ONG trabalha para formar Rede de Guardiões Mirins dos Oceanos | Blog | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

ONG trabalha para formar Rede de Guardiões Mirins dos Oceanos

01 de julho de 2022
por Natasha Olsen

A oceanógrafa Caroline Schio está em Portugal cursando Doutorado em Didática das Ciências, na área da Educação. É também em Portugal que acontece a Conferência dos Oceanos da ONU. E é de lá que Caroline comemora os 10 anos do Instituto Monitoramento Mirim Costeiro – IMMC, que fundou em Garopaba, Santa Catarina.

Seguindo a ideia de pensar globalmente e agir localmente, a oceanógrafa e a equipe do IMCC trabalham para formar uma Rede de Guardiões Mirins do Oceano, fomentando o conhecimento sobre o oceano para o público infantil e conectando as crianças de diferentes cidades e países em torno deste objetivo.

Guardiões Mirins dos Oceanos
Aida na faculdade, a oceanógrafa Caroline começou a planejar a Rede de Guardiões Mirins dos Oceanos. Foto: Divulgação | IMMC

A equipe que trabalha no projeto é formada por duas oceanógrafas, um geólogo, uma bióloga, uma jornalista e uma especialista em projetos. A escolha por conscientizar e engajar crianças e jovens mostra um plano de longo prazo, dando para as próximas gerações a oportunidade de cuidar melhor dos oceanos.

Guardiões mirins do Oceano

Transformar as crianças em guardiões da costa, seja por meio de ações na praia, seja pela conversa com a família é uma ideia que Caroline teve quando ainda estava na faculdade de oceanografia e sentia a necessidade de compartilhar um pouco do conhecimento aprendido na academia para a garotada, de forma que pudessem conhecer sobre o ambiente onde viviam e despertasse nelas a vontade de preservá-lo.

“Este programa começou como uma ideia lá na faculdade e hoje é uma metodologia pioneira certificada com tecnologia social e que já está sendo replicada fora do estado de Santa Catarina”, explicou Carol.

O trabalho envolve escolas da região, ações em empresas, eventos e ações na beira da praia. Hoje o IMMC já tem replicadores de sua metodologia, certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil em 2017, o que lhe permitiu disseminar em outros lugares o mesmo programa socioeducativo. 

Guardiões Mirins dos Oceanos
Foto: Divulgação | IMCC

Em 2019, o instituto realizou a capacitação da primeira turma de educadores com a Tecnologia Social IMMC no município de Ubatuba, São Paulo. Em 2022, a metodologia começou a ser replicada na rede municipal de Florianópolis, capital de Santa Catarina.  

E a metodologia atravessou o Atlântico! Por meio de uma parceria com o programa Escola Azul, do Ministério do Mar de Portugal, desde 2021, as escolas portuguesas fazem parte dos centros de formação da Rede de Guardiões Mirins do Oceano para a Europa.

“Neste ano em que completamos a primeira década do programa de monitoramento junto às escolas, criamos um selo para ressaltar a importância da educação na formação de cidadãos mais conscientes e pró-ativos, pois acreditamos que as crianças são os agentes de transformação na nossa sociedade. Lançar este selo no Dia Mundial da Educação foi muito significativo”, comentou Caroline.

Retomada das atividades presenciais

Além da satisfação de ver a sua ideia sendo ampliada, a gestora está particularmente animada com a volta das atividades presenciais no Instituto, interrompidas pela Pandemia. Em 2022, um termo de fomento assinado com a Prefeitura de Garopaba, possibilitou a retomada do programa Monitoramento Mirim Costeiro em 100% da rede municipal de educação, abrangendo as 12 Escolas Municipais.

Guardiões Mirins dos Oceanos
Foto: Divulgação | IMMC
Com o objetivo de reaplicar sua Tecnologia Social no maior número de cidades litorâneas possíveis, o IMMC está desenvolvendo estratégias educativas para disseminar a cultura oceânica, oferecendo cursos online sobre o Oceano para crianças e para educadores que tenham interesse em se tornar reaplicadores da Tecnologia Social do Monitoramento Mirim Costeiro em sua unidade escolar e/ou comunidade.

Para conhecer detalhes dessa Tecnologia Social acesse: https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/monitoramento-mirim-costeiro

Acesse essa matéria completa em: https://ciclovivo.com.br/inovacao/inspiracao/ong-trabalha-para-formar-rede-de-guardioes-mirins-dos-oceanos/

Saiba mais no site www.monitoramentomirimcosteiro.com.br.


Comentários

Fale Conosco