materiais genéticos de Citrus spp. visando identificar os superiores. Como tecnologia social, busca contribuir com o desenvolvimento regional, ampliar segurança alimentar, renda e perspectivas dos jovens técnicos multiplicadores e contribuindo para fixação no meio rural.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Fale Conosco