Parceria leva água potável a 100 mil alunos | Blog | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Parceria leva água potável a 100 mil alunos

11 de agosto de 2021
por Assessoria de Comunicação

cisterna na escola municipal furtado leiter caritas crateus ce

Iniciativa entre Banco do Brasil, BNDES e Ministério da Cidadania irá construir mais de duas mil cisternas em escolas de 350 municípios

O Banco do Brasil, por meio da Fundação BB, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Cidadania assinaram nesta segunda-feira (2) o Acordo de Cooperação Técnica que prevê o investimento de R$ 60 milhões para o projeto “Água nas Escolas”. A iniciativa tem o objetivo de construir mais de duas mil cisternas em escolas, que promoverão o acesso à água potável para 100 mil alunos no nordeste do país.

A parceria público-privada empregará sistemas de abastecimento que promovam o acesso à água potável para consumo, alinhado ao Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água, o Programa Cisternas, do Ministério da Cidadania.

“O projeto Água nas Escolas sintetiza o que perseguimos como gestores públicos: política integrada, foco na saúde e na educação, investimento nas gerações que representam o futuro do Brasil”, destaca o ministro da Cidadania, João Roma.

De acordo com o Censo Escolar 2020, na região Nordeste milhares de escolas encontram-se sem água potável ou sem abastecimento desse recurso tão valioso para a saúde e para a educação das crianças brasileiras.  O projeto Água nas Escolas levará água potável para escolas de municípios com população urbana e rural em vulnerabilidade.

Para o presidente do BNDES, Gustavo Montezano o acordo marca mais uma etapa na jornada pelo saneamento básico. E por meio da mobilização social e da capacitação, vai oferecer melhores condições de vida para estudantes e professores e comunidades que mais precisam. “Nesse projeto, onde o BNDES articulado com o Ministério da Cidadania em parceria com o Banco do Brasil através de sua Fundação completa mais um passo nessa jornada tão importante que veio para reduzir a desigualdade social do nosso Brasil. Trabalhar em parceria garante qualidade do projeto, traz conhecimento, novas visões e mobiliza a sociedade", afirma.

Barreto Jr., Vice-presidente de Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, ressalta que para o BB, “sustentabilidade é mais que uma palavra, é um propósito. O Banco do Brasil trabalha para que esse propósito se torne realidade com iniciativas como o financiamento da agricultura sustentável, fomento à energia renovável e o investimento social que chega às populações em vulnerabilidade. Neste acordo de cooperação de técnica em particular, evidenciamos nosso cuidado com as pessoas, apoiamos o desenvolvimento de nosso país, levando água as nossas crianças que tanto precisam”, destaca.

“A geração de trabalho e renda e a educação são nossas causas, sendo nossa atuação marcada pela mobilização de parcerias público-privadas que, unidas no mesmo propósito, contribuem para o desenvolvimento do país, valorizando vidas para transformar realidades”, ressalta Eveline Veloso Susin, presidente da Fundação BB.

Edital de Chamamento Público

As instituições locais que irão conduzir a construção das cisternas serão selecionadas por meio de Edital de Chamamento Público a ser aberto pelo Ministério da Cidadania. A Fundação BB irá formalizar os convênios com estas instituições e monitorar a execução das atividades, seguindo as melhores práticas de governança e integridade, que asseguram a transparência na gestão dos recursos e na prestação de contas à sociedade.

Comentários

Fale Conosco