Objetivo
O sonho da Fundação 1Bi é "utilizar o poder das ferramentas digitais para promover oportunidades aos jovens brasileiros". O AprendiZAP nasce com a proposta de ser uma ferramenta de ensino que contribuia para a transformação da educação pública no Brasil. O objetivo geral do AprendiZAP é: "ser a melhor e mais prática ferramenta de aprendizagem para alunos de escolas públicas".
Problema Solucionado
Com a pandemia e o distanciamento social, os índices de defasagem educacional no Brasil se tornaram um dos principais problemas relatados pelos professores. A pesquisa realizada pelo Alicerce Educação em 2022 revela que a média de defasagem escolar entre os jovens é de até 4,5 anos. Desde o lançamento do AprendiZAP, temos a proposta de democratizar o acesso à tecnologia, criando soluções para os desafios das escolas públicas brasileiras. Atualmente, a Plataforma AprendiZAP oferece mais de 10 mil materiais pedagógicos para que professores construam experiências de aprendizagens que contribuam para a redução as defasagens educacionais. Em 2023 criamos uma ferramenta de mensuração de aprendizagem, em que professores identificam o retrato da sua turma e as defasagens de ensino de cada estudante. Partirmos da interação com a comunidade, com visitas a escolas públicas de diferentes regiões do Brasil e do processo de escuta ativa com o corpo docente, para desenvolvermos uma ferramenta gratuita e replicável a diferentes realidades escolares e envolva a participação coletiva de toda a comunidade escolar (discentes, docentes e gestão), para alcançarmos juntos a transformação social por meio da educação.
Descrição
Para implementar o AprendiZAP como uma ferramenta pedagógica para a comunidade escolar, temos dois produtos que se dialogam: a Plataforma AprendiZAP e o AprendiZAP Alunos.
Plataforma AprendiZAP: para utilizar a plataforma em diferentes ambientes de ensino, é necessário que a pessoa educadora siga a seguinte metodologia:
1. Acesso a plataforma: https://app.aprendizap.com.br/
2. Consulte os conteúdos pedagógicos
3. Planeje suas aulas
4. Separe os materiais que precisará para aplicar a metodologia ativa
5. Aplique os conteúdos e atividades com seus alunos
6. Realize um processo de feedbacks com os alunos. Você pode utilizar a metodologia dos 3Qs (Que pena, que bom, que tal) ou com a dinâmica de check-out, com o objetivo de entender como foi a experiência dos alunos durante a aula
7. Utilize a ferramenta Relatórios da Turma (https://app.aprendizap.com.br/relatorios-de-turma) para avaliar a participação dos alunos e acessar o relatório personalizado sobre a aprendizagem da turma naquela aula
8. Mapeie as dificuldades apresentadas pela turma e retome na próxima aula, junto ao material indicado pelo AprendiZAP presente no Relatório de sua turma
AprendiZAP Alunos: a instituição de ensino pode implementar o AprendiZAP Alunos como: complemento escolar; ferramenta digital para aprofundar os temas da aula; ou mesmo colocando em prática a metodologia ativa de sala de aula invertida. Para isso, basta seguir a metodologia:
1. Acessar o AprendiZAP Alunos, enviando a mensagem “Oi” no WhatsApp para o número (11) 97450-6763
2. Escolher qual etapa deseja acessar
3. Selecionar a disciplina ou componente curricular
4. Escolher a unidade temática do assunto que deseja aprofundar
5. Selecionar o tema de preferência
6. Receber os materiais pelo WhatsApp, estudando o conteúdo conceitual sobre o tema
7. Realizar a atividade proposta e escolher a alternativa que responde à questão
8. Se atentar ao feedback da atividade, recebido logo após a resolução da questão. Perceber se o feedback aponta que a resposta estava certa, quase certa ou errada. Prestar atenção em quais indicativos o feedback aponta e se há áreas que o estudante precisa melhorar.
9. A pessoa educadora pode mentorar esse processo, incentivando que os estudantes realizem os estudos em casa e leve para a sala de aula as suas dúvidas. Para os estudantes sem acesso a internet, a pessoa educadora pode fazer a impressão dos materiais, fornecendo a possibilidade desses estudantes também participarem do grupo de discussões na sala de aula.
Seja na sala de aula, em casa, ou em um grupo de estudos, o objetivo do AprendiZAP é ser uma ferramenta digital de ensino prática e que possa ser acessada em qualquer lugar. Entendemos as limitações de conectividade de muitos estudantes no Brasil, por isso disponibilizamos todos os materiais para download, para que a instituição de ensino possa imprimir e compartilhar com os estudantes que não tenham internet, para que eles também possam experienciar uma prática pedagogica dinâmica e que dialogue com os desafios apresentados pelo público jovem.
Recursos Necessários
Para implementar o AprendiZAP, é necessário fundamentalmente um computador com acesso à internet.
Caso a instituição tenha recursos para ampliar as possibilidades de uso do AprendiZAP, recomendamos os seguintes materiais: impressora, projetor, pen drive, celulares com conexão a internet, cartolinas, sulfite e lápis de cor para as atividades com metodologias ativas.
Resultados Alcançados
Mais de 2,6 milhões de pessoas utilizaram o AprendiZAP, sendo mais de 2 milhões de estudantes atingidos direta e indiretamente e 600 mil professores. Dos estudantes atingidos diretamente, temos cerca de 11%, sendo eles o público que acessa a ferramenta pelo WhatsApp e estuda de forma autônoma para o seu complemento escolar. A taxa de estudantes atingidos indiretamente corresponde aos alunos dos nossos professores, somando cerca de 88%. Mapeamos essas taxas em nossa plataforma, onde perguntamos aos docentes a média de alunos que terão acesso aos nossos materiais pedagógicos, metrificando assim o nosso alcance e impacto.
Realizamos consulta qualitativa com o nosso público através de três esferas:
a) Entrevistas: nas entrevistas os professores comentam que o AprendiZAP funciona como um apoio para as suas aulas, facilitando o planejamento das aulas e a busca por materiais de qualidade.
b) Comunidade: na comunidade o professor encontra um espaço de integração com o nosso time, apontando sugestões de melhorias e participando as tomadas de decisões da plataforma. A comunidade funciona como um espaço de fórum, de troca de conhecimentos sobre práticas pedagógicas e envio de feedbacks sobre a plataforma.
c) Monitoramento da caixa de comentários na plataforma pelo sistema Hotjar: através dele recebemos diariamente comentários do nosso público. Esse acompanhamento é fundamental para identificarmos com agilidade algum ruído de comunicação e quais soluções mais agregam valor. O público demonstra maior interesse em encontrar materiais prontos para as suas aulas, disponíveis para download gratuito e alinhados a BNCC.
Com isso, realizamos acompanhamento diário, no que diz respeito a caixa de comentários; quinzenal com as entrevistas; semanal com a comunidade e métricas de alcance da plataforma. Inserir esse acompanhamento na rotina do nosso time é fundamental para traçarmos estratégias de impacto, contando com a contribuição e interação direta do nosso público.
Público atendido
Jovens
Adolescentes
Alunos do Ensino Básico
Alunos do Ensino Fundamental
Alunos do Ensino Médio
Diretor de Escola
Crianças
Professores do Ensino Básico
Professores do Ensino Fundamental
Professores do Ensino Médio
Comentários