Problema Solucionado
Nossa região de Ch'orti foi afetada por secas severas ou prolongadas no nos últimos 10 anos, isso faz com que as colheitas sejam perdidas, especificamente grãos (milho e feijão), que é a dieta básica das famílias desta região, causando desnutrição na população e a morte em algumas ocasiões, especificamente em crianças menores de 5 anos anos,. Somado a esse problema, a população carece de informações sobre o clima e continua cultivando nas mesmas datas que seus ancestrais lhe ensinaram. É necessário que existam bancos de dados climáticos históricos na região que permitam que as famílias sejam alertadas comunidades, autoridades municipais e ONGs, sobre possíveis secas no futuro. Causando os seguintes problemas:
- Desnutrição crônica na infância
- Alimentação escolar sem garantia da qualidade dos produtos
- Pobreza extrema em famílias inteiras
- Deterioração no uso de recursos naturais para sobreviver e garantir alguma renda
- Fraca organização social e produtiva
- Falta de conhecimento e / ou falta de aplicação de boas práticas agrícolas e produtivo
- Sem cadeias produtivas
- Pouca participação, especialmente para as mulheres indígenas
Descrição
Um processo de desenvolvimento inovador que está mudando as condições de vida população em uma das áreas mais vulneráveis do país. Desde 2006, a Associação para o Desenvolvimento Integral dos Produtores da Ch'orti - CHORTI FRESCA - promoveu um projeto inovador que está comprometido com a criação de um modelo para melhorar qualidade de vida da população indígena Ch'orti, com base na construção de capacidade de adaptação da população indígena local, para abordar a alimentação de crianças de estabelecimentos públicos, tornando efetiva a Lei da alimentação escolar a partir da participação da comunidade.
O modelo demonstrou a viabilidade de trabalhar com governos locais, revalorizou variedades nativas e propôs novos mecanismos de resiliência para os beneficiários. A implementação do modelo no campo mostrou alta viabilidade, aceitação e relevância cultural e ambiental. Os resultados da avaliação econômica mostraram impactos importantes na criação de empregos e a reativação da economia comunitária, de tal forma que a população está sendo protagonista do seu desenvolvimento.
A associação - CHORTI FRESCA - inclui três áreas de intervenção:
1. Organização de pessoas da comunidade: visa fortalecer o território para alcançar a governança territorial. Inclui a consolidação de liderança e habilidades e a provisão de ferramentas de treinamento para famílias produtoras agricultura e formação de promotores locais em cada comunidade.
2. Produtividade e alimentação: O objetivo é aumentar o produtividade agrícola para atender às necessidades básicas de e gerar excedentes para comercialização, com uma abordagem de adaptação aos efeitos atuais e futuros das mudanças climáticas.
3. Mercado para a saúde geral: cujo objetivo é revigorar a economia da comunidade para aumentar os níveis de renda e emprego da população local para a redução pobreza e desnutrição na infância. O momento de mecanismos de gestão público-privado (PMPG) que melhoram os fatores de competitividade das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e criar mais alianças e expandir as vendas de produtos locais para as escolas da região.
Recursos Necessários
Infraestrutura produtiva, um investimento básico, de baixo custo e adaptado às condições de vida das pessoas. A implementação deve considerar o fornecimento de assistência técnica para a construção de sistemas de captação de águas pluviais, bem como estabelecer sistemas de irrigação, o que é considerado uma medida indispensável para adaptação à seca. O componente planeja minimizar o impacto da seca, através de sistemas de irrigação (gotejamento, aspersão e pulverização macro) uso de materiais locais para reduzir custos e favorecer sua operação e manutenção.
Uma condição necessária é fornecer assistência técnica para identificar fontes de água, planejamento dos sistemas de condução e do pequeno sistema de risco associado, com prioridade para as plantações que produzirão grãos para o silo comunitário. É importante garantir que o planejamento da produção sob irrigação artesanal priorize a satisfação das necessidades nutricionais das famílias e que os excedentes sejam dirigidos às demandas de mercados locais (de curto prazo) e regionais (de longo prazo).
Adicionalmente, considere a provisão para os bancos de sementes, bem como assistência técnica na gestão dos silos, para que o armazenamento seja realizado de forma apropriada, evitando assim perder a futura fonte de alimento e semente.
Resultados Alcançados
- 115 mulheres promovem a reavaliação e fortalecimento da agro-cadeia de fibras nativas de tule, maguey e junco, contribuindo para o fortalecimento da economia familiar;
- 95 famílias vulneráveis à insegurança alimentar melhoraram o acesso à proteínas de origem animal, através do estabelecimento de fazendas de coelhos;
- 15 escolas da zona de Ch'orti beneficiaram de produtos de qualidade para o alimentação de crianças;
- 25 tanques de peixes permitem a produção, consumo e comercialização de Tilápia;
- 460 famílias implementam 100 hectares do sistema agroflorestal Kuxur Rum (minha terra úmida na linguagem Ch'ort'i) como uma medida de adaptação às mudanças climáticas, para a produção de grãos básicos no corredor seco;
- 20 promotores treinados constroem 69 fogões economizadores de energia para toda a família lenha;
- 35 agricultores de pequena escala, da Asociación Chorti Fresca, produzem Legumes em túneis macro;
- Promoção de compras públicas de agricultura familiar, no âmbito do programa de alimentação escolar, através da produção, processamento e comercialização de coelho, tilápia e legumes;
Comentários