Igualdade de Gênero | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Absorventes Ecológicos E Inclusivos

Economia Solidaria do Sol Nascente

A Tecnologia Social se baseia na Confecção de absorventes com tecidos laváveis e reutilizáveis. A Tecnologia produz esses itens de higiene menstrual de forma coletiva e cooperada entre as participantes. Cada representante possui um papel importante diante das habilidades que possuem. Enquanto algumas cortam medidas da matéria prima para diferentes tamanhos, outras costuram essas peças enquanto outro grupo fica responsável pela finalização dos materiais. Os absorventes ecológicos guardam compromissos com os três pilares do conceito ASG (Meio Ambiente, Social e Governança). É Ambientalmente correto, pois não gera resíduos descartáveis e possibilita o reuso dos materiais, é Socialmente responsável pois agrega mulhereres em torno de uma causa comum em sua realidade social, gerando empoderamento, acesso à dignidade por produtos de higiene menstrual de baixo custo e reutilizável e sensibilização com a ampliação do alcance da solução, na medida em que divulga o material para mulheres de classes sociais menos providas de recursos. Além disso, possui governança madura, pois o agrupamento de mulheres buscam a produção para gerar renda comum, cujos resultados são compartilhados e celebrados entre todas as participantes.

Temas: Renda Saúde Ver mais

Afreektech

Movimento Black Money

Afreektech representa uma abordagem abrangente de inclusão digital, impulsionando a transformação do ecossistema empreendedor negro com ênfase nas áreas de comunicação, educação e geração de negócios voltados para a comunidade negra. Nosso diferencial reside na promoção do letramento identitário e na adoção de um mindset inovador no ecossistema afroempreendedor. Por meio de hackathons e programas de aceleração para carreiras e negócios voltados para a comunidade negra, buscamos conferir uma verdadeira autonomia e liberdade, utilizando a tecnologia como meio para promover justiça econômica. Atuamos de maneira efetiva no estímulo ao empreendedorismo e à inovação destinados à população afrobrasileira. Enfatizamos a educação como pilar essencial, direcionada à busca por oportunidades e ao desenvolvimento de habilidades e competências para empreendedores e jovens negros. Nossa metodologia é solidamente fundamentada na Transformação Digital, visando não apenas trazer, mas capacitar a comunidade negra para uma participação ativa e bem-sucedida no mercado digital.

Temas: Educação Renda Ver mais

Amara Cozinha Saudável

Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário - IBEAC

A Amara Cozinha nasceu em 2017 com a proposta de geração de renda, autonomia e empoderamento feminino para que mulheres possam superar principalmente situações de violências. Com um propósito maior, as Amaras promovem a conscientização e o acesso à alimentação saudável pela venda de produtos, prestação de serviços e formações em suas comunidades. Está localizada no extremo Sul da cidade de São Paulo, na Sede Parelheiros Saudável Territórios Abraçados, espaço coordenado e mantido pela parceria IBEAC (Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário) e CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento), atingindo famílias, grupos e organizações de 6 bairros do entorno – Barragem, Colônia, Jardim Silveira, Nova América, São Norberto e Vargem Grande.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Antenados Produtora

Instituto Ramacrisna

A tecnologia visa oferecer novas perspectivas de vida e promover o empoderamento de jovens acima de 16 anos, em situação de vulnerabilidade social, moradores em área rural e/ou periferia de cidade do interior, através da qualificação profissional no segmento de fotografia, cinegrafia, edição de imagens e redação. Essa formação possibilita se tornarem potenciais produtores de conteúdo e agentes transformadores da sociedade em que vivem, gerando trabalho e renda através da prestação de serviços a empresas e organizações sociais, produzindo reportagens, coberturas fotográficas e vídeos institucionais, tornando-se um grupo autossustentável e autônomo, possibilitando a replicação da tecnologia.

Temas: Educação Renda Ver mais

Arquitetura Na Periferia

INSTITUTO DE ASSESSORIA A MULHERES E INOVAÇÃO -­ IAMÍ

Arquitetura na Periferia é um método de assessoria técnica a pequenos grupos de mulheres em situação de vulnerabilidade social, que as reúne e capacita para a independência do instalar, construir, reformar e melhorar as suas casas. Desenvolvido a partir da pesquisa de mestrado da arquiteta Carina Guedes, em 2013/14 pela EAD-UFMG, o método tem como premissas a autonomia das participantes, a cooperação e o trabalho coletivo. Trata-se de um processo no qual as participantes são apresentadas às práticas e técnicas de projeto e planejamento, e recebem um microfinanciamento para conduzirem suas obras com autonomia e sem desperdícios.

Temas: Educação Habitação Ver mais

Banco Moeda Verde - Microcrédito Pago Com "Lixo" Reciclável

Instituto de Desenvolvimento Amazônia Sustentável - IDEASSU

O Banco Moeda Verde, oferece microcrédito em moeda social (a moeda verde) a pequenos empreendedores que empreendem por necessidade na cidade de Igarapé-Açu, Pará. Atualmente, os empréstimos variam entre 100 e 400 moedas verdes (cada moeda verde vale um real). A inovação da proposta, está na forma que o empreendedor tem para quitar o pagamento das parcelas do microcrédito, que pode ser realizado com a entrega de resíduos recicláveis (papel/papelão, metal, plástico, e-lixo e óleo de cozinha usado) diretamente na Central de Valorização de Resíduos do Projeto Movimento Moeda Verde, onde os resíduos são pesados e o valor contabilizado, é abatido do montante da dívida do empreendedor.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Cozinhas Coletivas Agroextrativistas

Instituto Internacional de Educação do Brasil

Ao longo dos anos, o Instituto Internacional de Educação do Brasil – IEB tem atuado no fortalecimento de processos de organização coletiva e social, objetivando facilitar a inclusão socioprodutiva de mulheres de diversos territórios na Amazônia. Seus esforços são voltados para que mulheres ribeirinhas, indígenas, quilombolas, agroextrativistas, entre outros grupos, sejam reconhecidas como protagonistas nos processos de desenvolvimento socioambiental e na realização de atividades ligadas às economias da sociobiodiversidade. A Cozinha Coletiva Agroextrativista Iaçá, criada em 2018, é situada na comunidade de Santo Ezequiel Moreno, no município de Portel, no arquipélago do Marajó, no estado do Pará. A comunidade ribeirinha localiza-se aproximadamente a uma hora “de viagem” fluvial da sede do município e está localizada às margens do Rio Acutipereira, fazendo parte do Projeto Estadual de Assentamento Agroextrativista (Peaex) Acutipereira. Três anos após a criação da cozinha Iaçá, em novembro de 2021, outra cozinha agroextrativista surge, desta vez no estado do Amapá: a Cozinha Coletiva do Beira Amazonas. O nome da cozinha faz referência à sua localização: trata-se de uma região que concentra 26 comunidades agroextrativistas, que se autodenominam comunidades do “Beira-Amazonas”, estando localizadas na margem direita do Rio Amazonas, numa área onde as águas dos rios Macacoari e Amazonas se encontram. O Beira Amazonas está sob a jurisdição de dois municípios - Itaubal e Macapá.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Escola De Pais: Fortalecimento Familiar Para Prevenir O Acolhimento De Crianças

Aldeias Infantis SOS Brasil

A "Escola de Pais" existe para reverter a fragilização de vínculos afetivos, fortalecendo as relações familiares e comunitárias para criar um ambiente seguro e protetor para crianças, adolescentes e jovens com risco de perda do cuidado parental. Iniciado em Foz do Iguaçu no ano de 2015, atua diretamente no núcleo familiar, com visitas domiciliares, oficinas temáticas, seminários de integração das famílias com a rede local e encaminhamentos para a rede de apoio (CRAS, CREAS). Atendeu 147 famílias, tendo sido evitados até o mês de fevereiro de 2017 pelo menos 32 acolhimentos, deixando de onerar o município em mais de R$770.000,00, que seriam alocados para o serviço de acolhimento.

Temas: Educação Saúde Ver mais

Espaço Meninas - Inclusão Social De Meninas Em Liberdade Assistida

Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas

O Espaço Meninas abrange atendimentos individuais e grupais de caráter reflexivo às adolescentes que estão em cumprimento de medida de liberdade assistida (LA) e a seu grupo familiar, com enfoque no desenvolvimento pessoal e social, abordando demandas pertinentes ao gênero, universo infracional. Este espaço de atendimento exclusivo para adolescentes acontece na instituição há 19 anos.

Temas: Educação Saúde Ver mais

Estratégias Para O Empoderamento Das Catadoras De Mangaba Em Sergipe

Embrapa Tabuleiros Costeiros

Produção de conhecimentos sobre o extrativismo e o papel das mulheres na conservação da biodiversidade, apoio à mobilização das mulheres nos âmbitos nacional, estadual e local e disponibilização de informações e análises sobre o extrativismo para as instituições são os pontos principais da TS.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Fale Conosco