Problema Solucionado
O Distrito Federal e a área de entorno é cenário de grandes diferenças sociais, econômicas e de oportunidade. Junto às mais altas rendas do país temos grandes bolsões de pobreza com falta de: educação de qualidade, saneamento, acesso a informação e preparo para o mercado de trabalho, tendendo a perpetuar essa condição de pobreza e miséria.
Segundo estudo do IBGE (2010) o Distrito Federal tem o maior índice de inclusão digital e acesso a internet residencial (45,4%). Quando separamos por região administrativa temos verdadeiro abismo entre os moradores de áreas nobres de Brasília e os das demais regiões.
Dentro desse quadro, como levar o computador a essas comunidades e fazer de seu uso ferramenta de transformação?
O projeto se propõe a levar os avanços tecnológicos para possibilitar diferentes transformações na sociedade contemporânea. De modo geral, essa tecnologia vem interferir no processo educacional. Além de facilitar a comunicação e disponibilizar a troca de novas informações, a implementação deste possibilita novas formas de ordenação da experiência humana, especialmente no que tange a cognição e atuação com a máquina e sobre si próprio.
Descrição
As Escolas de Informática e Cidadania têm em comum a Proposta Político-Pedagógica do CDI - PPP. Inspirados no trabalho do educador brasileiro Paulo Freire, os educandos aprendem a utilizar a tecnologia ao mesmo tempo que discutem e descobrem os problemas e as potencialidades de suas comunidades. O trabalho envolvendo informática e cidadania, dentro da PPP do CDI de reflexão crítica e intervenção na realidade de cada indivíduo, estimula a integração entre o contexto dos educandos, considerando as demandas e os interesses que apresentam, e os assuntos pertinentes à sua realidade, buscando conhecer, discutir e lutar pelos seus direitos.
Juntamente com o aprendizado da informática, os educandos são incentivados a refletir sobre a realidade social e ambiental em que vivem. Ao se capacitarem para o mercado de trabalho, adquirem também, a partir de debates em sala de aula, a consciência de seus direitos e deveres de cidadãos e conhecimentos sobre temas fundamentais relacionados à cidadania: direitos humanos, democracia, meio ambiente, mercado de trabalho, saúde, educação e não violência.
O CDI-DF entende que pessoas da própria comunidade devem ser responsáveis pela execução de seu programa de educação popular. Por isso, tanto os coordenadores quanto os educadores participam ativamente de todo o processo – desde o planejamento da abertura do novo espaço até a administração do dia a dia. Acredita-se que a inserção da população beneficiada, desde o início do processo de implantação, promoverá um ambiente de integração onde o CDI Comunidade se torna um espaço de construção coletiva do conhecimento, reconhecido pela comunidade como um lugar criado por eles e para eles.
Metodologia do CDI 4 eixos:
1. Mergulho na Comunidade (busca da identidade individual e local);
2. Educandos agindo (educandos utilizam as ferramentas das TICs para propor soluções e desenvolver atividades a favor da comunidade); 3. CDI Comunidade se torna referência (espaço reconhecido como lugar de mobilização e ação);
4. Criação de rede (o fortalecimento de ações com outros atores – públicos ou privados, e o conhecimento é compartilhado).
Recursos Necessários
Regional
* Sala de 60 mts²
* Oficina de recondicionamento 60 mts²
* 7 - Mobiliário para equipe (cadeira e mesa)
* Internet, linha telefônica
* 7 computadores
* 2 impressoras/scanner
* Datashow
* 4 estantes
CDI Comunidade
* Sala de aula 20 mts²
* Quadro branco
* 10 computadores
* Impressora
* Mesa ou bancada para 10 educandos, 1 coordenador e 1 educador
* Estante, armário
* Material de consumo: CDs, pincel para quadro branco, apagador, papel etc
Resultados Alcançados
A ampliação do trabalho do CDI DF nas comunidades atendidas atingiu os seguintes objetivos:
• Educandos que usam as TICs para conhecer a sua comunidade, sua cidade e fazem expedições investigativas;
• Educandos que usam as TICs, discutem e refletem sobre notícias e dados levantados para propor ações de transformação;
• Educandos com acesso a informação, sabendo fazer uso da mesma;
• Educandos agindo, transformando suas vidas e a da comunidade;
• Maior acesso ao mercado de trabalho e geração de renda com o uso das TICs;
• Mais de 56 mil pessoas atendidas nos CDIs Comunidades utilizando as TICs para transformar suas vidas e a sua comunidade
• 187 educadores e coordenadores sociais (multiplicadores) formados dentro da metodologia do CDI para ministrar aulas com o uso das TICs Instituições acompanhadas pela equipe do CDI DF durante o projeto.
• Sistematização das ações e atividades desenvolvidas durante os cursos.
• Divulgação nas mídias sociais o desenvolvimento das atividades das comunidades atendidas.
• Elevação da autoestima.
• Volta aos estudos.
• Entrada no mercado de trabalho.
• Desenvolvimento de ações e mobilizações com impactos sociais
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