Você sabe o que são Tecnologias Sociais? | Blog | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Você sabe o que são Tecnologias Sociais?

23 de fevereiro de 2022
por Assessoria de Comunicação

portal Silagem intena 1157 x 605

Tecnologias Sociais são soluções que conectam o saber popular e o conhecimento científico e que trazem respostas a problemas das comunidades de forma simples, a baixo custo e de fácil reaplicação.

Uma das iniciativas premiadas e certificadas pela Fundação Banco do Brasil é a Silagem de Colostro. A Tecnologia Social, desenvolvida pela EMATER-RS/ASCAR, gera trabalho e renda a milhares de produtores de leite de vários estados do Brasil, uma vez que o produto é um substituto natural e de excelente qualidade para o aleitamento de bezerras leiteiras e demais mamíferos. A iniciativa Uso Da Silagem De Colostro Como Substituto Do Leite Na Alimentação De Animais participou do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2021 e foi vencedora na Categoria Especial 20 Anos. A cerimônia, realizada em 02/12/2021 foi transmitida no YouTube

Na plataforma Transforma! Rede de Tecnologias Sociais, estão disponíveis mais de 600 iniciativas que podem ser adaptadas à realidade de cada comunidade. Tem Tecnologia Social para tudo o que você imaginar: Alimentação, Educação, Energia, Habitação, Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Geração de Renda e Saúde.

É a Fundação BB promovendo soluções que transformam realidades!

Conheça mais a Silagem de Colostro

Confira a entrevista concedida pela Mara Helena Saalfeld, médica veterinária da EMATER RS, doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e idealizadora da Tecnologia Social da Silagem de Colostro.

 Mara Helena Saalfeld

O Uso Da Silagem De Colostro Como Substituto Do Leite Na Alimentação De Animais venceu na categoria Especial 20 anos no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2021.  O que este reconhecimento e destaque vão agregar?

Ser ganhadora do Prêmio TS da Fundação Banco do Brasil em 2007 deu visibilidade nacional a Silagem de Colostro, e ser ganhadora do Prêmio Especial 20 anos vai tornar possível divulgar a tecnologia mundialmente. Vai agregar muito para a difusão da TS Silagem de Colostro. Ter o título de campeã da Categoria Especial 20 Anos qualifica mais ainda a Tecnologia que já tem ampla aceitação nacional. E já tem adoção em países da América Latina e Central. Estar associada a Fundação Banco do Brasil qualifica nosso trabalho.

- Vencer na categoria Especial 20 anos tem um gostinho a mais?

Muito mais. Saber que somos vencedores numa categoria que foi escolhida por votação popular é muito significativo. Concorremos com excelentes projetos e termos ganho mostrou que a adoção e apoio a TS Silagem de Colostro é muito grande. Sei que tivemos votação de muitos estados do Brasil, Costa Rica, San Salvador, Mexico e Portugal entre outros.

- Quais os planos para utilizar o recurso em dinheiro?

Os planos são utilizar o recurso para divulgar a silagem de colostro nacionalmente e mundialmente. Vamos produzir material de divulgação da tecnologia como folders e um site. Vamos produzir dois livretos sobre a criação correta da bezerra com o uso da Silagem de Colostro e um sobre a importância do leite na alimentação. Também vamos divulgar a tecnologia em congressos nacionais e internacionais bem como em reuniões e dias de campo com técnicos e produtores de leite. Vamos adquirir equipamentos para qualificar o trabalho de Extensão Rural.

- Qual o impacto que a TS causa até este momento em seu local?

O maior impacto é a economia que o produtor de leite tem por bezerra criada com a Silagem de Colostro. De cada litro de silagem de colostro o produtor adiciona água e tem dois litros de alimento. O produtor economiza o equivalente a venda de 1000 litros de leite e ainda proporciona um correto desenvolvimento aos animais. Esta tecnologia além de gerar renda ao produtor tira do ambiente as garrafas pets e o colostro que anteriormente era jogado no lixo. Além de gerar renda proporciona economia, pois a Silagem é armazenada no ambiente sem precisar de energia elétrica para refrigeração ou congelamento. Com a premiação foi possível fazer um doutorado e provar que a Silagem de Colostro mantém os nutrientes iniciais do colostro, elimina bactérias patogênicas ficando apenas bactérias probióticas e ainda mantem os anticorpos podendo ser usada como primeiro alimento da bezerra. A Silagem de Colostro é uma tecnologia adotada por centenas de produtores de leite em todo Brasil. Hoje a TS Silagem de Colostro é ensinada em escoltas técnico agrícolas e faculdades ligadas à agricultura familiar e ao agronegócio. Outro grande impacto é termos conseguido mudado uma legislação nacional de 1952 que proibia o uso de colostro por seres humanos. Com duas audiências públicas e escrevendo a Proposta Técnica foi possível em 29 de março de 2017 retirar esta proibição do RIISPOA (regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal).

Comentários

Fale Conosco