Problema Solucionado
O Cirandando Brasil prepara professores, multiplicadores e atores sociais para atuarem nas periferias, onde grande parte das crianças e adolescentes não possuem atividades de acesso às artes, como oficinas de dança, capoeira, música, canto coral, literatura, além de ficarem expostas à criminalidade local. Dessa forma, o Cirandando Brasil visa reduzir a vulnerabilidade social, contribuindo para elevação da autoestima, do protagonismo infanto juvenil, do entendimento da identidade cultural e acesso às linguagens artísticas. As crianças passaram a reconhecer o potencial do povo brasileiro, construtor de uma cultura bela e prazerosa, e valorizar e perceber sua identidade cultural. Nas oficinas, as crianças desenvolvem suas potencialidades artísticas pela brincadeira e se descobrem produtores de beleza e utilidades.
Descrição
O Programa Cirandando Brasil é fruto do trabalho de pesquisa sobre as cantigas e brincadeiras do folclore infantil brasileiro, desenvolvido pela artista Nairzinha ao longo de sua carreira de 40 anos.
Em suas cantigas e brincadeiras, o Cirandando Brasil promove a integração entre as crianças, a autoestima, os laços do grupo; e atualiza, situa e fortalece a identidade cultural, devolvendo às crianças a cultura da brincadeira e a tradição herdada dos povos que constituíram o povo brasileiro. Além disto, devolve aos professores a cultura da brincadeira como conteúdo transversal, de forma a ampliar a ciranda mundial em defesa da inocência e da integridade da infância, contribuindo para o desenvolvimento da Cultura da Paz através da brincadeira.
Contando hoje com 1.040 peças do folclore infantil, catalogadas, escritas e partituradas, o Cirandando Brasil possui um dos maiores acervos de cantigas de roda, brincadeiras cantadas, canções cumulativas, seriadas, histórias cantadas e contadas, parlendas, brincadeiras de rua, brinquedos, xácaras, sambas, lundus, toadas, quadras populares e pregões da cultura brasileira, colocadas a serviço da educação como conteúdo transversal.
Recursos Necessários
PUBLICAÇÃO DE SITE - CIRANDANDO BRASIL
MANUTENÇÃO DE SITE - CIRANDANDO BRASIL
CUSTEIO DE CAPACITAÇÕES DE MULTIPLICADORES
PUBLICAÇÕES DE LIVROS
PRODUÇÕES DE VÍDEOS
MANUTENÇÃO DE MÍDIAS SOCIAIS
Resultados Alcançados
Resultados quantitativos:
Portal Cirandando Brasil com 1.400 peças do folclore infantil.
Mais de 6.000 eventos presenciais: Show baile de cantigas de roda. Devolvemos às crianças sua forma mais criativa e pura de brincar, extrapolando a condição de usuários de brinquedos.
Capacitação de Multiplicadores na Cultura da brincadeira como estratégia didática e conteúdo transversal. (Capacitados 31.000 multiplicadores)
Investimos numa brincadeira construída nas relações da famílias, escolas, espaços públicos através palestras, ações pontuais e redes sociais, porque acreditamos que “essa é uma escolha forte e corajosa, o caminho para todas as mudanças e o progresso verdadeiro”.
O Projeto Cirandando Brasil – Memória da Brincadeira, desde seu início já realizou 16.800 oficinas de arte, cultura e educação (música, dança, capoeira, canto coral, literatura). Passaram por esta iniciativa diretamente 2.100 crianças e adolescentes. Foram realizadas 98 culminâncias/apresentações públicas para a sociedade baiana, com público estimado em 26.800 pessoas. Atingimos 437 escolas da rede pública, 127 creches comunitárias e 12 universidades. Implantamos a Biblioteca e Infocentro Maria Rita Almeida de Andrade, na comunidade de Cidade Nova, com 4 computadores à disposição dos alunos e da comunidade para pesquisa escolar, e quatro mil livros para consulta e empréstimo gratuito. Formação da Orquestra Infanto Juvenil Cirandando Brasil, fruto da qualidade musical atingida nas oficinas de música. Recebemos prêmios e reconhecimentos nacionais: Prêmio Ludicidade – Pontinhos de Cultura - Espaços do Brincar, 2008; Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade – Categoria “Educação Patrimonial 2009”; Prêmio Cidadã Voluntária do ano, concedido a Nair Spinelli Lauria pela Câmara Municipal de Salvador-BA em 29 de junho de 2009, pelo trabalho social de arte e educação que desenvolve no Programa Cirandando Brasil; Em 2003, o Projeto Cirandando Brasil é considerado pelo Ministério da Cultura como um dos maiores acervos em Prática da Cultura da brincadeira no Brasil; Chancelado pelo UNICEF e pela UNESCO; Reconhecimento como Tecnologia Social Replicável da Fundação Banco do Brasil 2009; Iniciativa reconhecida como Cultura Viva – Ministério da Cultura 2007 e 2010; e reconhecida pelo IPAHN pelo trabalho de Educação Patrimonial 2008/2009.
Resultados qualitativos:
Acreditamos que à medida que as crianças se apropriam do folclore infantil através da arte, elas aprendem uma nova velhíssima maneira de brincar, se descobrem porta-vozes de uma brincadeira sem consumo, erotismo e violência; isso dá a elas um lugar de destaque como multiplicadoras de um saber encantador, que embora esteja um pouco esquecido e pouco valorizado, quando mostrado é fascinante, lúdico e mobilizador de alegria e solidariedade.
Com isto conquistamos: redução da violência nos recreios e nos lares. Melhor desempenho escolar, crianças e adolescentes com autoestima mais elevada, jovens mais confiantes, visão ampliada de mundo; mais críticos com relação às linguagens artísticas, adotaram novos comportamentos com relação à vivência coletiva, respeito ao próximo, disciplina no ouvir.
Comentários