Problema Solucionado
Necessidade de ampliação da escolaridade da população para obtenção do aumento da renda per capita por família; privação do acesso ao ensino de nível superior de jovens e adultos devido a condições socioeconômicas dos mesmos, o que diminuía suas chances de competir no processo vestibular e de concursos públicos; necessidade do poder público fomentar e fornecer a promoção social da citada parcela da população.
Descrição
Professores contratados ou efetivos da rede municipal de educação são cedidos à Secretaria de Assistência Social para atuarem no projeto CPC como supervisores de área dos professores estagiários que atuam no preparatório pré-vestibular, e também para prepararem os alunos do preparatório para concursos e instituto federal de educação e tecnologia. Os supervisores, professores e professores estagiários são encarregados da elaboração do material didático, dos simulados, dos plantões temáticos e dos revisionais. Todos auxiliados pela coordenadora pedagógica que supervisiona o trabalho das estagiárias em pedagogia, que têm como função auxiliar na elaboração de material, controlar o processo de evasão, direcionar e auxiliar os alunos nas questões de relacionamento humano e comportamental, de orientação educacional, bem como cuidar da organização física e pedagógica da sede e núcleos do projeto. Os núcleos funcionam em escolas públicas e são localizados nas diversas regiões da cidade. A abertura das inscrições para o projeto é anunciada em todas as escolas públicas da cidade, centros sociais, conselhos municipais, e também divulgada em telejornais, jornais, site da Prefeitura de Juiz de Fora e rádios da cidade. Os inscritos são selecionados de acordo com a renda per capita por família, participação em projetos sociais , e é dada prioridade aos beneficiários do programa do governo federal Bolsa Família.
Recursos Necessários
.
Resultados Alcançados
Aprovação significativa dos participantes do projeto em universidades e faculdades, bem como em concursos públicos de nível municipal, estadual e federal.
Comentários