Problema Solucionado
A Embrapa Informação Tecnológica, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), dentro das ações do Programa Fome Zero, tem implementado ações por meio de programas e projetos que vislumbram o desenvolvimento tecnológico aliado à inclusão social, à segurança alimentar e à conservação do meio ambiente, entendendo estas dimensões como promotoras de cidadania. Neste contexto, intenta assegurar a efetividade de políticas de assistência social e contribuir para o acesso regular e permanente a alimentos com qualidade e em quantidade, para contribuir para a inclusão de jovens e adultos na construção de um país desenvolvido e justo. Com esse enfoque, a Empresa gera e adapta tecnologias de fácil aplicação e baixo custo para a pequena produção de alimentos de qualidade direcionada, por meio de estratégias pedagógicas às comunidades de baixa renda. Neste contexto promove a democratização do acesso ao conhecimento e a disponibilização de soluções tecnológicas sustentáveis para a agricultura familiar.
Descrição
As Minibibliotecas têm como finalidade levar à juventude rural e aos agricultores familiares informações em linguagem simples e acessível, ilustradas, em cartilhas, livros e materiais audiovisuais. Os temas escolhidos, relacionados à agricultura familiar, foram pensados para atender à diversidade da necessidade de informação de cada região do país e selecionados para auxiliar na formação de jovens e adultos do campo mediante orientações para a produção agropecuária e de alimentos de qualidade, respeitando a realidade das comunidades rurais. Estimular a prática da leitura e da escrita, a partir da veiculação de conteúdos em linguagem simples. Intenta-se a incorporação dos conteúdos nos programas pedagógicos adotados pelas Escolas Públicas Municipais e Estaduais. Em última análise, levar tecnologias de baixo custo à comunidade rural. O projeto tem possibilitado a alunos da área rural o acesso à informação tecnológica, estimulando a adoção de práticas testadas pela pesquisa e contribuindo para a melhoria da produção e da qualidade de vida no meio rural. Constitui-se em uma iniciativa de democratização da informação técnico-científica gerada pela Embrapa, com conteúdos de fácil assimilação, favorecendo a sustentabilidade, a segurança alimentar e a inclusão social, na medida em que contempla uma faixa social até então pouco atingida pelo conhecimento gerado. Concomitantemente, promove inovações no contexto escolar, mediante o estímulo ao hábito da leitura, o contato com a ciência e tecnologia e a busca de conhecimentos promotores de melhoria na qualidade de vida local. Na concepção das Minibibliotecas, formou-se um Comitê Técnico Editorial composto por empregados da Embrapa em diversas áreas do saber para a formulação dos conteúdos. Esse Comitê teve por objetivo definir os títulos e os conteúdos que deveriam compor um acervo direcionado à zona rural do Semiárido nordestino e ao Vale do Jequitinhonha. Para definição dos beneficiários foram considerados os critérios do Programa Fome Zero, priorizando-se o atendimento aos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Para viabilizar o Projeto Minibibliotecas estabeleceram-se as seguintes ações, no âmbito pedagógico e de extensão:
-Estímulo aos professores a utilizarem os conteúdos ofertados nas ações de ensino e aprendizagem;
-Estímulo aos alunos, professores e comunidade na criação e/ou demanda por conteúdos específicos de interesse local;
-Acompanhamento do processo de desenvolvimento da coleção;
-Envolvimento nas atividades de uso das minibibliotecas de outros segmentos da sociedade;
-Fomento nas escolas ao desenvolvimento de agentes animadores e mediadores de leitura no uso do acervo das minibibliotecas;
-Divulgação das minibibliotecas nos diversos eventos municipais;
-Divulgação do conteúdo das minibibliotecas no Prosa Rural, programa de rádio da Embrapa.
O Acervo das Minibibliotecas é composto por 120 títulos de publicações impressas, 8 CDs contendo 160 Programas de Rádio Prosa Rural, os quais apresentam temas compatíveis com a realidade rural das diferentes regiões, além de 8 DVDs contendo reportagens do Programa Dia de Campo da TV, programa televisivo que transmite informação agropecuária, agroindustrial e florestal qualificada a todos os segmentos da sociedade. No contexto educacional, as minibibliotecas representam uma unidade de informação escolar que considera as características de cada região do país, representando em algumas escolas a única alternativa de pesquisa. Ao introduzir as informações tecnológicas geradas pela Embrapa no currículo educacional das escolas públicas espalhadas pelo Brasil, o projeto proporciona a melhoria da produção agrícola e pecuária, o estímulo à leitura, o aumento na produção de alimentos e a elevação da qualidade de vida das comunidades rurais.
Recursos Necessários
Papel, CDs, vídeos e materiais para a impressão, montagem e acabamento de material impresso, gráfica com capacidade de produção, uma ilha de edição equipada para produzir vídeos em formato VHS, S-VHS, Betacam e DVD, estúdios de vídeo e de áudio.
Resultados Alcançados
Reprodução de 120 títulos de publicações impressas produzidas, entre cartilhas e livros;
480 mil publicações colocadas à disposição da população gratuitamente (nº de escolas x 120 títulos x 2 exemplares);
Seleção e disponibilização de 80 títulos de reportagens do programa ‘Dia de Campo na TV’, da Embrapa Informação Tecnológica, gravados em DVD e mais de 160 mil cópias reproduzidas;
Seleção e disponibilização de 160 programas de rádio ‘Prosa Rural’, gravados em CD e 320 mil cópias reproduzidas;
Realização de quatro Concursos anuais de Redação e Projeto das Minibibliotecas, visando incentivar a prática da leitura por educandos de escolas públicas da zona rural;
Realização de uma pesquisa-ação em 122 escolas localizadas no Semiárido Nordestino e Vale do Jequitinhonha-MG, para avaliar o uso e aplicabilidade dos conteúdos das Minibibliotecas.
As Minibibliotecas introduziram as informações tecnológicas geradas pela Embrapa no currículo educacional de muitas escolas, proporcionando melhoria da produção agrícola e pecuária nas comunidades menos favorecidas por recursos tecnológicos. Algumas escolas relataram o envolvimento de lideranças locais e da comunidade na utilização do acervo das Minibibliotecas, e na concretização de ações que objetivavam a resolução de problemas reais da comunidade local, como a criação de hortas comunitárias e adoção de disciplina específica sobre formas de convivência com a seca.
Espera-se que o Projeto Minibibliotecas contribua para o aprimoramento e desenvolvimento dos leitores jovens e adultos, atendendo suas necessidades de informação, e para o desenvolvimento social, cultural e econômico das comunidades rurais. Espera-se, ainda, que as escolas incentivem a leitura e a escrita com base em seu acervo e desenvolvam projetos e ações que beneficiem a comunidade, como resultado da pesquisa agropecuária brasileira.
Comentários