Problema Solucionado
O município de Croatá com apenas 17.000 habitantes, localizado na região norte do estado, mais especificamente na Serra da Ibiapaba, não diferentemente de outros com densidade maior, já enfrenta vários problemas sociais ligados a criminalidade que está atrelada a vulnerabilidade e risco social. O problema vivido pela juventude croataense decorre, dentre outros motivos, da falta de opções de lazer/entretenimento para preencher o tempo ocioso destes jovens, o que acaba levando-os a caminhos tortuosos e, infelizmente, cada vez mais comuns, como uso de drogas, prostituição e outros crimes. Na perspectiva de transformar esta realidade, este projeto se coloca como uma ferramenta para o despertar das naturezas cidadãs e artísticas, latentes nas crianças e adolescentes do município de Croatá. No processo de formação são realizadas atividades que vão além do ensino teórico e prático musical, de modo, que se promova também através das atividades a socialização, espírito criativo, dinamismo, companheirismo e trabalho coletivo, sempre objetivando a formação de cidadãos com cultura e autoestima elevada.
Descrição
O Ponto de Cultura desenvolve uma ação de caráter formativo e artístico que busca através de sua filosofia de trabalho firmar parceria com escolas, empresas privadas, sociedade civil e poder público para desenvolver atividades de formação musical e ações educativas e socioculturais. Com foco no desenvolvimento pessoal de seus alunos se coloca como um agente na informação e prevenção das diversas mazelas que se fazem cada vez mais presentes em nossa sociedade fazendo como vítima principal nossas crianças e adolescentes que, diante de seu tempo ocioso, tendem a enveredar cada vez mais pelos caminhos tortuosos das contravenções e criminalidade. Desde 2006 as ações do ponto de cultura atenderam quase 1.000 alunos e atualmente mais de 300 crianças e adolescentes com idade a partir dos 06 anos dispõem de aulas de violão, flauta doce, percussão, sopros e informática.
As atividades formativas consistem em curso de Informática com editoração de partituras, oficinas de musicalização e prática instrumental de violão, flauta doce, percussão e sopros, oferecidas no contra turno das aulas do ensino regular de segunda a sexta das 8h às 21h na própria sede da instituição e no salão cultural da paróquia de Nossa Senhora das Dores no município de Croatá-CE. O processo de ação continuada do Ponto de Cultura Vamos Fazer Arte tem resultado, assim, na formação de grupos musicais variados dos quais se pode destacar a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra como o maior e principal deles por sua fama ir além do estado do Ceará.
Outra ação que se realiza é a difusão dos resultados das atividades com mostra artística dos alunos da escola e apresentações dos grupos fruto desses anos de trabalho, concertos da orquestra Filarmônica Estrelas da Serra no município de Croatá e cidades vizinhas, de modo que o fomento e compromisso com as políticas públicas culturais sejam amplamente divulgado e visto pela população como uma ferramenta acessível para o desenvolvimento cultural, artístico e social de um povo.
Não se pode pensar no desenvolvimento educacional e social de nossos jovens com a simples visão reducionista de ensinar a ler, escrever e tão somente com o vislumbre da formação profissional. Mais que isso, a sociedade e as escolas precisam se comprometer com a cultura e cidadania formando seres humanos plenos e pensantes que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos.
Nessa visão, há uma gama de possibilidades de ações culturais e artísticas que podem ser realizadas com foco na criação de oportunidades e isso deve ser feito sempre por meio do incentivo do aprendizado à prática de um instrumento musical como expressão da criatividade e conhecimento de boas experiências realizadas com o protagonismo artístico através de apresentações, mostras e concertos em locais diversos como espaços culturais e praças na sede e em outros municípios; como é o caso da presente proposta. Há mais de 10 anos a escola de música realiza este trabalho dando sua contribuição mais que significativa e reconhecida na educação e na cultura do município de Croatá; reconhecimento esse que pode ser constatado através do Título de Utilidade Pública Municipal concedido pela câmara legislativa de Croatá; Certificação pela Fundação Itaú social, Unicef e CENPEC como um dos projetos semifinalista do prêmio Itaú Unicef (ficando entre os 16 melhores projetos do Nordeste em ações culturais de educação semi-integral); e Título de Ponto de Cultura concedido em 2011 pelo Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura do Estado – Secult. É válido ressaltar ainda que tramita na câmara legislativa estadual projeto de lei que concederá título de Utilidade Pública Estadual para a instituição proponente em reconhecimento pelos relevantes serviços prestado ao estado.
Recursos Necessários
Para a implantação da tecnologia social é necessário:
1. Sala revestida com isolamento acústico,onde irão acontecer os ensaios do grupos e reuniões (capacidade para 100 pessoas);
6. Sala de Aulas equipadas com lousa e carteiras. ( cada uma com capacidade ara atender aproximadamente 15 alunos por aula);
1. Studio para gravação e equipamentos para fazer mixagem. (equipamento destinado para gravações dos músicos, alunos e artistas da comunidade);
2. Banheiros, um feminino e outro masculino;
1. Espaço com lavatório e bebedouro (onde acontece a higienização dos instrumentos);
1. Sala para funcionar como diretoria do projeto, onde fica a coordenação.
1 Instrumentos musicais como: flauta Doce, violão, guitarra, saxofone, trombone, trompete, trompa, flauta transversal, bateria, teclado e dentre outros (os instrumentos são em quantidades variadas, dependem da quantidade de alunos).
Resultados Alcançados
Os resultados alcançados pela instituição são grandiosos quando fazemos uma breve análise. Foram atendidos durantes todos esses anos quase 1.000 alunos; de modo que mais de 70% deles aprenderam a tocar um instrumento e mais de 50% deram continuidade ao aprendizado musical. Outro grande resultado foi a formação da Orquestra filarmônica Estrelas da Serra, que com apenas sete anos de existência é uma referência no nordeste no âmbito da música instrumental de sopros, tendo já realizado mais de 140 apresentações em diversas cidades por todo o nordeste, se apresentando com artistas renomados do meio musical como: pianista Arthur Moreira Lima; Sanfoneiros Waldonys. Conforme poderá ser comprovado nos indicadores e portfólios em anexo, a contribuição tem sido altamente relevante no desenvolvimento educacional, cultural e visão de mundo dos alunos atendidos, melhorando também o comportamento, respeito à família, compromisso, disciplina, concentração, raciocínio lógico, coordenação motora, protagonismo e principalmente sua capacidade de se socializar com outras pessoas de áreas distintas da sociedade.
Comentários