A Tecnologia Social Sisteminha, faz 21 anos ajudando famílias de agricultores. | Blog | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

A Tecnologia Social Sisteminha, faz 21 anos ajudando famílias de agricultores.

17 de maio de 2023
por Redação Nordeste Rural

O Sisteminha permite que famílias de baixa renda possam se alimentar com o que é produzido localmente, por meio de estruturas simples montadas com recursos disponíveis no lugar. A produção excedente pode ser partilhada com vizinhos ou mesmo comercializada. Ela ganha agora uma versão para auxiliar as famílias a gerar renda por meio do empreendedorismo comunitário, o Sisteminha Comunidades.

Desenvolvido em parceria entre Embrapa, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), o Sisteminha é empregado em 14 estados brasileiros e 8 países africanos: Gana, Uganda, Etiópia, Camarões, Tanzânia, Angola, Senegal e Moçambique e está sendo levado a países da América do Sul.

No estado do Maranhão, está presente nas comunidades familiares mais carentes, abaixo da linha da pobreza e em insegurança alimentar, como as pertencentes aos Territórios dos Cocais e Baixo Parnaíba maranhenses.

Atualmente, além de contribuir para a segurança alimentar e nutricional da família, quando instalado com ênfase na comunidade, a produção é incrementada para atender ao mercado local, podendo se tornar modelo de empreendedorismo e desenvolvimento comunitário. Esse processo de escalonamento da produção do Sisteminha está sendo conduzido pela Embrapa Cocais (MA), em algumas comunidades do Maranhão e Piauí, com resultados promissores. O Maranhão adotou a tecnologia em projetos de desenvolvimento social em comunidades indígenas, quilombolas e áreas periféricas (leia aqui).




O Sisteminha é uma Tecnologia Social apropriada para produzir alimentos em pequenos espaços em áreas urbanas e rurais para atender às necessidades nutricionais de uma família de quatro a cinco pessoas, de acordo com as recomendações nutricionais da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em um quintal de tamanho entre 100 e 1,5 mil metros quadrados, o Sisteminha expressa toda sua versatilidade, sendo possível a produção de peixes, ovos e carne de galinhas e codornas, suínos, porquinhos-da-índia, grãos, legumes, frutas, hortaliças, húmus de minhoca e composto orgânico, entre outros. Além de garantir a alimentação básica às famílias, possibilita também a geração de renda, por meio da comercialização do excedente da produção.

Quem estiver interessado em implementar um Sisteminha no seu quintal, existe um Curso on line que está disponível na plataforma de ensino à distância da Embrapa. O curso 'Sisteminha - Gerenciamento de Projetos', é voltado, preferencialmente, a agentes municipais e estaduais, professores e interessados na tecnologia. A capacitação é gratuita e tem duração de 30 horas. Inscrições e mais informações estão disponíveis no Espaço Virtual de Aprendizagem da Embrapa.

Para conhecer detalhes dessa iniciativa e outras, acesse nossa Rede de Tecnologias Sociais - Transforma! e a Tecnologia Social Sisteminha Integrado Alternativo para Produção de Alimentos.

  

Comentários

Fale Conosco