Projeto da Tecnologia Social hortas comunitárias de Araraquara tem 150 famílias | Blog | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Projeto da Tecnologia Social hortas comunitárias de Araraquara tem 150 famílias

01 de março de 2023
por Fernanda Ribeiro, EPTV1

Pelo menos 150 famílias de Araraquara (SP) participam do projeto 'Um Toque Que Salva Vidas', que ajuda a montar hortas comunitárias na zona norte da cidade. A iniciativa garante segurança alimentar, qualidade de vida e alimento e fresco (veja abaixo quem pode participar).



Projeto de hortas comunitárias de Araraquara tem 150 famílias — Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV

O projeto começou ainda antes da pandemia com o nome de 'Terra Solidária'. 'Se transformou na tecnologia social 'Agrogueto', um projeto independente e preza o acesso ao conhecimento. Então não é dar o peixe ou ensinar a pescar, é levar até o rio', disse a responsável pela comunicação do projeto, Jaqueline Altomani da Silva.

A forma de plantio é a agricultura consorciada. Na horta piloto do projeto há cenoura, duas variedades de alface e brócolis.

'Ela faz uma plantar ajudar a outra. Eu tenho seis culturas distintas, onde o alface está sombreando a cenoura. A cenoura está quebrando o solo e ajudando as raízes do alface. Eu também tenho a questão do tempo e espaçamento. Quando o alface roxo for crescendo ele vai usar mais espaço. Quando eu colho ele, eu libero espaço para o alface americano, que tem tempo mais duradouro de colheita', disse o coordenador do projeto Flávio Rodrigues da Silva, responsável pela horta no quintal de sua casa.

Ele explicou que é possível aproveitar os espaços com varas de bambu e fitilhos. São cerca de 80 metros quadrados cultivados, que incluem até as chamadas plantas alimentares não convencionais, as pancs.

Quem pode participar

As hortas são cultivadas em casas no bairro Valle Verde, região norte de da cidade. O recurso para o projeto vem de leis de incentivo fiscal. Neste caso, passa pelo Conselho Municipal da Criança e Ao adolescente.

Por isso, para participar, a família precisa:

ter pelo menos um menor de idade e morar nessa região.

estar cadastrada no Cadúnico, ter o espaço no quintal

ter disponibilidade e vontade em participar.

Cada um fica responsável pela própria horta, mas recebe ajuda. Além de informações ganha um kit com ferramentas de manejo, uma composteira para adubar a horta da forma mais natural possível, além de cesta básica.

O projeto segue até o final do mês de março, mas vão ter outros durante este ano. Para se manter informado, basta acessar as redes sociais do projeto.

Alimentos para a família

O aposentado Marcos Antônio dos Santos garante parte dos alimentos para a família com a horta. 'É uma horta orgânica que não é só pra mim, mas para alguns amigos, para familiares da minha esposa. A gente doa uma coisa orgânica, muito boa, não tem nada de inseticida', disse.

Ele está empenhado em manter o quintal produtivo e bem cuidado. 'É uma coisa tão maravilhosa de você estar plantando, estar colhendo e ver que aquilo foi você que fez, você ajudou isso a brotar pra que vá para sua mesa. É muito bom não depender de agrotóxico. É maravilhoso', destacou.

VÍDEOS: Reveja as reportagens dos telejornais da EPTV - https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2023/03/01/projeto-de-hortas-comunitarias-de-araraquara-tem-150-familias-veja-quem-pode-participar.ghtml

Comentários

Fale Conosco