Problema Solucionado
Crianças em situação de risco ou vulnerabilidade, encontravam-se na rua ou sozinhas em seus domicílios.
Descrição
Oferta do serviço para inclusão das crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade.
O trabalho desenvolvido nos serviços vinculados a Associação de Assistência Social Evangélica de Carambeí - AASEC prioriza o atendimento de crianças, adolescentes e famílias em situação de risco ou em vulnerabilidade social, buscando além do cuidado e atenção, a garantia e o estímulo à permanência das crianças/adolescentes na escola, prevenção de todas as formas de violência e o enfrentamento de questões como a exploração e o trabalho infantil. Atua através de ações voltadas à formação da cidadania, desenvolvimento do protagonismo e promoção de direitos, sempre trabalhando na perspectiva socioeducativa.
Entende-se que “a convivência é a base do ser social: pertencer a grupos, reconhecer-se num contexto, construir referências de comportamento e valores, perceber e respeitar a diversidade são caminhos que só podem ser percorridos nas relações sociais”. (Protocolo de Gestão dos Centros de Referência de Assistência Social – 2009).
Atualmente sabe-se da importância das questões sociais no contexto de um Município e das pessoas que nele convivem. A cada dia percebe-se maior preocupação e engajamento da sociedade civil, sendo a sua participação de fundamental importância para o bem estar social. Sem esta participação, com certeza, a situação social - da miséria, pobreza, baixa escolaridade, laços de pertencimento e familiares abalados - estaria ainda mais agravada.
Ao longo do tempo a Entidade vem buscando se aperfeiçoar, adequando-se às normas e orientações legais. As mais recentes discorrem sobre a Política Nacional de Assistência Social e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e, neste sentido, entende-se que a Esco-Lar passa a ser um equipamento que integra a rede socioassistencial do Município, na esfera da Proteção Social Básica, devendo priorizar o atendimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, risco social e/ou pessoal, realizando atividades de socialização e convivência, lazer, noções de cidadania, meio ambiente, buscando o resgate de aspectos morais e espirituais.
As ações socioeducativas para a faixa etária dos 06 aos 15 anos de idade funcionam em período de contraturno escolar e tem como objetivo contribuir com a formação integral para cidadania, constituindo um espaço de convivência e desenvolvimento do protagonismo dos sujeitos envolvidos. Pautam-se pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes, numa concepção que faz do brincar, da experiência lúdica e da vivência artística uma forma privilegiada de expressão, pensamento, interação e aprendizagem.
Recursos Necessários
- Financeiros: provenientes do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e a AASEC e contrapartida da instituição em forma de doações, contribuições e resultado de eventos e bazares;
- Humanos: equipe técnica, administrativa e de apoio descrita anteriormente;
- Materiais: de expediente, equipamentos diversos (computadores, aparelhos de som, rádio, TV e DVD e outros), materiais didáticos, ludo-pedagógicos e materiais específicos destinados às oficinas de música, esporte ou artesanato em geral;
- Físicos: dependências internas e externas da Esco-Lar. A quadra coberta é usada pelas crianças e adolescentes da Esco-Lar, da APAE, os alunos do SESI e, semanalmente, pela Secretaria de Esporte (Ginástica Olímpica).
Resultados Alcançados
Desde 1991, quando o Projeto foi implantado no Município, são atendidas anualmente 113 crianças e adolescentes.
O Projeto possibilitou, de forma qualitativa, uma situação de segurança a estas crianças e adolescentes, viabilizando seu acesso a uma alimentação mais saudável, ferramentas de estudo (biblioteca e informática/internet) e momentos de recreação com atividades físicas, momentos lúdicos, teatrais e musicais.
Acreditamos que estas crianças e adolescentes puderam adquirir, ao longo da sua trajetória no Projeto, um rol de valores e princípios, o que os tornam pessoas mais responsáveis, respeitosas, humanas, dedicadas e com maior possibilidade de concorrer, de forma igualitária, com outras crianças e adolescentes que possuem mais recursos.
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