X Workshop de Tecnologia Social do Inpa | Blog | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

X Workshop de Tecnologia Social do Inpa

09 de novembro de 2022
por Fabricio Araújo


Hoje e quinta-feira (09 e 10 de novembro), o INPA realizará o X Workshop de Tecnologia Social.  A ideia é explorar as relações entre o desenvolvimento de tecnologias sociais e seu potencial inclusivo para o fortalecimento da cidadania e processos democráticos na região amazônica. O tema se justifica em vista das novas políticas que apontam a importância em se pensar no papel da ciência cidadã, aquela comprometida com o bem-estar dos povos que habitam nossa região, seja em ambiente rural ou urbano. Segundo a coordenadora de tecnologia social do Inpa, Denise Gutierrez, “os princípios da tecnologia social nos convocam a pensar a ciência para além das atividades de laboratório e da produção de papéis. É preciso que a ciência e tecnologia dialoguem com as realidades e necessidades locais, dando respostas efetivas para os problemas regionais”.

Organizado pela Coordenação de Tecnologia Social (Cotes), o evento é gratuito, aberto ao público em geral, e ocorrerá em formato virtual. A transmissão será pelo canal do Inpa no Youtube/Inpa. Os interessados podem se inscrever no link (https://www.even3.com.br/x-workshop-de-tecnologia-social-tecnologia-social-
cidadania-e-democracia-na-amazonia-284506/) ou acessar diretamente a transmissão em Youtube @Inpa_mcti (link do dia 09/11 - https://youtu.be/useMzxDnXe4; Link do dia 10/11 - https://youtu.be/Xri1bRT7kh0). Os inscritos receberão uma declaração de participação de 8 horas.


Nos dois dias haverá Mesas de Debates a partir das 10h30, ambas mediadas por Denise Gutierrez. A primeira discutirá a “Construção de base de dados sobre experiências em Tecnologias Sociais”, com a participação das instituições: Fundação Banco do Brasil (Fundação BB), SDSN - Amazônia e iSocial, que desenvolveram plataformas de registro e socialização de tecnologias sustentáveis sociais.

A segunda Mesa debaterá “Experiências em Pedagogias participativas: Educação, Arte, Cultura e Turismo”, com a participação de Gabriel Verçosa Instituto de Ciência Periférica - ICP), relatando a experiência do Sarau, ciência e arte e outras práticas que implementa e participa; Leonardo Rodrigues e a vivência no Verde Perto e Encontro dos Saberes; e Ruth Oliveira apresentando práticas e estratégias pedagógicas a partir do olhar do turismo sustentável.

Desde sua primeira edição o evento tem se firmado como referência na região. Trata-se de um fórum de interação entre produtores de tecnologias sociais e outros interessados (pesquisadores, estudantes, líderes comunitários, pequenos produtores rurais, etc.) em que as experiências de tecnologia social são apresentadas e discutidas criticamente com especialistas.

O evento conta com o apoio do Programa Tecnologias Sociais Sustentáveis da Amazônia (MCTI/Inpa/MPEG/IDSM) e do projeto Rede Amazônica de Tecnologia Social (MCTI/CNPq/Inpa).



🗓data: 09 e 10 de novembro
⏰horário: das 8h às 12h (de Manaus)

TRANSMISSÃO

YouTube/INPAdaAmazonia

Dia 09/11 | quarta-feira

Link: https://youtu.be/useMzxDnXe4

Dia 10/11 | quinta-feira

Link: https://youtu.be/Xri1bRT7kh0

Comentários

Fale Conosco