Acontece entre os dias 4 a 6 de junho, em Brasília, a 5ª CNCTI | Blog | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Acontece entre os dias 4 a 6 de junho, em Brasília, a 5ª CNCTI

26 de fevereiro de 2024
por Plataforma Transforma!

Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido", acontece entre os dias 4 a 6 de junho, em Brasília, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI). Depois de 14 anos da última edição, a conferência vai reunir novamente sugestões da sociedade para elaborar a Estratégia Nacional de CT&I para os próximos 10 anos.

A 5ª CNCTI pretende mobilizar e abrir um grande espaço para o diálogo, e envolver diferentes atores da sociedade, como representantes das instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas, a sociedade civil, setor empresarial, comunidade acadêmica, organizações não governamentais, associações e entidades de classe, assim como do governo.

Como forma de enriquecer essa construção e debate entre as diversas áreas de conhecimento, serão realizadas Conferências Livres preparatórias, a fim de, contribuir para a disseminação do conhecimento, bem como, tratar de temas relacionados à CT&I, visando a oferecer contribuições valiosas e promover um ambiente colaborativo para o avanço da Ciência, Tecnologia e Inovação como fator propulsor do desenvolvimento econômico, social, sustentável e justo do país.

Para tal fim, os debates deverão ser norteados pelos eixos estruturantes da Estratégia Nacional de CT&I - ENCTI, e suas respectivas diretrizes, quais sejam:

         I.        Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de CT&I – SNCTI;

       II.        Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas;

     III.        Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e

    IV.        Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.

Nos dias 28 e 29 de fevereiro ocorrerá em Brasília a Conferência Livre de Tecnologia Social, Economia Solidária e Tecnologia Assistiva de maneira que convidamos todas as pessoas para participar da Conferência.