Transforma! Transforma!

Vem aí o Festival de Soluções Sociais para o Brasil!

2026-04-13 15:25:42
por Fundação BB - Gemac


A Fundação Banco do Brasil promove no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília entre os dias 27 e 29/05/2026 o Festival de Soluções Sociais para o Brasil. O evento terá rodas de conversa, palestras, oficinas, atrações culturais e gastronomia. O propósito das atividades é trazer luz a realidades locais dando voz a experiências de sucesso na superação de desafios que possibilitem a replicação de metodologias em diferentes localidades do país. O Festival reconhece, conecta e multiplica saberes que transformam realidades!

Serão trabalhadas no Festival as temáticas: educação financeira; povos originários e comunidades tradicionais; literatura e a relação com território; direitos humanos e vulnerabilidade social; uberização e transformações no mundo do trabalho; direito à terra e agricultura familiar.

No dia 29 de maio serão anunciadas as metodologias vencedoras no 13º Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social!  Serão destinados até R$ 6 milhões para 40 iniciativas, incluindo recursos em dinheiro e apoio a projetos para a reaplicação das Tecnologias Sociais vencedoras do Desafio Fundação BB 40 anos.

 Confira as finalistas desta edição:

Novas Certificadas

Desafio Fundação BB 40 anos

 

Diversidade e potência das soluções brasileiras

As iniciativas certificadas nesta edição passam a integrar a rede Transforma! plataforma digital que reúne atualmente 915 tecnologias sociais reconhecidas por promover soluções efetivas para desafios socioambientais. As metodologias são avaliadas com base em critérios como efetividade comprovada, inovação social, interação com a comunidade, sistematização e potencial de reaplicação.

 

Festival de Soluções Sociais para o Brasil

Período: 27 a 29/05/2026

Local: CCBB Brasília

Evento Gratuito

Programação em breve em fbb.org.br

Apoiadores

O Festival de Soluções Sociais para o Brasil é uma realização da Fundação Banco do Brasil, com apoio da BB Asset, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Associação Brasileira de Ensino Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social (ABEPETS).

Comentários

Fale Conosco