O projeto “Reuso de Águas Cinzas na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte foi lançado no dia 21.02.2021. A iniciativa, apoiada pela Fundação Banco do Brasil, é resultado da parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Governo - Emater/RN, Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte - Funcern do IFRN. O objetivo é viabilizar o reaproveitamento de águas utilizadas em pias, chuveiros e tanques de roupa, após filtragem biológica, na irrigação.
A iniciativa Reuso de Águas Cinzas na Agricultura Familiar tem investimento social da Fundação Banco do Brasil e a Emater – RN participa com a contrapartida de apoio técnico-científico e aporte financeiro. Os técnicos da Emater-RN farão o acompanhamento da execução do projeto.
As atividades planejadas irão atender 44 famílias de agricultores de Alexandria, Alto do Rodrigues, Assu, Lajes e São Paulo do Potengi. O sistema de reuso de água cinza promove uma destinação social e ambientalmente correta à água, normalmente descartada no solo após o uso nas residências (banho, lavagem de pratos, de roupas, pias). As águas cinzas filtradas pelo sistema são direcionadas para um quintal produtivo diversificado e agroecológico.
Os pequenos agricultores do semiárido, que contam com a chuva para o plantio durante apenas três meses do ano, passam a ter um cultivo diversificado e permanente.
Saiba mais
Encontre na Plataforma Transforma! detalhes sobre a tecnologia social Sistema de Bioágua Familiar, que é uma das metodologias adotadas na elaboração da do projeto. A solução foi certificada pelo Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2017.
Publicação realizada com o apoio da Assessoria de Comunicação - Gov. RN com imagens registradas pela fotógrafa Elisa Elsie.
Comentários