Resumo
O Instituto Cultural No Palco da Vida é um projeto que possibilita que crianças, adolescentes e adultos se desenvolvam através da arte e educação. Criado pelo ator e diretor Wal Schneider, que ao realizar seu sonho como ator no Rio de Janeiro, quando saiu do interior do Ceará em cima de um caminhão de Melão e com apenas R$ 25,00 no bolso e ao realizar seu sonho, queria que outras pessoas tocassem seus sonhos. Nesses 16 anos o projeto vem fazendo história no bairro de Olaria, se tornando a 1ª Escola de Artes da região da Leopoldina – Rio de Janeiro. Mais de 7 mil alunos entre crianças, adolescentes, adultos e pessoas com necessidades especiais tiveram acesso gratuito às oficinas de artes integradas (Teatro, dança, musicalidade e incentivo à leitura), capacitando-os para o palco da vida real e elevando a autoestima. Além de formar plateia de 300 pessoas mensalmente em eventos, o projeto tem uma rica biblioteca com mais de 20 mil livros e um dos acervos mais importantes do Brasil; revistas e programas antigos do teatro brasileiro, quadros de artes e objetos que contam a história do Teatro Brasileiro. Oferecemos passeios culturais a locais da cidade do Rio de Janeiro (cinemas, museus, bibliotecas, teatros como o Centro Cultural Banco do Brasil e instituições culturais), realizados mensalmente com o objetivo de aprofundar o conhecimento e ampliar a visão de cultura, sociedade e cidadania. Ao final de cada dois semestres realizamos uma montagem artística com os alunos, fazendo com que usem a experiência na vida artística ou outras profissões.
Objetivo
Ampliar o acesso à cultura e desenvolver habilidades e competências de crianças, adolescentes e adultos em situação de fragilidade social, ajudando a formar cidadãos conscientes e protagonistas de suas vidas.
Problema Solucionado
O projeto desenvolve há 16 anos ferramentas dentro da nossa filosofia e visão de mundo, sendo a ponte para os alunos que frequentam as aulas, muito deles vem de uma realidade onde não haveria chances de se desenvolverem com arte, assim apresentamos caminhos para que possam desabrochar com o tempo. Temos histórias como do aluno Eduardo Peçanha, que entrou no projeto com 10 anos de idade, morador do Complexo do Alemão, de acordo com sua mãe, ele era uma criança violenta que não sabia ler direito e tinha dificuldade de fazer amigos e se comunicar com outras pessoas. Hoje, já com 14 anos, Eduardo se expressa pelas artes cênicas. Outra história de superação é do Luiz Henrique, que começou a fazer às aulas com 10 anos de idade, fugindo do pai, no qual batia por conta de problemas com bebidas e drogas, e hoje teve a vida transformada ao passar dos anos no projeto, se formou como ator e professor, e hoje é professor da turma de teatro infantil do projeto no Palco da Vida. Outro exemplo, é do Will Dubrok, entrou com 14 anos de idade, ao chegar agressivo e vir de uma realidade onde cresceu sem a presença do pai e ainda com o irmão que fazia parte do crime da região e ele entrou para o projeto e teve uma realidade diferente do irmão, descobrindo o talento que tinha de escrever e dirigir, e hoje com 27 anos, é um dos coordenadores do projeto, produzindo peças musicais e possibilitando outros alunos a encenarem no audiovisual.
Descrição
Conhecido há décadas como uma das regiões mais violentas do Rio de Janeiro, o Complexo do Alemão reúne em suas 15 principais comunidades cerca de 70 mil pessoas. O Complexo do Alemão é formado por 15 favelas, ocupando 1.905.715 metros quadrados dos bairros de Olaria, Ramos, Bonsucesso, Penha, Inhaúma e Higienópolis, no qual são uma região árida de cultura e formação. Nossa instituição prioriza mudar essa realidade através da cultura e educação. Temos educadores e voluntários capacitados e muitos são formados dentro da nossa instituição e isso nos faz especialistas nesta importante fase do desenvolvimento infantil e consequentemente na formação de adolescentes e adultos de integrar pessoas com necessidades especiais. Em nossa proposta pedagógica, valorizamos à investigação a curiosidade, incentivando a observar, pesquisar, argumentar e construir ponte e estratégias para se desenvolverem intelectualmente e como ser humano. Criamos possibilidades diferenciadas que contribuem com a formação de pessoas criativas, autônomas e críticas e capazes de transformarem o meio do qual fazem parte, tendo a afetividade como base de todo o processo. Oferecemos atividades que propiciam o desenvolvimento global. Trabalhamos cada dia mais para que os nossos alunos se desenvolvam e descubram seu potencial através da arte e educação. Métodos desenvolvidos através do Stanislavsky, Grotowsky, Antony Artaud, Zé Celso, Stella Adler (Actor’s Studio), Bertolt Brecht e do Teatro do Oprimido (Augusto Boal) e Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire.
Técnicas desenvolvidas; perda sua timidez, aumente sua autoestima, faça novos amigos, descubra o seu charme, encontre o seu carisma, brinque de ser ator/atriz, Entre em contato com sua essência, descubra a missão de sua vida, Resgate sua criança interior, descubra o palhaço que existe em você, aprenda a realizar seus sonhos e o erro é o maior elogio.
Eventos promovidos: Promovemos para o público de 300 pessoas, eventos culturais mensais no bairro de Olaria. Baú das Artes; abrimos a sede para os artistas da região mostrarem seu trabalho artístico. Papo de Mestre; convidamos personalidades da sociedade para um bate papo com os alunos e o público. Leia e compartilhe; um vento literário, promovendo lançamento de livro, bate papo com autor e leituras dramatizadas. Cine Palco; exibições de obras audiovisual e promover debates, além de promover oficinas de cinema com objetivo final de produzir curtas-metragens e videoclipes com os alunos.
Para acompanhar o processo de desenvolvimento é resgistrado depoimentos dos alunos contando sua experiência e transformação, além de relatos dos resposnáveis das crianças e adolescentes.
Recursos Necessários
- Professor de artes integradas (Adolescentes e adultos)
- Professor de artes integradas (Crianças)
- 2 Assistente de produção.
- Atendente.
- Produtor Multimidia.
- Coordenador de produção.
- Assessoria de Imprensa/ divulgação.
- Lanche para produção e alunos.
- Microfone Shure Sv100.
- Câmera Digital Canon EOS
- 2 Notebook para pesquisa do acervo do projeto.
- Van para os passeios culturais com os alunos.
- Retroprojetor para sessões de cinema.
- Camisas do projeto com a logo do apoio do Banco do Brasil.
- Televisão para exibição de videos em aulas/ espetáculos.
- 4 Mesas para estudos, pesquisas e exposições.
- 10 Cadeiras para os estudos e roda de leitura e debate.
- Figurinos para os espetáculos.
- Filipeta e Banners de divulgação.
Resultados Alcançados
Ao longo dos 16 anos do projeto tivemos diversos resultados alcançados pelo projeto;
- Aumento de 300 alunos por ano.
- Desempenho dos alunos dentro da escola e convívio familiar.
- 6 Montagens de espetáculos por ano.
- 4 curtas-metragens gravados e concorridos em festivais de cinema.
- Apoio e Chancela do Criança Esperança no trabalho desenvolvido.
- Capacitação de adolescentes e jovens em produção artística.
- Alunos de faculdade estudarem no acervo do projeto.
- Aulas virtuais para pessoas de outros estados do Brasil terem acesso ao conhecimento.
- Levar espetáculos e workshops para mais de 30 escolas públicas, particulares, abrigos, CRASS, praças públicas do Rio de Janeiro por ano.
- Em 2020 e 2021 tivemos um avanço de mais de 5 mil inscritos no nosso canal do YouTube durante o período das aulas online de teatro.
- Em 2018, 4 crianças da turma infantil foram entrevistados no programa Conversa com Bial da Rede Globo.
- Em 2019 e 2021 conseguimos parceria com o Instituto ATADOS, que porporcionam levar os trabalhos dos alunos nos eventos mundialmente conhecido (Dia das Boas Ações).
- Os alunos tiveram contato atarvés de oficinas e palestras com personalidades como Malu Mader, Dira Paes, Rosane Svartman, Ruth de Souza, Fred Mayrink, Rossella Terranova, Zezé Motta, Bianca Ramoneda, Ricardo Cravo Albin, André Dias, Fabricio Mamberti, Ana Paulo Araújo entre outros.
- Participação da aluna Amanda de Jesus no programa Criança Esperança da TV Globo.
- Aluna Gi Fernandes entra na séie "Justiça 2" (TV Globo).
- Participação de alunos em novelas/ séries e filmes como "Caminho das índias" (TV Globo), "Fina Estampa" (TV Globo), série "Ribanceira" 9Canal Brasil), filme 'Uma professora muito Maluqinha" e videoclipe "Como 2 e 2" com a cantora Ana Ratto.
Público atendido
Adulto
Adolescentes
Afrodescendentes
Alunos do Ensino Fundamental
Alunos do Ensino Médio
Analfabetos
Crianças
Jovens
Mulheres
Trabalhadores Autônomos
Comentários