Objetivo
O Projeto visa atender adolescentes e jovens (PCDs), orindos de escolas púbicas que estão cursando ou já concluíram os estudos, que almejam ingressar ao mercado de trabalho, oferecendo condições para que estes em um futuro próximo tornem-se profissionais qualificados, atuando de forma igualitaria perante a todos.
Problema Solucionado
A não garantia de acesso e permanência de todos na escola é a forma mais perversa e irremediável de exclusão social, pois nega o direito elementar de cidadania. Além do desenvolvimento cognitivo existe o desafio de transformar a realidade desses participantes, proporcionando ações que melhorem a autoestima e não somente na aquisição dos conhecimentos práticos e conceituais, deslumbramos a construção de cidadãos competentes e produtivos integrado na sociedade. O assunto torna-se ainda mais importante pelo fato de que a garantia de emprego é uma questão de cidadania. A entidade é hoje o agente facilitador para que o jovem deficiente se fortaleça no enfrentamento da vida prática, onde os desafios e conquistas necessitam de um encorajamento diário. E para garantir a plena inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho é necessário mudar comportamentos e incentivar uma cultura social que não aceite a discriminação.
Descrição
Aulas bilingue, onde a LIBRAS é primeira língua.
As aulas são expositivas, com a utilização de lousa e material de apoio, como arquivos com animação, visto que o conteúdo abstrato dificulta em muito o entendimento do aluno surdo (método de observação).
A professora atua também como mediadora, em atividades que buscam trabalhar o raciocínio lógico, como pesquisas e jogos educativos entre outros (método de elaboração conjunta).
Após ser dado o conteúdo através da teoria, o aluno desenvolverá este através de atividades práticas (método de assimilação).
Nas aulas de informática são utilizadas apostilas desenvolvidas na própria instituição, baseada no conteúdo programático e na experiência educacional vivenciada com o aluno surdo, onde a cada curso dado, este material é revisado podendo sofrer adaptações.
É permitida ao aluno a realização dos cursos por módulo. Entretanto elaboramos uma rede de dependências entre cursos, onde o início de um determinado módulo está diretamente relacionado à conclusão de outro módulo. Isto acontece, pois, os módulos necessitam de habilidades e/ou conhecimento adquirido previamente para o devido acompanhamento do curso em questão.
A capacidade de sistematização e a programação respeitam as experiências dominadas anteriormente, pois o aluno especial necessita de atenção individualizada e de um período maior, pois cada um tem seu universo e só após o trabalho com cada um é que podemos mensurar os resultados para esse público especial. Por isso as metodologias precisam ser sempre revistas, por conta desse laboratório complexo que é o deficiente auditivo.
O aluno quando ingressa em nossa entidade é avaliado para ser enquadrado em um de nossos cursos. Durante esta avaliação é verificado:
o grau de conhecimento que este aluno possui com relação ao computador;
o grau que este aluno possui com relação a sua interpretação de textos;
o grau que este aluno possui com relação a sua comunicação;
a postura com relação à sua disciplina.
Com estas informações em mãos, o aluno é direcionado nos cursos obedecendo aos Pré-Requisitos, como mostrado na TABELA 1 (anexo).
Os alunos recebem uma apostila, aulas teóricas e atividades práticas para assimilação do conteúdo abordado. Depois de finalizada a apostila, o aluno é submetido à avaliação teórica e prática que juntos e obedecendo a critérios, que será detalhada posteriormente no item Avaliação, servirão de base para a formação de sua nota.
As turmas são organizadas de acordo com a disponibilidade de horário, tanto por parte de nossa entidade e aluno em questão, e agrupadas de maneira a concentrar os alunos com “skills” similares, visando otimizar, o andamento das aulas.
Podemos destacar aqui, que durante as aulas de Informática nossos maiores obstáculos são COMUNICAÇÃO e INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS. Para amenizar estes problemas é de suma importância que os alunos frequentem as aulas de APOIO PEDAGÓGICO, e o apoio durante as aulas da Intérprete em LIBRAS.
Apesar dos cursos possuírem uma carga horária como será descrito em item posterior, os alunos precisam de um acompanhamento individualizado. Isto acontece, pois em uma mesma turma de determinado curso, os alunos envolvidos possuem diferenças gigantescas com relação a sua comunicação e compreensão de textos. Isto faz com que alunos caminhem mais rápidos ou de maneira mais lenta com relação aos seus companheiros. Podemos exemplificar alunos de um mesmo curso onde um finalizou com 20 horas/aula e outro precisou de 38 horas/aula. Vale ressaltar que os dois possuíam o mesmo interesse e capacidade, mas esbarramos na condição de que o segundo aluno precisou de mais atenção com relação à comunicação para que pudesse compreender o que lhe era passado.
Foi desenvolvida a ementa de uma série de cursos de Informática que o aluno poderá freqüentar no CECAP. Para cada curso oferecido, precisa no mínimo um Pré-Requisito. Esta informação é detalhada a seguir na TABELA 1. Relação dos cursos e seus pré-requisitos.
Recursos Necessários
1. Recursos para sala de informática:
-10 Computadores;
-Roteador;
-Switch;
-Estabilizadores;
-Sistema operacional Windows;
-Browser para o acesso à Internet (Internet Explorer);
-Pacote de ferramentas BrOffice (editor de texto, planilha eletrônica e software para construção de apresentações);
-Uma impressora laser;
-Um tonner impressora laser;
-Uma impressora jato de tinta;
-Papel A4 utilizado para impressão de apostilas;
-Mesas e cadeiras;
-Uma lousa e canetas para lousa.
2. Recursos para sala de português:
-Uma lousa e canetas para lousa;
- Dez cadeiras universitárias;
-Um dicionário em Libras "Língua de Sinais" (Fernando Cesar Copovilla e Walquiria Duarte Raphael);
-Dez dicionários de Língua Portuguesa;
-Um livro "Português no dia a dia" com o professor Pasquale;
-Um livro "Soletrando a nova ortografia sem segredos";
-Um livro de português para estrangeiro.
Resultados Alcançados
QQRResultados quantitativos: Iniciamos o projeto com 20 alunos, nesses 17 anos de funcionamento passaram cerca de 90 alunos e incluímos no mercado de trabalho 30 alunos. Curso de LIBRAS – participam a comunidade e os pais dos alunos.
Resultados qualitativos: melhor entendimento a interpretação de texto e na ortografia, qualidade e melhora do rendimento escolar, facilitação da comunicação entre pais e filhos, concessão de certificado de curso a cada final de modulo, qualidade e sustentabilidade de ofertas de trabalho, capacidade para se adaptar a vida diária e pratica, potencializando a capacidade de comunicação, socialização e locomoção independente, com isso autoestima elevada.
Público atendido
Surdos
Outros
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